malcriado

Subsidio de refeição em cartão "da loja"

5 publicações neste tópico

Tenho uma questão referente ao que se passa na empresa onde trabalho.

Todos os novos funcionários acabados de contratar recebem obrigatoriamente o subsidio de refeição em cartão "da cadeia de hipermercados", ou seja, só pode gastar nesta cadeira de hipermercados em mais lado algum.

Isto é legal?

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Creio que a questão não se deve colocar nesses termos.

O subsidio de refeição pode ser pago em dinheiro (4,27€) ou em senhas ou vales de refeição (6,83€).

Trata-se de uma vantagem fiscal para a "empresa", visto que a isenção de tributação acontece se o valor for inferior a 6,83€.

Mas o "colaborador" também beneficia com a pratica, até ver.

Deixo um exemplo dos beneficios fiscais em TSU e IRS (taxa variável conforme o escalão de rendimentos): supor uma taxa final de IRS de 20% e uma TSU de 11%, um "colaborador" pode ter um benefício anual de 192,05€. Para um subsídio de 6,83€, pago em cartão: (6,83€-4,27€) x (11%+20%) x 22 dias úteis x 11 meses = 192,05€

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sim é bastante dinheiro. Mas a questão prende-se no fato do cartão só poder ser utilizado nessa loja. (Hipermercado). Se o hipermercado é o pingo doce só se pode utilizar no pingo doce e não no continente ou jumbo.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não sei se é legal, mas acho isso estranho. Os cartões de subsídios de refeição que conheço dão para utilizar em qualquer supermercado ou qualquer estabelecimento que vende artigos alimentares.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sim é o que está a acontecer. Com os funcionários antigos questionaram se queriam no recibo  ou em cartão.. Com os novos obrigam a utilizar o cartão.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead