zeef

Estratégia de Investimentoa Longo e Curto Prazo

5 publicações neste tópico

Boas pessoal,

Como já disse noutro post, tenho algum dinheiro para investir no fim do mes (cerca de 12k), e depois mensalmente devo ter uma disposiçao de cerca de 750eur mensais para reforçar alguma estrategia de investimento que siga. Além disso tenho algum dinheiro na cgd em depositos estruturados (que vi agora que sao uma merxx), mas so me comecei a interessar por finaças e investimentos este ano :). Na cgd tenho cerca de mais 20k eur que irao expirar ate ao final do ano e outros que só daqui a uns 2 anos expiram.

Andei a ler também alguns posts completos aqui do forum, e interessou me o do salvador que descreveu algumas estrategias para investir a longo prazo.

Apos ler o livro "If You Can" e alguns posts daqui decidi adoptar a seguinte estrategia:

1 - 10% do meu património alocado a liquidez imediata por exemplo num DP

2 - Fundos de investimento

3 - Outras sugestões

1 - Em relação ao ponto 1, qual seria o melhor banco que permitisse reforços e com a melhor taxa possivel a curto prazo (1 - 3 anos) por exemplo. Pensei no Invest ou no PrivatBank, mas depois nao sei se existem despesas de manutençao, cartao, custos de transferencias etc...

2 - Pensei no banco Best, pela custodia, carteira alargada de fundos e comissoes dos ETF's.

Seria uma estratégia para longo prazo (10 ou mais anos)

O meu perfil de investidor acho que é moderado, pelo menos nesta primeira fase de aprendizagem.

Em relaçao aos ETF's, tendo em conta o montante investido 12k ou mais , com possibilidade de balancamnte semestral ou menor, apesar de nao saber se compensa balancemante em tao curto prazo devido aos custos, pensei em adotar um portfolio granularizado em:

-Obrigações (25%)

-Acções  (25%)

-Imobiliário  (25%)

-Ouro (25%)

-e posteriormente, ou já adicionar  outro tipo de activo de modo a dar um pocuo de mais de retorno diminuindo a volatilidade .

Os critérios para a escolha de ETF's seriam os seguintes:

- ETF's com custos (TER) baixos

- ETF's de replicação física

- ETF's que capitalizassem dividendos (em vez de os distribuírem), por razões fiscais.

- Em relaçoes as % gostava de saber a vossa opiniao :)

Haverá também alguma altura ideal para entrar no mercado? Devo colocar o dinheiro a 3 meses no BEST e aproveitar a taxa de 3.75% e pensar só para o ano em investir em fundos, ou aproveitar já a oferta do Best de 300 eur em comissoes na abertura da conta BTP e avançar para os ETF's, existe algum market timing ideal? :)

Obrigado,

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

1 - PrivatBank e Invest são as melhores opções para DPs. Nenhum tem custos de manutenção. No PrivatBank o cartão de débito é grátis (para quem lá tem DPs) e no Invest é pago (5€/ano), mas não é obrigatório.

A nível de transferências, se forem feitas no multibanco não se pagam. Pela internet têm custos em ambos os bancos. Dado que no Privat o cartão é gratuito isso dá-lhe vantagem. No entanto, transferências pelo online banking acima da 2000€ é mais caro no Privat do que no Invest

2 - Sem dúvida que para fundos o melhor é o BEST. Para ETFs isso é mais discutível, no entanto nenhuma corretora nacional é particularmente boa. Se forem poucos ETFs, com rebalanceamento anual, e com essa promoção da BTP, talvez até seja o melhor que consegue.

Em relação à carteira em si, não sou propriamente um adepto dessa alocação, embora seja muito educativa. Em particular, não aprecio ter um quarto do portfolio em ouro. Existem vários "lazy portfolios" de 3 ou 4 ETFs bastante interessantes na página dos Bogleheads, que seguem uma filosofia semelhante.

http://www.bogleheads.org/wiki/Lazy_portfolios

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado pelas dicas ruicarlov,

1- Em relação aos fundos e ETF's, idealmente seria colocar o dinheiro numa conta nos States certo, devido às despesas de manuseamente e gestão? No entanto se calhar para iniciar começava no Best. Que tipo de investimentos tens? Penso que já li posts teus com ETF's :). Que percentagem e ETF's aconselhavas e sua respetiva granularização?

3 - E o Rebalancemaneto optimo adequado, para quem tem cerca de 750 eur disponiveis mensalmente para investir, deverei fazer semestralmente , anualmente ou optar por outro tipo de investimento para este excedente?

2- E relativamante ao market timing? Devo esperar pelo inicio do ano ou faze lo já? Ha quem diga tabem que está para rebentar uma nova bolha, mas adivinhar seria complicado..

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

No tópico dos ETFs tenho lá a minha carteira, construída a partir da carteira de ETFs do Salvador e do LTCM (de outro fórum). Penso que seja uma boa estratégia. No entanto, como tem bastantes ETFs, não recomendo que se faça no BEST quando o capital é pouco, pois implica bastantes custos de transação.

Também por esse motivo, penso que um rebalanceamento anual seja mais indicado, já que menos operações implicam menos custos.

Usando por exemplo o meu broker (interactive brokers), que tem custos mínimos mensais de ~7.5€, já poder-se-ia ter mais ETFs e fazer mais rebalanceamentos, já que temos de ir gastando esse montante mensal em comissões. Com 12k penso que se esteja +/- no patamar em que se torna mais vantajoso "sair" das corretoras nacionais.

Quanto ao market timing, o melhor é esquecer. Defina as suas alocações e mantenha o rumo. Pode ser tentador fazer market timing, mas o mais provável é não sair grande coisa, e a longo prazo também não é muito relevante.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

OK,

Vou ler a carteira  para ver a tua estratégia :)

Prepara-te para as perguntas :)

Vamos ver se mais alguem responde ao tópico com mais ideias e contributos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead