ns2014

Residente no estrangeiro mas registado nas finanças como residente em portugal

2 publicações neste tópico

Bom dia,

desde 2008 que vivo na austria. Na altura mudei-me e, sem ter qualquer tipo de rendimento aqui em portugal e desconhecendo o facto de que o procedimento correcto seria registar-me nas finanças como não residente e alterar a morada fiscal, acabei por nunca apresentar IRS porque nada tinha para apresentar.

Agora, com umas mais valias que obtive, colocou-se a questão pois quero declará-las.

Tenho os comprovativos de todos os rendimentos obtidos na austria ate agora e como tal só estaria em falta esta questão das mais valias que se arrasta ha cerca de 2 anos.

Como deverei proceder de forma a legalizar esta questão?

Serei penalizado pelo facto de não ter alterado a residência fiscal em 2008 e não ter apresentado IRS ao longo destes anos? Mesmo que não tenha obtido qualquer rendimento exceptuando esta questão das mais valias?

Obrigado pela ajuda.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Relativamente à questão de atualizar a morada nas Finanças, estás sempre a tempo de o fazer.

Quanto a declarar as mais valias, creio que mesmo sem a atualização de morada podes meter a declaração como não residente. O que eventualmente pode acontecer é as finanças pedirem comprovativos de que passaste mais de metade do ano fora do país...

Só não percebi a história de isso se arrastar há mais de 2 anos - se as mais valias foram obtidas há mais de 2 anos, esse declaração de IRS já vai pagar multa...

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead