tiagopt

Análise Semanal - BCP

3 publicações neste tópico

Quando faço uma análise semanal, gosto de reler o que havia escrito na última análise feita à empresa em causa . Dá-me oportunidade de aprender com os erros, aperfeiçoar as análises e, claro, ver se o que disse há algum tempo ainda faz sentido hoje.

Ao reler as análises passadas ao BCP, tive novamente a sensação de que a análise técnica é um caminho que não deve ser desprezado. Quanto mais a utilizo, mais penso que é um instrumento fiável e completo, indispensável na tomada de decisões de investimento.

Claro que há excepções, mas o facto de as empresas "tecnicamente correctas" seguirem comportamentos expectáveis não pode deixar de me surpreender.

O BCP mantém-se previsível, tecnicamente bem comportado. Não há grandes novidades no longo prazo, mantém-se a negociar num canal descendente válido. Tem desenvolvido sucessivos lower-highs (setas vermelhas) e lower-lows (setas verdes). Sinal claro de que o bear mode se mantém e que os sinais de inversão estão longe de aparecer.

Nos últimos meses, por duas vezes pareceu querer criar suporte e inverter a tendência de queda. A mais flagrante foi junto ao suporte dos 1,12€, quando pareceu estar a desenvolver um round bottom.

Lembro-me de ter contado na altura que alguns amigos (pessoais, não virtuais) meus entraram "porque estava barata". Felizmente consegui-os convencer a sair na quebra do suporte. A perda foi mínima, se a compararmos com os 50% possíveis que se lhe sucederam em poucos meses.

Depois de ter atingido um mínimo perto dos 68 cêntimos, iniciou uma recuperação efusiva que fez novamente acreditar na inversão definitiva. Quando recomeçou a escorregar, veio a teoria do duplo fundo. Era uma possibilidade, mas depressa foi desfeita. As cotações passaram pelo suporte como uma faca quente na manteiga.

Não poderia pedir melhor comprovativo de que as coisas estão feias para o BCP. Quando a passagem pelo mínimo histórico não deixa a mais pequena réstia de esperança, só podemos esperar mais quedas. A sombra da vela do dia 24 foi quase tocar à base do canal, e a forte reacção por parte dos compradores demonstra que podemos ter atingido nesse dia um mínimo relativo. Eu não o assinalei no gráfico como tal, pois num bear market os toques devem ser mais sólidos na base do canal. Como neste caso ficou um ligeiro espaço por preencher, é muito possível que tenhamos novo lower-low antes de mais uma tentativa de assalto ao topo do canal.

De qualquer forma, mesmo as entradas junto à base do canal são de um risco tremendo. Especialmente num título ligado à banca, onde um novo escândalo pode surgir de onde menos se espera, atirando as cotações para o abismo.

Para mim, entradas longas só serão viáveis depois de o topo do canal ser quebrado de forma válida. Sim, daqui aos 80 cêntimos (actual topo do canal) é um longo caminho de subida não aproveitada. Mas a cada dia que passa esse valor fica mais baixo, aumentando a margem de ganho potencial. Aguardemos, a paciência há-de ser recompensada...

Disclaimer

Este comentário é uma opinião pessoal, não deve ser confundido com uma recomendação de compra ou venda. As compras e vendas são da responsabilidade do investidor, bem como os lucros ou perdas resultantes.

0

Partilhar esta publicação


Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Existe alguma razão para o gráfico desaparecer após a colocação? ::)

0

Partilhar esta publicação


Link para a publicação
Partilhar noutros sites

estou a pensar comprar açoes do BCP,o que acha e eu sou novato nestas lides ! decidi ha uma semana comprar cçoes, agradecia a opiniao.

0

Partilhar esta publicação


Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead