Visitante luisdamasio

duvida entre vender ou manter imovel arrendado

3 publicações neste tópico

Boa tarde

Tenho uma questão a qual não tenho resposta:

Recebo de um imóvel arrendado cerca de 330,00 € mensais. Pago 37,00 € de condomínio e IMI anual no valor de 180,00 €. E ainda vou pagar 28% de IRS.

De um outro imóvel, tenho um empréstimo bancário a 25 anos no valor de 80.000,00 €, com um spread de 3,1% (Euribor a 3 meses), o que dá uma prestação mensal de 400,00 €.

Como surgiu a hipótese de vender o imóvel arrendado por 90.000,00 €, não sei se é melhor vender e liquidar o empréstimo, ou manter a situação tal como está.

Obrigado

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se queres uma resposta de um ponto de vista puramente matemático, parece-me preferível trocar uma receita anual de cerca de 2400€ por uma poupança de 4800€ (descontando as deduções no IRS, que devem ser de um valor bastante mais baixo) e, eventualmente, ainda acrescentar a mais valia da venda do imóvel.

Outras variáveis a ter em conta:

* será que daqui por uns anos se consegue vender o apartamento por mais ou menos do que agora?

* se se mantiver o apartamento e o inquilino se mudar, quão fácil é arranjar outro para manter o nível de rendimento?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde

Tenho uma questão a qual não tenho resposta:

Recebo de um imóvel arrendado cerca de 330,00 € mensais. Pago 37,00 € de condomínio e IMI anual no valor de 180,00 €. E ainda vou pagar 28% de IRS.

De um outro imóvel, tenho um empréstimo bancário a 25 anos no valor de 80.000,00 €, com um spread de 3,1% (Euribor a 3 meses), o que dá uma prestação mensal de 400,00 €.

Como surgiu a hipótese de vender o imóvel arrendado por 90.000,00 €, não sei se é melhor vender e liquidar o empréstimo, ou manter a situação tal como está.

Obrigado

Rende-lhe mais se vender, liquidar o crédito (no todo ou em parte) da habitação própria e permanente e colocar o remanescente a render.

Tal como foi dito anteriormente, não sabe se "amanhã" voltará a ter outra possibilidade de vender por esse valor ou no caso do inquilino sair, se virá a arranjar outro (e com a consequente necessidade de efetuar obras, e pagar as despesas fixas que referiu ou outras que surjam mais tarde)!...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor