fpalhinhas

Reforma adquirida na Suíça

5 publicações neste tópico

Boa tarde!

Venho por este meio adquirir uma informação respeitante ao IRS.

Vim para a Suíça em 1987 onde me tenho mantido mas,como fui reformado por invalidez,estou a pensar regressar ao meu cantinho(Portugal).

Pergunta:ao regressar definitivamente,terei que pagar o IRS em Portugal?

Desde já,o meu muito obrigado pelo esclarecimento.

F.Palhinhas

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Voltando a ser residente em Portugal pagas os impostos cá, naturalmente. O que não quer dizer que não possas ter de os pagar também na Suíça, depende da lei daí...

Pode valer a pena ler o Código do IRS, sobretudo os artigos 11º, 15º-18º e 53º-54º: http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/informacao_fiscal/codigos_tributarios/irs/index_irs.htm

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Voltando a ser residente em Portugal,óbvio que não vou pagar impostos aqui,dou baixa dos documentos neste país,não posso preencher os impostos.Vou averiguar por aqui,qual a melhor solução.Obgds pela rápida resposta.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não tendo sido residente fiscal em Portugal em qualquer dos últimos 5 anos, ao regressar a Portugal poderá apelar ao regime dos residentes não habituais, nos termos do qual beneficiará, durante 10 anos, de um regime fiscal especial.

http://info.portaldasfinancas.gov.pt/NR/rdonlyres/83762009-3DC2-47FC-ABBE-35EFE35E8865/0/IRS_RNH_PT.pdf

Nos termos do regime, as pensões que auferir poderão não ser tributadas em Portugal. No entanto, importa primeiro analisar a natureza da pensão que aufere (se qualifica como rendimento do trabalho dependente, pensão, ou outro tipo de rendimento) e, em função, avaliar qual o tratamento fiscal na Suíça, tendo em vista o seu correcto enquadramento em Portugal, no âmbito do regime dos residentes não habituais.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obgds Taxpert pela resposta.Desde 1987 que pago os impostos aqui,como trabalhador dependente,portanto,pensão adquirida baseada nos anos que aqui trabalhei.Vou ler atentamente sobre a matéria do link adicionado.

Cumpts

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead