Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
lisoska

fazer o irs sozinha ou como dependente dos pais?

4 publicações neste tópico

Olá a todos,

Parabéns pelo forum muito útil.

Gostava de ter aqui algumas opiniões vossas, estou um pouco indecisa se deva fazer o IRS sozinha ou com os meus pais, sendo que este é o ultimo ano que posso fazer com eles, tenho 25 anos e sou trabalhadora-estudante.

Os rendimentos do meu part-time foram de 2200 euros (+ -), o que é pouquíssimo, por isso posso ser considerada dependente e entrar no irs com os meus pais. Nesta situação, 2 questões:

os juros do empréstimo da minha casa, em meu nome entram? Mais despesas de condomínio, seguro de vida associado ao empréstimo? E já agora, o pagamento da escola de condução também??

Por outro lado, fazendo o IRS sozinha, tenho 1180 euros de despesas em educação, 400 euros de saúde mais a compra de um computador, o empréstimo, etc. Eu vou receber IRS de acordo com aquilo que recebi e descontei para a segurança social (que não compensa nada) ou isso não interessa?

Possivelmente farei com os meus pais, até porque eles não têm muitas despesas, mas fazendo sozinha podia ganhar uma bolsa de estudo, o que me ajudava muito...

Postas estas questões, aguardo que tenham a amabilidade de me responder, é que eu não percebo nada disto...  ::)

Obrigada e cumprimentos

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Qual é a tua morada fiscal? A dos teus pais ou a da casa que está em teu nome? Só se for a mesma dos teus pais é que podes sequer considerar meter o IRS em conjunto.

Os juros do empréstimo e o seguro de vida podes meter no IRS. Aliás, o banco já te deve ter enviado uma carta com indicação dos valores para esse efeito. As despesas de condomínio e a escola de condução é que não (as primeiras poderias se tivesses a casa arrendada).