Ana383

Declaração de IRS e Crédito Habitação

4 publicações neste tópico

Olá,

Estou na seguinte situação e gostaria muito que me ajudassem a esclarecer algumas dúvidas importantes.

Sou Engª Informática de formação e trabalhei até 2012 como trabalhadora independente. No entanto em 2012 (por vários motivos) fiquei sem trabalho e encerrei a actividade nas finanças. Desde então continuo desempregada, vivo com o meu namorado e recebo ajuda dos meus pais que fazem transferências mensais (eles vivem fora de Portugal).

As minhas questões são:

·        Desde 2013 (visto que encerrei a minha actividade nas finanças em 2012) que não apresento IRS uma vez que não tenho nada a declarar. Estou correcta? Ou devia declarar com tudo a zero?

·        Visto que recebo na minha conta bancária uma quantia variável mensal de fora do país, deveria declarar nas finanças?

·        Eu e o meu namorado (trabalhador por conta de outrem efectivo, salário ~ 1200€ liquidos) pretendemos comprar casa através de empréstimo bancário. Eu não tenho IRS dos últimos 2 anos mas eu gostaria de, conjuntamente com o IRS dele, usar parte duma poupança que eu tenho (~ 70.000€) para darmos entrada na casa. É possível obtermos o crédito em nome dos 2? Que documentação teremos que entregar nos bancos?

Muito obrigada e espero que me possam ajudar.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
·        Desde 2013 (visto que encerrei a minha actividade nas finanças em 2012) que não apresento IRS uma vez que não tenho nada a declarar. Estou correcta? Ou devia declarar com tudo a zero?
Se não tens rendimentos, não há porque meter a declaração de IRS

·        Visto que recebo na minha conta bancária uma quantia variável mensal de fora do país, deveria declarar nas finanças?

Creio que não - doações entre pais e filhos estão isentas de imposto e não precisam ser declaradas. Acho que o facto de virem de fora do país não faz diferença.

·        Eu e o meu namorado (trabalhador por conta de outrem efectivo, salário ~ 1200€ liquidos) pretendemos comprar casa através de empréstimo bancário. Eu não tenho IRS dos últimos 2 anos mas eu gostaria de, conjuntamente com o IRS dele, usar parte duma poupança que eu tenho (~ 70.000€) para darmos entrada na casa. É possível obtermos o crédito em nome dos 2? Que documentação teremos que entregar nos bancos?

Possível é, mas o banco é que tem de dizer se aceita ou não um dos proponentes e quais as condições que impõem a cada um. Isto é uma pergunta a colocar ao banco...

Mas, por exemplo, se a casa valer 140.000€, tu entrares com metade e ele pedir emprestada a outra metade, faz sentido estares a endividar-te tu? Se um dia se separarem (pode acontecer) é mais fácil se as coisas estiverem só no nome dele.

Mas isso é uma análise que vocês têm que fazer os dois, em função de quão séria é a vossa relação e dos montantes envolvidos...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Muito obrigada pelos esclarecimentos e conselho sobre crédito habitação  ;)

Só mais algumas questões sobre isso:

Uma das opções que equacionamos é utilizarmos a poupança como garantia para o crédito  eventualmente pedir o montante total. É possível? Ajudará?

E se eu pretender comprar o imóvel sozinha? A minha principal dúvida é o facto de que normalmente os bancos pedem a declaração anual de IRS. Embora tenha como pagar as prestações (poupança para garantia e mesada) poderei precisar de um fiador? Os fiadores têm que ser nacionais?

Se calhar tais questões devam ser colocadas e esclarecidas apropriadamente aos bancos, mas se me puder também agradecia.

Obrigada.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

1. ... conselho sobre crédito habitação  ;)

Só mais algumas questões sobre isso:

2. Uma das opções que equacionamos é utilizarmos a poupança como garantia para o crédito  eventualmente pedir o montante total. É possível? Ajudará?

3. E se eu pretender comprar o imóvel sozinha? A minha principal dúvida é o facto de que normalmente os bancos pedem a declaração anual de IRS. Embora tenha como pagar as prestações (poupança para garantia e mesada) poderei precisar de um fiador? Os fiadores têm que ser nacionais?

Se calhar tais questões devam ser colocadas e esclarecidas apropriadamente aos bancos, mas se me puder também agradecia.

Obrigada.

1. Efetue uma escritura onde seja referido a % de cada um na compra desse eventual imóvel...

2. Está a colocar hipóteses sem qualquer nexo. Antes de mais, se quer adquirir um imóvel deve ponderar no imóvel em si por forma a saber se este se adequa às suas expectativas futuras... não só em termos familiares como também em termos profissionais. Imagine que encontra trabalho na sua área nas ilhas? Ou fora de portugal?

Um imóvel não se leva numa mala de cartão... nem se desfaz em três tempos...

Mas respondendo à dúvida, imagine que encontra o que procura por 50000€. Ainda acha que precisa de crédito?

3. Mas a sua primeira intervenção foi a de adquirir em conjunto!...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead