pamp

IRS 1 titular ou 2 titulares?

4 publicações neste tópico

Boa dia,

Tenho uma dúvida que desde já agradeço a quem me puder ajudar.

Atualmente vivo com a minha namorada e sou trabalhador dependente.

Desconto como não casado, zero dependentes.

A minha namorada está desempregada.

Se nos casarmos, seria vantajoso informar a empresa e passar a descontar como trabalhador dependente, casado, um titular? Pelas tabelas de IRS vejo que o desconto desce consideravelmente, mas a minha dúvida é, e no final do ano, quando for feito o acerto, continua a compensar? O desconto é feito sobre o rendimento total do agregado familiar?

Alguém me pode indicar um bom simulador para calcular ambos os cenários?

Muito obrigado,

Luís

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O desconto é feito sobre o salário individual.

Podes usar o simulador doportal das finanças para comparar os dois cenários. Ou então um dos simuladores que foram publicados aqui no fórum...

De qualquer forma, este ano já não fará grande diferença, porque o ano está quase no fim. Quanto aos próximos anos, as regras estão em vias de mudar, talvez valha a pena fazer essas simulações mais para o fim do ano, quando as novas regras do IRS estiverem já definidas. (no entanto, tipicamente o simulador do portal das finanças só é atualizado quando abre o prazo para submeter as declarações de IRS).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado pelos esclarecimentos.

Luís

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Esqueci-me de responder a uma das perguntas - se compensa ou não.

Na verdade é indiferente. O que descontas a menos durante o ano pagas a mais (ou recebes a menos) ao submeter a declaração de IRS. Não sais prejudicado.

A principal diferença é que ficais com um rendimento mensal ligieramente maior. Mas depois podeis gostar menos se isso se refletir num reembolso menor ou mesmo num montante elevado a pagar. Mas feitas as contas, o total pago em impostos é o mesmo nos dois cenários.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead