Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
Daniela

Despesas de Saúde

6 publicações neste tópico

Bom dia,

Gostava de tirar uma dúvida em relação às Despesas de Saúde, eu estou a fazer acupuntura, e gostava de saber se os recibos dessas sessões, podem entrar como despesas de saúde 5%, como as outras consultas.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom,

Daniela

O conceito de saúde é extremamente equívoco, daí a dificuldade de concretizar o que sejam as despesas dedutíveis a este título. A própria administração fiscal reconhece que, em certos casos, tem de se admitir a análise casuística de cada situação.

Assim, do meu ponto de vista e atendendo aos ofícios que têm saído, no sentido de clarificarem o que é susceptível de ser considerado "despesa de saúde", neste caso, em concreto, julgo que poderás meter essas sessões, desde que haja prescrição por receita médica, o que parece um pouco difícil de conseguires, pois, a acupunctura, ainda é tida como uma medicina alternativa.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde Girassol,

Obrigada pelo esclarecimento!

Vou então falar com o meu médico para ver o que é que ele me diz!

Obrigada mais uma vez!  :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pede ao teu médico que te passe uma declaração a aconselhar a acupunctura.

Já tive uma situação assim e metia as despesas com a acupunctura, nas despesas de saúde.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Em relação á saúde é possivel incluir no IRS as despesas de saúde de alguem que não está incluido no IRS, como por exemplo um filho maior de 25. Pois no preeenchimento do Campo 801 refere que :"Deve indicar o valor das despesas de saúde, na parte que não foi objecto de comparticipação, efectuadas com a aquisição de bens e serviços isentos de IVA ou sujeitos à taxa reduzida de 6%, dos sujeitos passivos e seus dependentes, dos ascendentes e colaterais até ao 3.º grau , (...)"

Esses ascendentes e colaterais até ao 3.º grau são pessoas que não estão no IRS?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Em relação á saúde é possivel incluir no IRS as despesas de saúde de alguem que não está incluido no IRS, como por exemplo um filho maior de 25. Pois no preeenchimento do Campo 801 refere que :"Deve indicar o valor das despesas de saúde, na parte que não foi objecto de comparticipação, efectuadas com a aquisição de bens e serviços isentos de IVA ou sujeitos à taxa reduzida de 6%, dos sujeitos passivos e seus dependentes, dos ascendentes e colaterais até ao 3.º grau , (...)"

E continua o artigo, dizendo: "...desde que não possuam rendimentos superiores ao salário mínimo nacional mais elevado e com aquele vivam em economia comum". Só para confirmar ;)

Julgo, no entanto, que um filho com mais de 26 anos não encaixa em nenhuma destas categorias pois não é dependente (uma vez que tem mais de 26 anos) nem ascendente nem tão pouco colateral.

Esses ascendentes e colaterais até ao 3.º grau são pessoas que não estão no IRS?

Todas as despesas deduzidas têm que dizer respeito a pessoas que constem na declaração.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0