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Preenchimento do anexo F do IRS para quarto arrendado

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Olá a todos,

Comprei um apartamento há uns anos e estou a pagar o crédito à habitação.

Uma vez que tenho um quarto a mais, decidi arrendar o quarto.

Vou fazer contrato de arrendamento e pretendo emitir recibos.

Pelo que pesquisei, é necessário, na altura de fazer o IRS preencher o Anexo F.

Deverei preencher o quadro 4?

Ao analisar o anexo não vejo maneira de diferenciar o arrendamento de um quarto do arrendamento de um apartamento inteiro.

Não deveria ser necessário fazer essa diferenciação? Para efeitos de isenção de IMI, por exemplo, pois continuo a morar lá. Ou poderão surgir problemas com o crédito à habitação pois o contrato é de habitação própria.

Desde já o muito obrigado aos vossos esclarecimentos.

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Não há diferença.

Relativamente ao IMI perdes a isenção - o apartamento deixa de ser apenas para habitação própria e passa a ser também para fazer negócio. A isenção é só para o caso de o apartamento se destinar apenas a habitação própria e permanente.

Quanto ao empréstimo, em teoria sim, poderia haver motivos para uma revisão do contrato. Mas não sei de casos em que isso tenha acontecido. Até porque a maior parte das pessoas nem sequer se lembra de informar o banco...

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