RCosta85

Viagens e taxas

11 publicações neste tópico

Bom dia,

Talvez me possam ajudar.

Em princípio em Janeiro irei a Londres, e como é óbvio, irei precisar de Libras. Pela vossa experiência e/ou conhecimento, qual a melhor maneira para adquirir libras?

É ir ao nosso banco e pedir libras, ir a uma casa de câmbios, ou levantar no próprio país nos ATM's?

Pois sei que cada banco apresenta as suas taxas de câmbio mais as suas taxas, as casas de câmbio também e já me disseram que a última opção que referi é a que tem menores taxas.

O que recomendam?

Obrigado e um abraço. ;D

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pessoalmente, a opção que prefiro até é a de pagar o que puder com o cartão de crédito - escuso de andar a contar dinheiro que não conheço.

Para as pequenas despesas (quem é que vai pagar um café com cartão de crédito?) ou para os casos em que é mesmo preciso dinheiro, costumo ir para os ATMs. Mesmo aí, o melhor é fazer uma estimativa de quanto se vai precisar e levantar logo uma quantia razoável (por oposição a levantar antes de cada vez que se vai gastar dinheiro) - é que há pelo menos uma taxa que é por cada movimento, independentemente do montante...

A alternativa são as casa de câmbio lá - se comprares cá fica-te potencialmente mais caro (o preço de compra de moeda estrangeira é mais caro que o de venda; podem é as comissões ser diferentes das de cá). Nunca fiz essa comparação (mesmo que fossem mais baratas que os ATM - que não sei se são - não me importo de pagar um pouco pelo conforto de não ter de andar à procura de uma). Regra geral as dos aeroportos e pontos de entrada são as que praticam as comissões mais caras... mas deve ser fácil fazer uma pesquisa online (por exemplo, por foreign exchange london) e ver se encontras bons negócios...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ao usar cartões em ATMs são praticadas comissões de no mínimo 2.7% (depende do emissor de cartão). Para levantamentos acresce-se uma comissão fixa (oscila entre os 3-4€). O câmbio utilizado é muito próximo do preço de referência.

Por comparação as casas de câmbio não cobram comissões explicitamente, mas o spread (diferença entre o preço de referência e o preço de compra/venda) é também da ordem de alguns pontos percentuais. Penso que geralmente são superiores aos 2.7%, pelo que o cartão é mais vantajoso, mas convém fazer as contas.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado a ambos, vou ver se falo também com pessoal que lá está a ver o que aconselham :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Estive a ver no preçário, e se bem entendi (pois realmente é uma confusão de info), visto que o Cartão de Débito funciona lá fora como Visa(crédito) da para levanta e cobram uma taxa de 3,33% + 1,50€ por cada levantamento.

Vou perguntar ao banco como é ao balcão, se compensa.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

De que banco estamos a falar?

Neste caso, Montepio.

Tive a ver também no BIC onde tenho um DP mas as taxas aí cobradas são maiores.

Será que numa agência de câmbios fica mais barato? Compensa mais levar euros e trocar nos UK por libras? Ou levantar sempre nos atm's lá?

Obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Neste caso, Montepio.

Tive a ver também no BIC onde tenho um DP mas as taxas aí cobradas são maiores.

Será que numa agência de câmbios fica mais barato? Compensa mais levar euros e trocar nos UK por libras? Ou levantar sempre nos atm's lá?

Obrigado

Se usarmos como exemplo a unicâmbio (das poucas que tem as cotações online), o preço de compra de 1 libra é 0.8125€. O preço de referência é de 0.7862€. Logo o spread nesta casa ronda os 3.3%.

Outras casas poderão levar outros spreads, mas duvido que se arranje muito melhor que isto.

Em relação ao preçário do Montepio, surpreendeu-me muito pela positiva. É até agora o banco que encontrei que menos comissões leva para levantamentos em libras no Reino Unido. Segundo o preçário, levantamentos com o cartão de débito custam 1.7% + 1.5€.

É o primeiro banco que vejo que separa levantamentos em moeda estrangeira no espaço europeu e no resto do mundo. A grande maioria dos bancos permite levantar sem comissões em € na zona euro, mas se o pagamento for em moeda estrangeira, são logo 2.7% + x€, independentemente do país. Só o Montepio distingue entre levantamentos em moeda estrangeira na zona euro (1.7% + 1.5€), das do resto do mundo (2.7% + 2.5€).

Para além disso, todos os pagamentos feitos nas lojas têm também a mesma taxa de 1.7%, ao invés dos 2.7% do resto do mundo. Quase de certeza que a solução mais económica é mesmo usando o cartão do Montepio.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se usarmos como exemplo a unicâmbio (das poucas que tem as cotações online), o preço de compra de 1 libra é 0.8125€. O preço de referência é de 0.7862€. Logo o spread nesta casa ronda os 3.3%.

Outras casas poderão levar outros spreads, mas duvido que se arranje muito melhor que isto.

Em relação ao preçário do Montepio, surpreendeu-me muito pela positiva. É até agora o banco que encontrei que menos comissões leva para levantamentos em libras no Reino Unido. Segundo o preçário, levantamentos com o cartão de débito custam 1.7% + 1.5€.

É o primeiro banco que vejo que separa levantamentos em moeda estrangeira no espaço europeu e no resto do mundo. A grande maioria dos bancos permite levantar sem comissões em € na zona euro, mas se o pagamento for em moeda estrangeira, são logo 2.7% + x€, independentemente do país. Só o Montepio distingue entre levantamentos em moeda estrangeira na zona euro (1.7% + 1.5€), das do resto do mundo (2.7% + 2.5€).

Para além disso, todos os pagamentos feitos nas lojas têm também a mesma taxa de 1.7%, ao invés dos 2.7% do resto do mundo. Quase de certeza que a solução mais económica é mesmo usando o cartão do Montepio.

Muito agradecido por essa informação.

Referiu 1,7 e 2.7, mas eu encontrei no preçário foi " taxa de 3,33% + 1,50€ por cada levantamento".

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Referiu 1,7 e 2.7, mas eu encontrei no preçário foi " taxa de 3,33% + 1,50€ por cada levantamento".
Que tipo de cartão é?

Se for um cartão de débito é como o ruicarlov referiu; se for um cartão de crédito é que são os 3,33%, por ser uma operação de "cash advance".

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Que tipo de cartão é?

Se for um cartão de débito é como o ruicarlov referiu; se for um cartão de crédito é que são os 3,33%, por ser uma operação de "cash advance".

Sim é de débito, e à pouco ligaram-me do CHAVE 24 a esclarecer isso mesmo da mensagem que mandei, confirma-se. Sendo assim penso que ficará mais vantajoso chegar ao aeroporto em inglaterra e levantar num ATM libras do que levar já daqui.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor