Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
Visitante ceu alves

Trabalhador indenpente

2 publicações neste tópico

Boa tarde,

neste momento sou trabalhadora por conta outrem, e surgiu uma oportunidade de ganhar dinheiro extra, em principio so iria ganhar 200 euros por ano. è pouco mas para mim é um dinheiro extra.Mas a empresa queria q eu passase a factura ( é so uma entidade).

Qual a melhor solução? è de me colectar das finanças como regime simplificado??

Se sim, tenho que pagar os impostos ao final do ano certo? e qual vai ser a taxa?

Obrigada pela atenção

Céu Alves

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se é uma coisa para acontecer uma vez por ano, podes passar um ato isolado - só que aí, em princípio, terás de cobrar IVA, para além do preço do serviço (depende da atividade - algo que terás de esclarecer com a empresa). Depois entregas o IVA nas Finanças até ao mês seguinte.

A outra hipótese é, como estavas a dizer, abrires atividade no regime simplificado. Enquanto for só uma entidade a quem passas os recibos, podes até optar pela regras de tributação da categoria A (com montantes tão baixos, à partida compensa).

A desvantagem desta opção é que "estoiras" com o ano de isenção de descontos para a Segurança Social que normalmente se tem quando se abre atividade. À partida não te afeta no imediato, porque já estás a descontar por conta de outrem e ficarás isenta de descontas pela atividade independente; mas se um dia decidires deixar o trabalho por conta de outrem para te dedicar por inteiro à tua atividade por conta própria, já não terás esse ano de folga...

Em qualquer dos casos os rendimentos estarão sujeitos a IRS. Deves declará-los no anexo B da declaração de IRS (2ª fase) e só nessa altura, em função do resto dos teus rendimentos, é que será apurada a taxa a aplicar. Mas podes assumir que serão taxados à taxa do teu escalão habitual (quando muito uma parte pode ser taxada à taxa do escalão seguinte, se estiveres mesmo no limite).

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0