TCVS

Pagar IRS e IMI de falecido?

4 publicações neste tópico

Boa tarde a todos.

O meu avô faleceu este mês, a minha avó já não é viva, e só tinham a minha mãe como filha. Nós vivemos na casa dos meus avós ha uns anos para cuidar deles, mas a nossa morada fiscal ainda não é a desta morada, apesar de ha dois meses não termos outra casa ainda não mudamos a morada. Quando a minha avó faleceu não fizemos habilitação de herdeiros. Eles só tem a casa e o carro.

Tenho algumas dúvidas de como tenho de proceder para tratar das coisas, e dos valores a pagar, entre eles, se tenho de pagar o IRS do meu avô que estava a pagar em 6 prestações, e o IMI da casa até ao fim do mês.

Ainda não fui as finanças declarar o óbito.

Tenho de pagar estes valores? Há forma de não os ter de pagar? (A reforma do meu avô é que sustentava a casa, pois a minha mãe não trabalha e o meu pai tem um ordenado baixo).

Tendo de pagar, será que conseguirei pagar repartido por mais meses, para não pagar cerca de 360€ por mês?

Ou pior, como a minha mãe herda a casa e carro, temos de pagar logo o total de uma só vez, que ja estava repartido em 6meses?

Ja agora, a minha mãe vai ter de dar ao estado, uma parte do valor da casa e do carro?

E o IRS do ano que vem como deverá ser feito? A minha mãe vive em uniao de facto com o meu pai, está incluída na declaração de irs dele apesar de agora não declarar nada pois não tem rendimentos. Vai incluir o meu avô nessa declaração e os recibos de saúde dele? Faz a declaração do meu avô à parte como sempre foi feita? E se for calculado que terá de pagar novamente IRS, ela terá de pagar esse valor tb às finanças?

Obrigada e desculpem tantas duvidas

Cmps

Tânia Santos

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Antes de mais devem atualizar a morada fiscal o quanto antes. Sob pena de alguma eventual notificação das Finanças se perder por ir para a morada antiga.

Se ele estava a pagar o imposto em prestações, essas continuam a ter de ser pagas. Isso compete ao cabeça de casal (à partida a tua mãe, enquanto única herdeira). O IMI também continua a ter de ser pago.

Se houver impostos a pagar sobre os rendimentos deste ano, terão de ser pagos também. Quase certo é que o cabeça de casal no próximo ano tem de meter a declaração de IRS referente a este ano. Entrega a declaração em nome do falecido e assina enquanto gestor dos rendimentos.

Relativamente a pagar em prestações só as Finanças podem responder. Mas os acordos que já existiam, em princípio mantêm-se.

Como as heranças de ascendentes, cônjuges e descendentes não pagam imposto de selo a tua mãe terá a vida facilitada. Mas há taxas a pagar. Deve entregar o modelo do imposto de selo com a relação dos bens até 3 meses depois do óbito, mas convinha tratar disso o quanto antes.

Continuará a ter de pagar o IMI enquanto nova proprietária.

Se tiveram uma funerária a tratar das coisas, peçam-lhes algum apoio, eles costumam ajudar nessas questões de declarações e assim.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Desde já agradeço as suas respostas.

Vou amanha às finanças para tentar saber como poderei fazer com os pagamentos, visto que não temos capacidade financeira para pagar os 300 e tal euros por mês até fevereiro, esse valor teria de ser reduzido e pago em mais meses.

Até porque já vi que a habilitação de herdeiros tb tem de ser feita e são mais uns 150€, e não sei quanto custará para mudar o nome do proprietário da casa e do carro. Mais o IMI este mês 200 e tal e mais o funeral...São muitas despesas, para quem vive com dificuldades.

Mais uma vez obrigada

Cumprimentos

Tânia Santos

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor