ee99161

Cálculo Mais-Valias acções

4 publicações neste tópico

Boas. Estava aqui a tentar resolver uma célula na minha folha de excel relativa ao ganho líquido com acções. Ora bem, não consigo chegar lá por causa dos valores negativos. Passo a explicar:

- Mais valia = Valor venda - Valor compra - Despesas (Comissão + Imposto de selo)

Até aqui tudo bem. Agora por causa dos impostos e cálculo final, não consigo. Vamos a valores mesmo:

- Mais valia (BCP) = (5000*0.0789) - (5000*0.0930) - (8.27-0.33) = -79.10

Agora para tirar os 28% de imposto disso, seria multiplicar -79.10*0.72 = -56.95

O mesmo fazendo para valores positivos, ou seja, o que nos interessa que é ganhar dinheiro na bolsa e não perder. Estas contas estão certas? A questão das comissões e afins são inseridas desta forma? É que para além de ter comissões de entrada (paguei isso para comprar as acções), não sei se também tem esse mesmo montante para resgatar. tenho de meter os mesmos valores outra vez?

Cumprimentos.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se não há mais valia não há imposto a pagar. Ou seja, devias validar primeiro se o valor é positivo e, só nesse caso, aplicar o cálculo do imposto.

Acresce que o imposto é calculado sobre o total da carteira. Ou seja, a menos valia numa ação pode abater à mais valia noutra. Por esse motivo deves calcular a mais valia global numa outra célula e só calcular o imposto a partir daí.

Por exemplo, se a acrescentar a essa tivesses uma outra ação - C - com uma mais valia de 100€, o imposto a pagar seria de ( 100 + (-79.10) ) * 28% = 5,85€

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ok, já entendi essa parte. Diz-me uma coisa, as comissões bancárias também entram e antes de impostos ou depois de impostos? Isto influencia bastante....

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ok, já entendi essa parte. Diz-me uma coisa, as comissões bancárias também entram e antes de impostos ou depois de impostos? Isto influencia bastante....

Só entram as despesas que aparece na declaração que o intermediário financeiro te envia (e que, salvo erro, correspondem às comissões de resgate). Estas são usadas para o cálculo da mais valia de cada título, segundo a fórmula que indicaste antes.
0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead