Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
lisoska

fazer o irs sozinha ou como dependente dos pais?

4 publicações neste tópico

Olá a todos,

Parabéns pelo forum muito útil.

Gostava de ter aqui algumas opiniões vossas, estou um pouco indecisa se deva fazer o IRS sozinha ou com os meus pais, sendo que este é o ultimo ano que posso fazer com eles, tenho 25 anos e sou trabalhadora-estudante.

Os rendimentos do meu part-time foram de 2200 euros (+ -), o que é pouquíssimo, por isso posso ser considerada dependente e entrar no irs com os meus pais. Nesta situação, 2 questões:

os juros do empréstimo da minha casa, em meu nome entram? Mais despesas de condomínio, seguro de vida associado ao empréstimo? E já agora, o pagamento da escola de condução também??

Por outro lado, fazendo o IRS sozinha, tenho 1180 euros de despesas em educação, 400 euros de saúde mais a compra de um computador, o empréstimo, etc. Eu vou receber IRS de acordo com aquilo que recebi e descontei para a segurança social (que não compensa nada) ou isso não interessa?

Possivelmente farei com os meus pais, até porque eles não têm muitas despesas, mas fazendo sozinha podia ganhar uma bolsa de estudo, o que me ajudava muito...

Postas estas questões, aguardo que tenham a amabilidade de me responder, é que eu não percebo nada disto...  ::)

Obrigada e cumprimentos

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Qual é a tua morada fiscal? A dos teus pais ou a da casa que está em teu nome? Só se for a mesma dos teus pais é que podes sequer considerar meter o IRS em conjunto.

Os juros do empréstimo e o seguro de vida podes meter no IRS. Aliás, o banco já te deve ter enviado uma carta com indicação dos valores para esse efeito. As despesas de condomínio e a escola de condução é que não (as primeiras poderias se tivesses a casa arrendada).

Se fizeste retenção na fonte, com esses baixos rendimentos e tanta despesa vais receber de volta todo o dinheiro que o Estado reteve. O dinheiro para a SS lá fica. Se não fizeste retenção na fonte não tens nada a receber.

Se quiseres podes simular as duas situações (entrega em conjunto ou separado) e ver qual das duas fica mais vantajosa. Mas se queres ir atrás da bolsa não te esqueças de entrar também com isso em conta para a diferença...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá

Os juros do empréstimo e o seguro de vida podes meter no IRS. Aliás, o banco já te deve ter enviado uma carta com indicação dos valores para esse efeito. As despesas de condomínio e a escola de condução é que não (as primeiras poderias se tivesses a casa arrendada).

atenção: penso que o que o campo 731 do anexo h (espero nao estar enganada) diz mesmo para "juros e amortizações para casa própria e permanente", logo não sei se entrará se tiver como dependente.

Eu vou receber IRS de acordo com aquilo que recebi e descontei para a segurança social

Atenção: só poderás receber caso tenhas feito retenção de IRS, o que descontaste para a segurança social nao recebes de volta.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigada,

começo a entrar na mecânica da coisa... Também estive a ler o guia irs da proteste.

As moradas fiscais são diferentes, mudei a minha morada para gozar da isenção do IMI.

Por outro lado, nos meus recebidos de vencimento não vem lá retenção na fonte, só descontei para a segurança social.

Estou a ficar deprimida com estas burocracias.

Solução será meter as minhas despesas de saúde no irs dos meus pais, e computador e despesas escolares. Porque para todos os efeitos sou dependente deles, por ter rendimentos baixissimos e aliás, usufrui da ADSE até dezembro 2008.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0