Andalm

Liquidar Crédito Habitação

25 publicações neste tópico

Bom dia!

Com um crédito Habitação no BCP, valor de 85.000€, teve inicio em 2008, termina em 2054, indexado à euribor a 3 meses, valor indexante 0,205%, spread 0,500%, TAN 0,705%...

Com capital para o liquidar, acham que o devo fazer?

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia!

Com um crédito Habitação no BCP, valor de 85.000€, teve inicio em 2008, termina em 2054, indexado à euribor a 3 meses, valor indexante 0,205%, spread 0,500%, TAN 0,705%...

Com esses dados creio que a sua prestação mensal andará na casa dos 180€ (não será porque não disponibilizou o valor da prestação inicial)...

A este valor é necessário somar a comissão de processamento e seguros...

Qual a taxa que lhe oferecem pelo capital que tem disponível?

Se amortizar, este ano, 35000€ a prestação diminui cerca de 70€ bem como o valor do prémio relativo ao seguro de vida. Fica com 50000€ que pode aplicar num DP promocional.

Suponha que aplica os 35000€ num DP com tanb de 2,5%. Os juros líquidos ao fim de um ano são de 630€.

Se optar por amortizar 35000€ no capital em dívida poupa, em termos de prestações mensais, cerca de 890€ ao fim de um ano (deixa de pagar este valor ao banco)!...

Se não lhe faz falta o capital e as taxas, garantidas (em termos de capital), que lhe oferecem não ultrapassam os 2-3% então livre-se da dívida amortizando o crédito!...

Após essa situação, pode sempre constituir nova poupança!...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Com esses dados creio que a sua prestação mensal andará na casa dos 180€ (não será porque não disponibilizou o valor da prestação inicial)...

A este valor é necessário somar a comissão de processamento e seguros...

Qual a taxa que lhe oferecem pelo capital que tem disponível?

Se amortizar, este ano, 35000€ a prestação diminui cerca de 70€ bem como o valor do prémio relativo ao seguro de vida. Fica com 50000€ que pode aplicar num DP promocional.

Suponha que aplica os 35000€ num DP com tanb de 2,5%. Os juros líquidos ao fim de um ano são de 630€.

Se optar por amortizar 35000€ no capital em dívida poupa, em termos de prestações mensais, cerca de 890€ ao fim de um ano (deixa de pagar este valor ao banco)!...

Se não lhe faz falta o capital e as taxas, garantidas (em termos de capital), que lhe oferecem não ultrapassam os 2-3% então livre-se da dívida amortizando o crédito!...

Após essa situação, pode sempre constituir nova poupança!...

O valor inicial rondava os 94000€, pago em média, 250€/mês, com as comissões, seguros ( inclui seguro protecção salário)....

Posso de alguma maneira negociar com o banco?

Faltou dizer que o capital, é emprestado pela minha irmã, que mais tarde algum montante passa a herança....

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O valor inicial rondava os 94000€, pago em média, 250€/mês, com as comissões, seguros ( inclui seguro protecção salário)....

Posso de alguma maneira negociar com o banco?

Percebi que tinha contraido o CH pelo valor de 85000€... Seja como for, a ideia que apresentei mantem-se!

Se tem disponivel o valor do capital em divida, pode questionar o "gestor" responsável pelo seu CH sobre a alternativa que lhe pode oferecer em termos de taxa de juro em detrimento da amortização do CH. Se for acima daquele intervalo que referi, amortize parte do capital em divida (se deixar o valor exato da divida e o valor atual da prestação, posso calcular o valor da prestação seguinte...) afim de diminuir os gastos totais com a prestação mensal do CH. Invista o capital restante no produto (com taxa e capital garantido) que lhe propuserem. Caso contrário, não vejo porque não se livrar da divida!...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

...

Faltou dizer que o capital, é emprestado pela minha irmã, que mais tarde algum montante passa a herança....

Portanto, o capital não lhe deve fazer falta... Ela pediu-lhe algo em troca, para além do capital relativo à futura herança?

Se o capital está a render e ela o vai levantar para o ajudar, provavelmente deve esperar receber os juros (da herança)!...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Portanto, o capital não lhe deve fazer falta... Ela pediu-lhe algo em troca, para além do capital relativo à futura herança?

Se o capital está a render e ela o vai levantar para o ajudar, provavelmente deve esperar receber os juros (da herança)!...

Não o vai levantar, pk são dinheiros de negócios, de momento não rendem nada...

óbvio que quero amortizar a ela, até a herança ficar defenida, se receber 60000€, só tenho de lhe pagar a diferença ( 60000€ será ela que me terá que dar, por ficar com a casa dos meus pais), dai a pensar em pagar na totalidade ao bcp, para não ficar com 2 prestações...

81.811,03 = capital em divida

195.30€ = Prestação Mensal

1,75€ = comissão processamento

22,34€ + 17,31€ + 12,66€ seguros

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

óbvio que quero amortizar a ela, até a herança ficar defenida, se receber 60000€, só tenho de lhe pagar a diferença, dai a pensar em pagar na totalidade ao bcp, para não ficar com 2 prestações...

Se amortizar 41811,03€ fica a dever 40000€ e a prestação reduz-se para 95,46€. Pagará 209,06€ (comissão de 0,5%) pela amortização e terá uma poupança relativa de 1197,74€ (juros que deixa de pagar ao banco).

Já se o banco lhe proporcionar um DP com TANB de 2,5%, receberá ao fim de um ano 752,60€ de juros liquidos.

Perante este cenários optaria por amortizar!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

óbvio que quero amortizar a ela, até a herança ficar defenida, se receber 60000€, só tenho de lhe pagar a diferença ( 60000€ será ela que me terá que dar, por ficar com a casa dos meus pais), dai a pensar em pagar na totalidade ao bcp, para não ficar com 2 prestações...

Se amortizar 61811,03€ fica a dever 20000€ e a prestação reduz-se para 47,74€. Pagará 309,06€ (comissão de 0,5%) pela amortização e terá uma poupança relativa de 1770,67€ (juros que deixa de pagar ao banco).

Já se o banco lhe proporcionar um DP com TANB de 2,5%, sobre este montante, receberá ao fim de um ano 1112,60€ de juros liquidos.

Perante este cenários continuaria a optar por amortizar!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Acha que devo colocar de parte a ideia de pagar na totalidade o crédito?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se amortizar 41811,03€ fica a dever 40000€ e a prestação reduz-se para 95,46€. Pagará 209,06€ (comissão de 0,5%) pela amortização e terá uma poupança relativa de 1197,74€ (juros que deixa de pagar ao banco).

Já se o banco lhe proporcionar um DP com TANB de 2,5%, receberá ao fim de um ano 752,60€ de juros liquidos.

Perante este cenários optaria por amortizar!

Se o banco lhe oferecer 3,0% (TANB), então já seria melhor aplicar o capital!...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Acha que devo colocar de parte a ideia de pagar na totalidade o crédito?

Não.

Primeiro deve negociar com o banco a taxa que lhe podem oferecer pelo capital que tem face à possibilidade de amortizar totalmente o CH.

Se a resposta estiver abaixo do intervalo de valores que já referi umas mensagens atrás, então amortize e livre-se da divida.

Se a resposta estiver acima, então aplique parte do capital e efetue uma amortização parcial substancial.

De referir ainda que para efetuar amortizações parciais deve avisar o banco com 7 dias de antecedência ou 10 dias se for efetuar amortização total!...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não.

Primeiro deve negociar com o banco a taxa que lhe podem oferecer pelo capital que tem face à possibilidade de amortizar totalmente o CH.

Se a resposta estiver abaixo do intervalo de valores que já referi umas mensagens atrás, então amortize e livre-se da divida.

Se a resposta estiver acima, então aplique parte do capital e efetue uma amortização parcial substancial.

De referir ainda que para efetuar amortizações parciais deve avisar o banco com 7 dias de antecedência ou 10 dias se for efetuar amortização total!...

O meu problema é que amortizar, fico na mesma a pagar uma prestação ao banco e ter de pagar à minha irmã( algo que não está defenido)......

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O meu problema é que amortizar, fico na mesma a pagar uma prestação ao banco e ter de pagar à minha irmã( algo que não está defenido)......

Mas ela empresta-lhe o capital que precisa e quer receber logo a diferença relativamente ao valor da herança?

Se a herança for de 70000€ e lhe pedir agora 62000€, ainda fica com margem para fazer face às despesas ou não?

Se não quer ficar com encargos, livre-se da divida e averigue as condições de empréstimo da sua irmã... ela quer começar a receber já uma prestação a titulo do excedente relativamente à herança ou espera até ficar definido o valor da herança?

Se ela espera, vá amealhando uma poupança todos os meses com esse fim!...

Leia com atenção as mensagens anteriores e reflita sobre o passo seguinte!...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Digamos que ela me adianta os 85000€, nada vai ficar defenido como pagar a ela, posso depois ter que receber dela 60000€, só terei que lhe pagar a diferença....

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Digamos que ela me adianta os 85000€, nada vai ficar defenido como pagar a ela, posso depois ter que receber dela 60000€, só terei que lhe pagar a diferença....

Se é assim então amortize totalmente o CH (deve avisar a entidade bancária com 10 dias de antecedência). Avise também a companhia de seguros, se esta não pertencer ao banco.

Desta forma deixa de pagar prestações relativas ao CH e ao seguro de vida. Deve continuar a pagar o seguro relativo ao imóvel. Não precisa de se manter na mesma seguradora. Se encontrar algo mais em conta e com boas coberturas, pode mudar no final do atual período de cobertura.

Assim que deixar de ter o compromisso com o CH, deve começar a efetuar uma poupança mensal por forma a ressarcir a sua irmã aquando das partilhas da herança. Embora ela não "exiga" nada agora, deve estabelecer um plano de pagamento por forma a acertar as contas com ela. Se ela o ajuda agora, um dia mais tarde ser ela a precisar!...

Exemplo: durante 5 anos coloca de lado 250-300€. No fim desse período tem 15000-20000€ e respectivos juros se for colocando as entregas a render. Nessa altura, até se pode dar o caso do acerto não ser tão grande e sempre tem ali um "pé de meia"...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se é assim então amortize totalmente o CH (deve avisar a entidade bancária com 10 dias de antecedência). Avise também a companhia de seguros, se esta não pertencer ao banco.

Desta forma deixa de pagar prestações relativas ao CH e ao seguro de vida. Deve continuar a pagar o seguro relativo ao imóvel. Não precisa de se manter na mesma seguradora. Se encontrar algo mais em conta e com boas coberturas, pode mudar no final do atual período de cobertura.

Assim que deixar de ter o compromisso com o CH, deve começar a efetuar uma poupança mensal por forma a ressarcir a sua irmã aquando das partilhas da herança. Embora ela não "exiga" nada agora, deve estabelecer um plano de pagamento por forma a acertar as contas com ela. Se ela o ajuda agora, um dia mais tarde ser ela a precisar!...

Exemplo: durante 5 anos coloca de lado 250-300€. No fim desse período tem 15000-20000€ e respectivos juros se for colocando as entregas a render. Nessa altura, até se pode dar o caso do acerto não ser tão grande e sempre tem ali um "pé de meia"...

Obrigado pela ajuda, quando tiver mais novidades informo.... ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Atenção à perda de liquidez!

Os seguros também não devem ser vistos como um custo, na minha opinião!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Atenção à perda de liquidez!

Os seguros também não devem ser vistos como um custo, na minha opinião!

Perda de liquidez?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sim, em caso de dúvida também deve ter em conta o facto de ficar descapitalizado! Imagine que lhe surge uma situação em que precisa de uma quantia relevante de dinheiro, ou um bom negocio... Se tiver de recorrer novamente à banca, dificilmente voltará a conseguir pagar(0,5%) tão pouco pelo dinheiro!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia!

Este TAN 0,705% é os juros que pago, o TANB?!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A TAN é a soma do spread com o indexante neste caso a Euribor!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

É possivel achar o TANB que pago ao banco?

Se ao me emprestar o dinheiro e quiser receber juros, o que tenho que ter em atenção para não me sair mais caro que o banco?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

É possivel achar o TANB que pago ao banco?

Se ao me emprestar o dinheiro e quiser receber juros, o que tenho que ter em atenção para não me sair mais caro que o banco?

Creio que deve estar a confundir siglas/termos...

A TAN, como já foi indicado resulta da soma da euribor com o spread.

A TANB é a Taxa Anual Nominal Bruta que remunera as aplicações financeiras efectuadas.

Pode comparar e estimar se vale a pena amortizar parcialmente no crédito à habitação se considerar o prazo de um ano.

Como a TANB também se aplica a aplicações com outros prazos temporais (3, 6, 12, 24,...), mesmo que as taxas "oferecidas" pelos depósitos sejam bastantes apelativas (acima de 3%), se não comparar para o mesmo prazo temporal então não conseguirá tomar uma decisão válida.

Já lhe apresentei anteriormente alguns resultados onde fica evidente a resposta à dúvida que, julgo ter percebido, apresenta agora. Mas se quiser dar dados concretos, quer em termos de investimento ou de eventual amortização, deixe-os aqui para se analisar a melhor opção.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Agradeço mais uma vez as suas explicações, e deixarei aqui quando tiver mais dados concretos, a minha dúvida agora é se a minha irmã quiser que lhe pague alguns juros pelo dinheiro, imaginemos que tenho que lhe pagar mensalmente pelo dinheiro e se só amortizar ao banco, fico com 2 empréstimos, dai a minha questão sobre o TANB ao banco...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Agradeço mais uma vez as suas explicações, e deixarei aqui quando tiver mais dados concretos, a minha dúvida agora é se a minha irmã quiser que lhe pague alguns juros pelo dinheiro, imaginemos que tenho que lhe pagar mensalmente pelo dinheiro e se só amortizar ao banco, fico com 2 empréstimos, dai a minha questão sobre o TANB ao banco...

Quando tiver valores/dados objetivos, mesmo que não seja para avançar, ai será possível verificar o que pretende!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead