valterduarte

IRS idoso dependente

4 publicações neste tópico

olá a todos, gostaria que me esclarecessem de uma situação.

A minha avó todos os anos faz IRS, entretanto este ano adoeceu e está dependente da minha mãe para tudo que lhe faz comida, troca fraldas etc etc. No IRS a fazer em Maio de 2014, a minha mãe poderá apresentar os dados com a minha avó? e o que é necessário fazer? ir às finanças alterar algo ou simplesmente quando fizer o irs em vez de ser no nome da minha avó, ser no da minha mãe, e colocar a minha avó como dependete?

Obrigado a todos que possam ajudar

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Como dependente não, porque esses são só os filhos, enteados, adotados ou tutelados.

Mas na declaração de IRS há um outro quadro para indicar os ascendentes que vivam com o titular.

Depois pode ser deduzida à coleta uma determinada importância desde que se verifiquem as condições do artigo 79º: http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/informacao_fiscal/codigos_tributarios/irs/irs83.htm

Outra despesa que é dedutível à coleta são os encargos com lares, caso algum dia queiram optar por essa via...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado pela resposta :)

no caso de centro de dia, também deve estar incluído em lares?

A minha mãe de momento está desempregada e sem subsídio, vivendo apenas da reforma da minha avó, tendo em conta que está a cuidar dela, logo o irs terá de ser em nome da minha mãe com rendimento a 0€, correcto?

Obrigado.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
no caso de centro de dia, também deve estar incluído em lares?
O que o CIRS diz a esse respeito é o seguinte:
São dedutíveis à colecta 25% dos encargos com apoio domiciliário, lares e instituições de apoio à terceira idade relativos aos sujeitos passivos, bem como dos encargos com lares e residências autónomas para pessoas com deficiência, seus dependentes, ascendentes e colaterais até ao 3.º grau que não possuam rendimentos superiores à retribuição mínima mensal, com o limite de 85 % do valor do IAS.

A minha mãe de momento está desempregada e sem subsídio, vivendo apenas da reforma da minha avó, tendo em conta que está a cuidar dela, logo o irs terá de ser em nome da minha mãe com rendimento a 0€, correcto?
Isso já é mais complicado - se não há rendimentos não há coleta, logo não há onde deduzir as despesas. Aliás, se não há rendimentos nem vale a pena meter a declaração.

Se a reforma da tua avó for superior ao limite que dá direito a dispensa de apresentação da declaração da IRS. então nesse caso é a tua avó que tem de meter a declaração de IRS (ou a tua mãe em nome da tua avó) e aí já poderá deduzir as suas próprias despesas...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead