Filipa.Agostinho

recebimento de divida em penhora de salário tem de declarar em IRS?

4 publicações neste tópico

boa noite,

tenho um familiar que me deve uma quantia de dinheiro muito grande, estou a pensar contactar um advogado para penhorar o vencimento da pessoa em questão para reaver o dinheiro em divida. o valor que me vai ser pago todos os meses tem de ser declarado ás finanças no IRS? como se processa esta situação em termos de finanças? vou ser prejudicada se pedir a penhora do vencimento para reaver o valor em divida?

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

As finanças cobram impostos sobre o rendimento. Reembolso de empréstimos não é rendimento (tens algum documento que prove o empréstimo? para evitar .

A menos que haja juros envolvidos. Aí serás tributada sobre os juros, como normalmente...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia,

não tenho documentos com o valor total da divida, é dinheiro que tenho vindo a emprestar desde 2009, e agora estou a queres reavê-lo.

o montante total já vai em 25.000€.

ao penhorar parte do seu vencimento, esse valor que vou receber por mês, não é considerado um rendimento, certo?

estou a pensar falar com um advogado para dar andamento ao processo de penhora, quero ter a certeza antes de gastar dinheiro com advogado se a penhora será uma boa solução pois tenho receio de as finanças "caírem" em cima de mim com pagamentos de impostos pelo valor que recebo por mês a mais além do meu vencimento, mas que se trata da penhora para recuperar o dinheiro que emprestei.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tens pelo menos algum registo da transferência desse dinheiro? Diria que vais precisar disso para conseguir levar a penhora adiante - nenhum tribunal vai concordar em penhorar seja o que for se não conseguires provar que há uma dívida. Certamente o advogado te ajudará a esclarecer isso...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor