MetalFatigue

Recibos Verdes para quem já tem trabalho depedente

2 publicações neste tópico

Bom dia,

Surgiu me a oportunidade de efetuar um trabalho extra, a recibos verdes, para além do trabalho como dependente e todos os seus descontos (SS, retenção, etc.) que já usufruo.

Tenho no entanto algumas dúvidas. O valor do trabalho extra não irá ultrapassar os 10 000€ ano, mas há quem diga que preciso pagar IVA trimestral outros dizem me que não, pois estou isento até 10k. Todos me dizem no entanto que não tenho de fazer retenção e SS pois já o faço com o trabalho dependente. Estarei realmente isento de IVA?

O trabalho que irei efetuar é um site de internet. Que código CAE mais se adequa? É apenas um prestador de serviço, ou é algo mais especifico? (são demasiados códigos...)

Desde já um obrigado.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Essa atividade está, à partida, sujeita a IVA. Mas se abrires atividade com uma expetativa de faturar menos de 10.000€ / ano (como já só faltam 3 meses até ao fim do ano, menos de 2.500€), então ficas efetivamente no regime de isenção de IVA.

Se nunca estiveste coletado vais perder o direito à isenção do primeiro ano - ficas efetivamente dispensado de fazer descontos por causa de já os fazeres pela atividade independente (assumindo que são trabalhos para duas entidades completamente distintas) mas o tal 1º ano de isenção vai começar a contar na mesma. Se daqui por uns anos, já sem atividade por conta de outrem, te quiseres coletar, começas logo a descontar.

Uma forma de o evitar poderia passar pelo preenchimento de um ato isolado - se resultar num único pagamento, e não prevês continuar a desempenhar essa atividade depois deste cliente. Mas aí já és mesmo obrigado a cobrar IVA...

Quanto aos códigos, que tal o 1332, do CIRS?

http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/informacao_fiscal/codigos_tributarios/irs/irs155.htm#AX1

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead