mfgsantos

Principiante

5 publicações neste tópico

Olá a todos.

Posso dizer que acordei para a vida em materia de poupanças e investimentos, e recentemente comecei a fazer algumas pesquisas e a ler alguma coisa em matéria do que sao os produtos bancarios de investimento.

O meu conhecimento até aqui limitava-se a Contas Poupança e PPRs.

Apesar de já trabalhar há uns anitos e nos ultimos anos tive salários que permitiriam poupar alguma coisita, nãoo fiz, tive total falta de cultura de poupança e investimento, e nos ultimos desses ultimos anos entao, mesmo que quizesse teria sido impossivel para mim poupar fosse o que fosse. Entretanto, saí de Portugal, e comecei finalmente a conseguir juntar alguma coisa.

E agora ? Estou a começar tarde e preciso dum plano. Há algum sitio, pessoas, consultores, que possa ajudar a traçar um plano de poupança/investimentos ?

Obrigado.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu começava por delinear alguns objectivos: Quanto é que queres ter, daqui a quanto tempo e para quê. Depois com isso em mente, quanto é que consegues poupar por mês.

Para que te possamos ajudar aqui, precisas de indicar qual é o prazo: curto, médio ou longo?

Depois define o teu perfil, ou qual a tua posição quanto ao risco. Estás disposto a ver o teu dinheiro investido "flutuar" com o objectivo de a médio / longo prazo crescer um pouco mais? Ou queres ter tudo sempre seguro e garantido, tendo consciência que o crescimento não vai ser tão grande?

Há algum produto de poupança / investimento que te tenha chamado a atenção? E há algum que à partida ponhas logo de parte?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá, obrigado pela resposta. Estava a ficar desiludido que muita gente viu o post e ninguem me tinha respondido nem com um "poupasses..." :)

O objectivo principal é ter um complemento de reforma, portanto 25/30anos

Diria que aceitaria ter uma parte das poupanças aplicados em produtos com risco mais alto e o resto em algo mais seguro. Portanto diria que o meu perfil é conservador/moderado.

Tenho conta no Novo Banco, e tenho la 2 produtos subscritos. Um PPR PROTECCAO GLOBAL e um PPR/E POUPANCA ACTIVA. Foram produtos que me foram vendidos hhá uns anitos, porque me "obrigaram" para me darem acesso a um credito que pedi na altura. Mas nao foi nada ponderado por mim, teve que ser, e nem sei qual a rentabilidade desses produtos. Estava a pensar fazer o resgate e aplicar em qualquer coisa que ao menos conhecesse. Esses 2 juntos valem 3,4K. Muito longe por exemplo do valor que preciso ter para nao me cobrarem taxas de manutençao de conta, portanto estao a chular-me. Como nao vivo em PT, nao tenho la salario, nem debitos portanto nao consigo isençao.

Andava a ponderar mudar a conta para a CGD... mas a CGD nao me parece interessante para investimentos n sei...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá, obrigado pela resposta. Estava a ficar desiludido que muita gente viu o post e ninguem me tinha respondido nem com um "poupasses..." :)

O objectivo principal é ter um complemento de reforma, portanto 25/30anos

Diria que aceitaria ter uma parte das poupanças aplicados em produtos com risco mais alto e o resto em algo mais seguro. Portanto diria que o meu perfil é conservador/moderado.

Tenho conta no Novo Banco, e tenho la 2 produtos subscritos. Um PPR PROTECCAO GLOBAL e um PPR/E POUPANCA ACTIVA. Foram produtos que me foram vendidos hhá uns anitos, porque me "obrigaram" para me darem acesso a um credito que pedi na altura. Mas nao foi nada ponderado por mim, teve que ser, e nem sei qual a rentabilidade desses produtos. Estava a pensar fazer o resgate e aplicar em qualquer coisa que ao menos conhecesse. Esses 2 juntos valem 3,4K. Muito longe por exemplo do valor que preciso ter para nao me cobrarem taxas de manutençao de conta, portanto estao a chular-me. Como nao vivo em PT, nao tenho la salario, nem debitos portanto nao consigo isençao.

Andava a ponderar mudar a conta para a CGD... mas a CGD nao me parece interessante para investimentos n sei...

Se não está contente com o seu banco, mude. E não se esqueça que também pode transferir os PPR para a nova entidade bancária que escolher.

Eu não lhe vou recomendar nenhum banco. O que lhe posso dizer é que fui cliente da CGD durante 15 anos e fechei a minha conta porque não via qualquer interesse nesse banco. Depósitos com taxas miseráveis, fraca qualidade no atendimento, comissões para tudo e mais alguma coisa, etc. etc. etc..

O senhor faça como entender. Eu tenho uma conta no Novo Banco por causa de um crédito da minha mulher (crédito contraído antes de nos conhecermos). Logo que o liquide, fecho essa conta no Novo Banco. A conta da CGD já a fechei. Mas entre um e outro (CGD e Novo Banco), acho que, mesmo assim, preferia o Novo Banco...

Em todo o caso, verifique também se os bancos online (Big, Best, Invest, Activobank) não lhe interessam. São muito mais baratos e têm melhores produtos.

Quanto aos investimentos, sugeria-lhe que perdesse uns bons dias e lê-se o tópico dos fundos de investimento, o tópico dos ETF e o tópico dos Certificados do Tesouro Poupança Mais/Certificados de Aforro.

E depois decida por si. Repare: o senhor, não nos conhecendo de lado nenhum, se encontrasse um de nós na rua, e nós lhe déssemos um conselho de investimento, dar-nos-ia alguma credibilidade? Não, pois, não? Então olhe que é o mesmo que se passa aqui. Aprenda por si, veja por si e tome o senhor as suas próprias decisões.

Aviso-o que nem toda a gente aqui tem opiniões desinteressadas. E que não há almoços grátis. Para bom entendedor...

Cumprimentos, 

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Viva atlas,

Obrigado pela sua resposta.

Nao sabia que era possivel transferir PPRs, boa informaçao obrigado.

É claro que eu nao estou a pedir que alguem tome decisoes por mim, estou simplesmente a pedir algumas dicas visto a minha grande inexperiencia nestas matérias, o objectivo é de facto aprender alguma coisa para poder tomar decisoes ponderadas. Quanto à CGD sim tenho andado a ver a tabela de depositos a prazo e afins e as taxas sao ridiculas, era so porque à partida vai ser o ultimo banco a falir enquanto o Novo Banco... sabes deus o que vai acontecer daqui pra frente.

Bem, vou continuar a explorar. Obrigado mais uma vez.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor