to

Dúvida IRS Continente/Açores

12 publicações neste tópico

Boa tarde.

É a minha primeira mensagem neste fórum. Obrigado desde já pela ajuda que certamente me darão.

Enquadrando a questão:

1. Entre janeiro e abril de 2014 trabalhei no continente, para uma entidade lá sedeada.

2. No resto do ano a minha entidade patronal localiza-se nos Açores, tendo eu mudado a minha morada que consta no cartão de cidadão para cá.

Questão: quando for preencher a declaração de IRS, só posso selecionar uma residência fiscal. Assim sendo, presumo que devo selecionar aquela na qual passei mais tempo (neste caso Açores). Está correto?

Obrigado.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se a sua residência fiscal é nos Açores é isso que deverá colocar, independentemente do local onde foram auferidos os rendimentos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

No entanto, julgo que tem de ter residência fiscal nos Açores há pelo menos 181 dias.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado pela resposta Ninocas.

Quando for a altura de preencher o IRS relativo a 2014 vou estar com residência fiscal no continente (o trabalho nos Açores será apenas de abril a dezembro)

Em 2014 terei duas residências fiscais: janeiro a março: no continente e abril a dezembro: açores.

Como a maior parte do ano tive residência fiscal nos Açores, presumo que seja essa a justificação para selecionar Açores.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado pela resposta Ninocas.

Quando for a altura de preencher o IRS relativo a 2014 vou estar com residência fiscal no continente (o trabalho nos Açores será apenas de abril a dezembro)

Em 2014 terei duas residências fiscais: janeiro a março: no continente e abril a dezembro: açores.

Como a maior parte do ano tive residência fiscal nos Açores, presumo que seja essa a justificação para selecionar Açores.

2 Residências fiscais? Como é isso? Só podes ter uma...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

[quote author=Hmmmm link=topic=11277.msg105109#msg105109

2 Residências fiscais? Como é isso? Só podes ter uma...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pois, não são 181, mas sim 183 dias.

Não se esqueça também de comunicar ao seu banco que tem residência fiscal nos Açores, sobretudo se tiver depósitos a prazo.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pois, não são 181, mas sim 183 dias.

Não se esqueça também de comunicar ao seu banco que tem residência fiscal nos Açores, sobretudo se tiver depósitos a prazo.

Não fiz essa comunicação ao banco no qual tenho depósito a prazo...

Existe alguma vantagem?

Obrigado desde já.

Cps

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Os juros dos depósitos a prazo são alvo de uma retenção na fonte de 28%. Nos Açores, fruto do regime fiscal mais favorável, a retenção é de 22,4%.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Os juros dos depósitos a prazo são alvo de uma retenção na fonte de 28%. Nos Açores, fruto do regime fiscal mais favorável, a retenção é de 22,4%.

Bom dia,

Desconhecia, mas obrigado pela informação. Vou falar com o banco para mudar a morada fiscal e ainda vou buscar uns trocos  :D

Cps,

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead