Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
Visitante luisfilipe

Censos 2011 - Notificação Finanças

9 publicações neste tópico

Recebi uma notificação das finanças, da declaração IRS modelo 3 de 2011!

Eu era estudante na altura, e o unico trabalho que fiz foi nos censos. Na altura tinham-me dito que quem não estava colectado não tinha problemas com IRS pois criar um "recibo branco"

Contudo, nunca cheguei a entregar nada nas finanças pois pensei que estava tudo resolvido.

Recebi hoje a notificação, passado 2 anos e meio.

O que devo fazer? O que tenho de preencher?

Obrigado

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Recibo branco, salvo erro, é a indicação que se dá ao Ato Isolado.

Se passaste um recibo desse tipo, devias ter entregue o IVA até ao mês seguinte (se estivesse sujeito a IVA, não sei se é o caso). Em 2012 devias ter entregue a declaração de IRS com esse rendimento.

Eventualmente, se não fizeste mesmo nada, estão-te agora a pedir o recibo que devias ter passado nessa altura.

A comunicação que recebeste diz exatamente o quê?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Na altura estudava... e por ignorância não fiz nada.

Trabalhei nos Censos 2011, recebi o valor mais tarde. Mas nunca fiz IRS, tinham me dito que nao precisava estar colectado, que existia um recibo proprio, chamado Recibo branco para esta situação.

Ontem, recebo uma notificação onde indicava.

"Face ao disposto no artigo 57º do codigo do IRS, esta v. exa obrigado À apresentacao da declaração de rendimentos Modelo 3. Não constando na base dados a sua entrega, deve regularizar a situação entregando a declaração em 30 dias (...)

(...)

a declaração poderá ser entregue via Internet (...) "serviços-entregar-declarações-IRS"

(...)

Caso não proceda à entrega da declaração no prazo, proceder-se-á à liquidaçã nos termos (...)

salvo se fizer prova da sua entrega ou de que não se encontra obrigado à sua apresentação, facto que poderá comunicar através do site do Portal das finanças "Serviços-Consultar-Declarações-IRS-Consultar-Divergências"

(ou responder ao questionario que vem na notificação)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
O que devo fazer? O que tenho de preencher?

Acabaste de responder à tua pergunta ao transcrever a carta:

"Face ao disposto no artigo 57º do codigo do IRS, esta v. exa obrigado À apresentacao da declaração de rendimentos Modelo 3. Não constando na base dados a sua entrega, deve regularizar a situação entregando a declaração em 30 dias (...)

(...)

a declaração poderá ser entregue via Internet (...) "serviços-entregar-declarações-IRS"

salvo se fizer prova da sua entrega ou de que não se encontra obrigado à sua apresentação, facto que poderá comunicar através do site do Portal das finanças "Serviços-Consultar-Declarações-IRS-Consultar-Divergências"

(ou responder ao questionario que vem na notificação)

O que ali não diz é que vais ter uma multa a pagar por entregar a declaração fora do prazo. Eventualmente mais vale ir a uma repartição de Finanças e tratar logo de tudo...
0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A minha pergunta é... sendo estudante, tenho de declarar os gastos tidos nesse ano?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A minha pergunta é... sendo estudante, tenho de declarar os gastos tidos nesse ano?

Nunca se tem de declarar as despesas - o que serve para abater ao imposto a pagar raramente é obrigatório :P

Mas se o fizeres irás pagar menos imposto, sim. Não te esqueças que deves ter os comprovativos de todos os valores que incluires na declaração.

Já agora: nesse ano figuraste como dependente na declaração dos teus pais? Em caso afirmativo, das duas uma:

* se ganhaste mais do que o salário mínimo nacional (duvido) tens de meter uma declaração em teu nome e corrigir a declaração dos teus pais também (que vão ver o imposto a pagar agravado por não terem um dependente)

* se ganhaste menos então pode ser uma questão de corrigir a declaração dos teus pais para incluir este rendimento.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado pela ajuda dada!

Recebi cerca de 1000€ em trabalhos nos censos, durante 3 meses.

Os meus pais não fazem IRS cá, eles estão fora. Vivo com avós, mas nunca me incluiram para efeitos de IRS

Penso que terei apenas de enviar, como independente.

Eu tenho as facturas todas da faculdade

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Já agora, sendo o meu 1º ano que recebi "salário" não estou isento de fazer IRS?

Ou IRS faço sempre.... e a insenção é apenas de impostos?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Já agora, sendo o meu 1º ano que recebi "salário" não estou isento de fazer IRS?

Ou IRS faço sempre.... e a insenção é apenas de impostos?

E o que é o IRS senão um imposto? ;)

Não, não estás isento de meter a declaração de IRS por ser o primeiro ano. As condições para dispensa da declaração de IRS estão previstas no Código respetivo:

Artigo 58.º

Dispensa de apresentação de declaração

Ficam dispensados de apresentar a declaração a que se refere o artigo anterior os sujeitos passivos que, no ano a que o imposto respeita, apenas tenham auferido, isolada ou cumulativamente:

a) Rendimentos tributados pelas taxas previstas no artigo 71.º e não optem, quando legalmente permitido, pelo seu englobamento;

B) Rendimentos de pensões pagas por regimes obrigatórios de protecção social, de montante inferior ao da dedução específica estabelecida no n.º 1 do artigo 53.º

c) Rendimentos do trabalho dependente de montante inferior ao da dedução específica estabelecida na alínea a) do n.º 1 do artigo 25.º.

A alínea a) diz respeito a taxas liberatórias - não é o teu caso.

A alínea B) diz respeito a pensões - também não é o teu caso.

A alínea c) diz respeito a trabalho dependente - e creio que no teu caso se tratou de trabalho independente

Como o teu rendimento não encaixa em nenhuma destas categorias, devias tê-lo declarado.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0