PSI

Trabalho online para uma empresa sediada nos EUA

4 publicações neste tópico

Boa noite,

Espero que alguém aqui me possa dar algumas dicas.

Há meio ano comecei a trabalhar online para uma empresa sediada nos EUA. Mas primeiro tive que pedir ao Fisco americano uma Tax ID (foi uma condição que a empresa me colocou para me pagarem).

Também fiz um pedido de informação à empresa se eu teria de pagar impostos ao Fisco americano. Não recebi grande resposta deles, apenas que não se podiam pronunciar sobre os impostos de cada um dos seus trabalhadores, visto que estes estavam espalhados por todo o mundo e cada país tinha as suas leis fiscais.

Atenção, eu não quero ir para já ao Fisco português, porque essa gente não é séria. Não informam, desinformam. Só sabem criar impostos em cima de impostos. Não quero andar aqui a estafar-me e esta gente vir sacar-me metade do dinheiro para depois distribuir por essa malta corrupta.

Quanto é que me vai taxar as Finanças portuguesas? E não poderia pagar o imposto nos EUA se for mais baixo lá?

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Muito provavelmente vais ter de pagar imposto dos dois lados...

Lá, porque foi lá que te pagaram e fizeram retenção na fonte (eventualmente podes-te informar, junto de alguém que perceba do sistema fiscal americano, se é possível rever o imposto pago por não seres residente).

Cá, enquanto residente, és tributado pelos rendimentos obtidos no estrangeiro também - deves incluí-los na declaração de IRS (juntamente com o imposto pago lá, de forma a evitar a dupla tributação). Agora, como os nossos impostos são mais altos que os americanos, o mais provável é que depois ainda te seja cobrada a diferença...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá Paulo,

Posso mesmo ser tributado duplamente? Já li noutro dia, não sei se foi aqui, que as pessoas hoje em dia mais valiam estar quietas e paradas. Quem tem iniciativa ainda é castigado neste país. Então já paguei imposto num país e depois também tenho que pagar noutro pelo mesmo trabalho executado?

Começo seriamente a pensar em emigrar. Alguém sabe de um país da União Europeia que tenha um acordo com os Estados Unidos em questões de impostos?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Posso mesmo ser tributado duplamente? Já li noutro dia, não sei se foi aqui, que as pessoas hoje em dia mais valiam estar quietas e paradas. Quem tem iniciativa ainda é castigado neste país. Então já paguei imposto num país e depois também tenho que pagar noutro pelo mesmo trabalho executado?

Isso é uma situação mais ou menos normal. Tipicamente os impostos são pagos no país onde se reside, isso não há grande volta a dar - e faz sentido, tendo em conta que os impostos são usados para suportar os serviços que a pessoa usa como o serviço nacional de saúde ou a manutenção das estradas, por exemplo (exceção notória são os EUA que cobram impostos aos seus cidadãos, independente de lá morarem ou não).

Para além disso, vários países têm sistemas de retenção na fonte que cobram impostos mesmo a quem trabalha de fora - é uma forma de garantir que parte do imposto do trabalho não se perde para o estrangeiro e que não vai tudo a fugir para morar em paraísos fiscais, por exemplo.

O que normalmente acontece é que os países levam em conta o imposto que é pago no outro lado. Por exemplo, há muitos cidadãos americanos a morar na Alemanha que têm que meter a declaração de rendimentos nos EUA (pelo simples facto de serem cidadãos daquele país) mas que depois acabam por não pagar impostos aos EUA porque o que pagam na Alemanha já é mais do que pagariam nos EUA.

Por outro lado, quem mora em Portugal e trabalha para os EUA, sofre retenção na fonte nos EUA e depois cá só paga a diferença entre o que já pagou nos EUA e o que lhe é calculado de imposto segundo as regras de cá.

No caso dos EUA creio que há a hipótese de pedir o dinheiro da retenção na fonte de volta ou algo do género sobretudo se os valores forem reduzidos (mas não sei como funciona - tens de te informar com alguém que conheça a legislação fiscal de lá). Naturalmente nesse caso, como não tens comprovativo de ter pago imposto lá, depois tens de o pagar todo cá.

Ou seja, não és particularmente prejudicado por trabalhar lá fora, acabas por pagar mais ou menos os mesmos impostos (mas acredito que o valor não seja exatamente igual ao que seria se fizesses o mesmo trabalho cá).

Começo seriamente a pensar em emigrar. Alguém sabe de um país da União Europeia que tenha um acordo com os Estados Unidos em questões de impostos?

Portugal tem :)
0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead