aerox_kid

Duvida sobre IRS músico

2 publicações neste tópico

Boa tarde companheiros, estou aqui numa grande dúvida..

Já estive colectado como músico há uns anos, entretanto fechei actividade e recentemente abri novamente.

Trabalho já para o estado fazendo os meus descontos normais, e agora como músico chegou a altura de passar uns recibos, a minha duvida é que a contabilista me disse para no IRS meter "sem retençao", mas já me disseram que assim era pior..

Afinal é melhor meter com retenção e a cada recibo vou fazendo o desconto ou meter mesmo sem a retenção?

O valor anual nao vai ultrapassar os 10.000€

Cumprimentos

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A retenção na fonte é um adiantamento por conta do irs do ano.

Agora as perguntas são: Vale a pena / é preferível adiantar um pouco por todos os recibos? Quanto é que vou adiantar (previsão)? Quanto é que vou pagar de irs final (previsão)?

Na minha opinião, o melhor é analisar a situação recorrendo a uma simulação.

Juntar os dados (rendimentos totais previsíveis, despesas,...) do agregado familiar e simular (simulador disponível no blog do Pedro Pais)... No final fica com uma ideia do irs que irá suportar...

Por exemplo, se as retenções na fonte feitas pelo trabalho dependente chegarem para o irs final, porquê estar a adiantar mais?!

Se não chegarem, talvez valha a pena ir adiantando aos poucos... custará menos do que tudo de uma vez no final.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor