tfreire

Dúvida Isenção IMI

8 publicações neste tópico

Bom dia a todos!

Comprei uma casa recentemente e surgiu-me uma dúvida relacionada com o IMI.

Posso fazer a entrega do pedido de isenção do IMI através da internet (habitação própria permanente), correcto?

Quando comprámos a casa, tivemos de contrair um empréstimo e em todos os documentos ficou o meu nome e o da minha esposa, sendo assim, no pedido de isenção do IMI, no campo referente aos titulares do imóvel, devo indicar que sou único titular ou incluir a minha esposa nessa campo?

Espero que me possam dar uma ajuda.

Desde já muito obrigado.

Cumprimentos

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se a casa está em nome dos dois peçam a isenção em nome dos dois. Senão um vai ter de pagar IMI pela sua metade...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Então, a minha esposa deve fazer também o pedido de isenção, ou devo colocar o nif dela no campo dos titulares?

É que li isto na ajuda:

É o único titular do prédio?

No caso do prédio estar apenas em nome do contribuinte que está a fazer o pedido de isenção, ou for um bem comum do casal, deverá ser assinalada a opção SIM.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

e cada pessoa só tem direito a 2 isenções na vida, se não mudaram a lei recentemente

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Estive também a ver a caderneta perdial online (no portal das finanças) e no campo dos titulares, apenas aparece o meu nome, está correcto ou deveria estar também o nome da minha esposa?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Então, a minha esposa deve fazer também o pedido de isenção, ou devo colocar o nif dela no campo dos titulares?

É que li isto na ajuda:

Estive também a ver a caderneta perdial online (no portal das finanças) e no campo dos titulares, apenas aparece o meu nome, está correcto ou deveria estar também o nome da minha esposa?

O imóvel é teu ou é dos dois? Vai na volta, dependendo do regime de casamento, até se pode dar o caso de ser dos dois mesmo que esteja só em teu nome.

Talvez o melhor fosse perguntares diretamente às Finanças? Eles estão mais por dentro da tua situação concreta e dar-te-ão uma resposta mais certa - usa o e-balcão, é mais prático...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Muito obrigado pelas respostas.

O imóvel é dos dois, pelo menos, na escritura está o nome dos dois.

Será por estarmos casados com comunhão de adquiridos que aparece apenas o meu nome?

Vou aproveitar a tua sugestão e colocar a questão também no e-balcão.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde,

Pedi isenção em Abril deste ano, no meu caso fi-lo via internet e coloquei o NIF da minha namorada (não somos casados e o empréstimo está no nome dos dois) no campo dos titulares.

Comigo correu bem dessa forma e já recebemos a carta informando que estamos isentos. (Uma carta para cada um de nós).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead