CCarvalho

Número das Finanças desconhecido

9 publicações neste tópico

Bom dia,

Tenho um amigo que está emigrado em França há muitos anos. Na última semana, ele recebeu das Finanças portuguesas um telefonema que o deixou bastante perturbado.

Um funcionário das Finanças ligou-lhe a fazer-lhe perguntas sobre uma propriedade no Algarve da qual o meu amigo era alegadamente dono.

Mas mesmo depois de o meu amigo ter-lhe afirmado várias vezes de que nunca foi proprietário de nenhuma coisa no Algarve, o funcionário continuou insistindo e ainda foi mais longe e começou com ameaças que ou o meu amigo pagava uma alegada dívida que tinha às Finanças respeitante à tal propriedade ou haveria penhoras etc.

O meu amigo, já com os nervos em franja, continuou a insistir que não tinha propriedade no Algarve e que não entendia aquele telefonema.

O funcionário não quis saber e desligou-lhe o telefone.

Depois de recuperar a calma e falar com a mulher, o meu amigo lembrou-se de uma situação há já alguns anos atrás que lhe trouxe problemas. Por estranho que pareça, existe uma outra pessoa com exatamente o mesmo nome e a mesma idade do meu amigo, só os meses do nascimento são diferentes.

Portanto, o meu amigo tentou contactar o número que lhe tinha ligado das Finanças (o número é 210924400) para comunicar que só podia haver uma troca de identidades, mas teve uma surpresa: Uma voz de máquina comunica, sempre que ele tenta ligar, que aquele número não está disponível.

Como ele está em França, ele pediu-me se eu conseguia resolver alguma coisa cá. Já fui à minha repartição de Finanças tentar saber a quem pertence o número e não me souberam dizer. O número continua indisponível e o meu amigo teme que lhe apareça na caixa de correio uma multa ou algo pior das Finanças.

O meu amigo vai enviar-me cópias dos seus documentos para eu tentar resolver o assunto. Podem ajudar-me a descobrir a qual direção ou repartição de Finanças pertence o número 210924400 para eu me dirigir lá?

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Trata-se de uma número da central das finanças. Em principio é de Lisboa mas qualquer funcionário de qualquer repartição da área pode contactar os contribuintes a partir desta central, dai que não seja possível dizer qual a repartição de finanças exata...

Deixo o link com contactos úteis das finanças: http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/dgci/contactos_servicos/enderecos_contactos/

Se voltarem a ligar, solicite a identificação e a repartição de finanças onde pode tratar pessoalmente de esclarecer o assunto, exatamente porque se pode tratar de um erro de identidade. Se o nº do BI permite distinguir os contribuintes em causa, talvez o nome possa estar na origem do erro, imagino!...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia,

Tenho um amigo que está emigrado em França há muitos anos. Na última semana, ele recebeu das Finanças portuguesas um telefonema que o deixou bastante perturbado.

Um funcionário das Finanças ligou-lhe a fazer-lhe perguntas sobre uma propriedade no Algarve da qual o meu amigo era alegadamente dono.

Mas mesmo depois de o meu amigo ter-lhe afirmado várias vezes de que nunca foi proprietário de nenhuma coisa no Algarve, o funcionário continuou insistindo e ainda foi mais longe e começou com ameaças que ou o meu amigo pagava uma alegada dívida que tinha às Finanças respeitante à tal propriedade ou haveria penhoras etc.

O meu amigo, já com os nervos em franja, continuou a insistir que não tinha propriedade no Algarve e que não entendia aquele telefonema.

O funcionário não quis saber e desligou-lhe o telefone.

Depois de recuperar a calma e falar com a mulher, o meu amigo lembrou-se de uma situação há já alguns anos atrás que lhe trouxe problemas. Por estranho que pareça, existe uma outra pessoa com exatamente o mesmo nome e a mesma idade do meu amigo, só os meses do nascimento são diferentes.

Portanto, o meu amigo tentou contactar o número que lhe tinha ligado das Finanças (o número é 210924400) para comunicar que só podia haver uma troca de identidades, mas teve uma surpresa: Uma voz de máquina comunica, sempre que ele tenta ligar, que aquele número não está disponível.

Como ele está em França, ele pediu-me se eu conseguia resolver alguma coisa cá. Já fui à minha repartição de Finanças tentar saber a quem pertence o número e não me souberam dizer. O número continua indisponível e o meu amigo teme que lhe apareça na caixa de correio uma multa ou algo pior das Finanças.

O meu amigo vai enviar-me cópias dos seus documentos para eu tentar resolver o assunto. Podem ajudar-me a descobrir a qual direção ou repartição de Finanças pertence o número 210924400 para eu me dirigir lá?

Calma. Não vai andar tipo "barata tonta". As finanças afirmam que o seu amigo é proprietário de um imóvel e que tem dívidas com origem esse imóvel.

Portanto, se existir uma penhora, em regra, irá incidir sobre esse imóvel. Como o seu amigo dele não é proprietário, é-lhe indiferente (faz lembrar aquela anedota do revisor e da mala... :D). Por isso, calma.

Compreendo, no entanto, que o seu amigo pretenda ter esse assunto resolvido. Portanto, deverá dirigir-se a um serviço de finanças (um qualquer) e tentar obter uma certidão de todos os imóveis que se encontram inscritos em nome dele perante as Finanças. Se nessa certidão não constar qualquer imóvel no Algarve, o seu amigo deverá guardar essa certidão e esperar. Mais nada.

Se algum imóvel estiver inscrito em nome dele, no Algarve, saberá ao menos a que repartição se deslocar ou contactar. Nessa altura venha aqui, que eu dou-lhe os passos seguintes.

Sabe... essa história das finanças ligarem... há qualquer coisa que não bate certo... cheira-me a "esquema", uma burla de alguém a querer passar-se por funcionário das finanças para levar o seu amigo a fazer uma qualquer transferência. Como é que chegaram ao número de telefone do seu amigo? E porque não lhe enviaram nada pelo correio? Ele recebeu alguma citação, notificação, o que quer que fosse, em Portugal ou no Estrangeiro? Hummm...

Acima de tudo, calma e serenidade.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde,

Obrigado pelas respostas. Como eu disse, o meu amigo já deve ter-me enviado as cópias dos seus documentos e em princípio devem chegar para a semana.

Atlas, não é nenhum esquema: o número 210924400 é mesmo das Finanças. Pois, entretanto, falei com alguém conhecido que trabalha na PT, e ele também disse como o ABCD que se trata de uma número da central das Finanças. Mas ainda disse mais: o número 210924400 é usado pelas Finanças para fazerem a gravação da chamada que têm com os contribuintes para poderem usar eventualmente contra os mesmos.

Portanto, estejam atentos. Se as Finanças estiverem a contactar-vos pelo 210924400, então muito provavelmente a vossa conversa está a ser gravada.

Atlas, vou fazer como diz mas vou aguardar pela chegada dos documentos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde,

Obrigado pelas respostas. Como eu disse, o meu amigo já deve ter-me enviado as cópias dos seus documentos e em princípio devem chegar para a semana.

Atlas, não é nenhum esquema: o número 210924400 é mesmo das Finanças. Pois, entretanto, falei com alguém conhecido que trabalha na PT, e ele também disse como o ABCD que se trata de uma número da central das Finanças. Mas ainda disse mais: o número 210924400 é usado pelas Finanças para fazerem a gravação da chamada que têm com os contribuintes para poderem usar eventualmente contra os mesmos.

Portanto, estejam atentos. Se as Finanças estiverem a contactar-vos pelo 210924400, então muito provavelmente a vossa conversa está a ser gravada.

Atlas, vou fazer como diz mas vou aguardar pela chegada dos documentos.

CCarvalho,

Depois conte-nos os desenvolvimentos.

Boa sorte para a resolução do problema. E acima de tudo: calma e serenidade.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas

Confirmo que esse número pertence à AT. É a central que está ao serviço das várias unidades orgânicas da AT. Acabei de ser contactado por eles e obtive essa confirmação.

Enviado do meu GT-I9301I através de Tapatalk

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ontem também recebi uma chamada telefónica estranha a indicar que eu teria uma dívida nas Finanças. Acontece que esta semana as Finanças me passaram uma Declaração de Inêxistência de Dívidas. Mostrei a minha estranheza por as finanças me estarem a contactar por telefone tendo em conta que possuem o meu contacto de email e recusei-me a continuar a conversa com a pessoa.

Liguei para o n.º informações das finanças que me informaram que não havia qualquer dívida!

Sugiro que ligue para o n.º : 707 206 707
CAT: Centro de Atendimento Telefónico da AT - Autoridade Tributária e Aduaneira
Dias úteis: 09:00H às 19:00H

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Fui contactada pelo referido número mas não atendi, tentei ligar mais tarde e qual não é a surpresa que dá: número não atribuído. Desculpem-me aqui neste fórum, mesmo que fosse uma central tinha a obrigação de se identificar. No meu caso vou mesmo participar às autoridades face aos comentários que aqui existem porque com um telefonema deste tipo em 1997 foi-me preparado um rapto e portanto nenhuma instituição pública a ser verdade ser das finanças tem o direito de colocar os cidadãos em perigo, porque com tipos de contactos destes só estão a patrocinar aparecer vigaristas a saber irão utilizar este esquema.

No meu caso tem a minha morada que me contactem apesar de saber que não tenho dividas às finanças. 

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não se preocupe Maria Lis estes números centralizados só servem para os funcionários fazerem chamadas de saída (exterior), uma vez que todos os serviços da AT estão ligados numa rede interna telefonica com protocolo IP.Como deve compreender seria impossível ter uma "telefonista" em Lisboa a atender uma chamada que poderia ter sido efectuada por um funcionário de Melgaço. Como é que ela saberia ? Por isso estes nºs não permitem chamadas de entrada. Disse.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor