VLL

Remuneração em atraso, o que fazer?

6 publicações neste tópico

Bom dia,

No início de Julho terminei um trabalho para uma empresa promotora de eventos. Enviei o recibo verde, como solicitado, e na altura disseram-me que demoravam cerca de 60 dias a pagar.

Concordei e fiquei a aguardar. Passados os 60 dias e sem receber nada contactei a empresa que me disse que tinha existido um atraso e que precisaria de mais 2 semanas. Mais uma vez esperei e nada. Voltei a contactar e agora a resposta é que não sabem quando podem pagar.

Gostava de saber como posso proceder para os obrigar a pagar uma vez que já passou em muito o prazo dos 60 dias, mas não tenho nenhum contrato de trabalho pois em trabalhos de promoção isso não existe.

Queria começar por enviar-lhes uma carta registada dando-lhes um prazo para o pagamento, caso contrário recorro a instâncias superiores. A questão é, existe algum artigo da lei do trabalho que eu possa invocar a meu favor?

Que me aconselham?

Obrigada

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ao enviares o recibo, estás a dizer que recebeste o pagamento...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O Código do Trabalho não é aplicável aqui - não és funcionário da empresa.

Há algum registo dessas condições? (um mail ou algo do género) Isso poderia servir como base de prova para o incumprimento deles.

Envia a tal carta ou um mail, referindo os vários prazos que já foram negociados e dando o prazo final para pagamento antes de seguires para instâncias superiores. Diz também que se não te pagarem no prazo indicado, anulas o recibo (com a consequência de não o poderem depois usar para deduzir custos do lado deles) e que, nesse caso, só voltas a emitir novo recibo DEPOIS do pagamento efetuado por a empresa ter quebrado a relação de confiança que julgavas ter e que esteve na base de aceitares enviar o recibo antes do pagamento efetuado.

Entretanto tenta procurar algum serviço de mediação de conflitos na tua zona onde possas levar o caso - sai mais barato que ir para tribunal.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Muito obrigada pelos esclarecimentos.

Tenho um email com a ordem de compra que eles enviaram para eu emitir o recibo verde e tenho um email que enviei após os 60 dias e no qual dizem que o pagamento sofreu atraso e que tencionavam pagar nas 2 semanas seguintes, coisa que não fizeram. Tenho também o email com o recibo verde que enviei.

O recibo já foi passado em Julho, não o poderão já ter usado para essa dedução de custos que refere? Se eu anular o recibo eles não poderão fugir ao pagamento uma vez que nesse caso nem sequer têm um recibo verde como obrigação de me pagarem?

Peço desculpa por colocar tantas questões mas estou mesmo perdida, tal coisa nunca me aconteceu. Já passei anteriormente recibos, a outras entidades, mas recebi sempre o pagamento no prazo estipulado.

Obrigada

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O recibo já foi passado em Julho, não o poderão já ter usado para essa dedução de custos que refere?

Se já deduziram terão de corrigir. As finanças informam-nos por mail ou carta de que o recibo foi anulado, portanto eles sabem que terão de corrigir anteriores declarações.

Se eu anular o recibo eles não poderão fugir ao pagamento uma vez que nesse caso nem sequer têm um recibo verde como obrigação de me pagarem?

Eles não estão já a fugir ao pagamento?  ::)

O recibo é comprovativo de pagamento, não da obrigação de pagar. Tu em boa fé aceitaste passá-lo antes. Eles deviam de corresponder a essa boa fé, não concordas?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mais uma vez muito obrigada pela sua ajuda.

Não tinha conhecimento dessa questão do recibo verde, estou habituada a passa-lo antes e por isso pensava que tinha mesmo de o passar para só depois receber.

Sendo assim vou seguir o seu conselho e enviar uma carta á entidade avisando que se não proceder ao pagamento até dia x vou anular o recibo e recorrer a instâncias superiores.

Obrigada

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor