Ir para o conteúdo
Visitante Gonçalo Marques

duvidas regime simplificado

Recommended Posts

Boas a toda a comunidade deste forum.  ;D

vou directo ao assunto e coloco então as minhas duvidas  :)

1º para aderir ao regime simplificado onde me dirijo?

2º fico com contribuinte de empresa e devo escolher uma CAE?

3º é preciso ter contabilidade organizada sendo uma loja online?

4º posso abrir 3 ou 4 lojas online tudo inserido no mesmo registo no regime simplificado?

Desde já obrigado a todos aqui no forum e parabéns pelo grande conhecimento que este nos proporciona  :)

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
pauloaguia    638
pauloaguia

1º para aderir ao regime simplificado onde me dirijo?

Às Finanças

2º fico com contribuinte de empresa e devo escolher uma CAE?

Se abrires atividade como trabalhador independente usas o teu número de contribuinte pessoal. Acho que só se abrires uma empresa é que tens um número de contribuinte de pessoa coletiva, mas isso já envolve mais alguma burocracia.

3º é preciso ter contabilidade organizada sendo uma loja online?
Não. A menos que tenhas um volume de negócios elevado (salvo erro mais de 150.000€, mas é melhor confirmares este valor).

4º posso abrir 3 ou 4 lojas online tudo inserido no mesmo registo no regime simplificado?
Podes.

Só por curiosidade: o que achas tu que é o regime simplificado?

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
gmarques017    0
gmarques017

Regime simplificado será o regime que permite ter um coeficiente utilizado pelas finanças para cobrar sobre os meus lucros certo?

A nível de facturação como posso passar facturas? existe um modelo para elas?

que outras obrigações tenho para com Seg social etc.? (eu estou empregado a loja online seria aparte)

Desde já muito obrigado pelas respostas  :)

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
pauloaguia    638
pauloaguia

Regime simplificado será o regime que permite ter um coeficiente utilizado pelas finanças para cobrar sobre os meus lucros certo?

Sim, é mais ou menos isso. Também quer dizer que não podes deduzir despesas (por exemplo, não podes deduzir as contribuições com a SS, os custos com o registo de domínios, hosting, etc)

A nível de facturação como posso passar facturas? existe um modelo para elas?
Se abrires atividade como trabalhador independente passas um recibo verde, a partir do portal das Finanças: https://www.portaldasfinancas.gov.pt/pt/CD/external/sire/obterREForm.action

que outras obrigações tenho para com Seg social etc.? (eu estou empregado a loja online seria aparte)
Se estás a descontar como trabalhador por conta de outrem, à partida ficarás isento de contribuir para a SS.

Mas é uma questão de procurares mais informação sobre contribuições no site da SS.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
gmarques017    0
gmarques017

Não posso deduzir despesas como assim? Não percebi essa parte...

Esse recibo verde pode então ser enviado em formato digital para os meus futuros clientes é isso?

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
pauloaguia    638
pauloaguia

Não posso deduzir despesas como assim? Não percebi essa parte...

Por exemplo, suponhamos que vais pagar um preço pelo registo do domínio do site dessa loja. E naturalmente vais pagar alguma coisa pelos produtos que vendes (ou pelas matérias primas para os fazer). E, se não estiveres isento, há ainda os descontos para a SS pelo facto de teres atividade aberta .

Num regime de contabilidade organizada podes deduzir esse custo (juntamente com todos os outros) ao dinheiro que fazes com as vendas. No fim és tributado apenas sobre o teu lucro efetivo (ex: 1000€ em produtos vendidos - 5€ pelo registo do domínio - 300€ de descontos para a SS - 500€ em produtos comprados para vender - 50€ para o contabilista => 145€ de lucro que será tributado).

No regime simplificado o fisco assume que os lucros são uma percentagem do volume de negócios - no caso das vendas, 15% (1000€ em produtos vendidos => 150€ de rendimento tributável)

Esse recibo verde pode então ser enviado em formato digital para os meus futuros clientes é isso?

Tinha-me esquecido que era para uma loja online. Os recibos verdes são só para prestações de serviços.

Para vendas de produtos tens de passar uma fatura - podes comprar um livro de faturas numa papelaria ou usar software de faturação certificado pelas Finanças para o efeito (há alguns que emitem as faturas online)

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Paste as plain text instead

Only 75 emoticons maximum are allowed.

×   Foi criada uma pré-visualização automática a partir da ligação que colocou.   Mostrar apenas como ligação

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa