CM

Tipo de conta: Poupança ou Depósito a Prazo?

12 publicações neste tópico

Boa noite

Tenho uma conta no Banco Totta pela qual faço todas as movimentações de débito e crédito. Uma vez que não gosto de ter mais do que um banco, pois é mais difícil de gerir, gostaria de um conselho para o que pretendo. O que pretendo é mensalmente depositar numa conta à parte, apenas para depósitos um montante mínimo de 50€.

- Não gostaria que tivesse carácter obrigatório, ou penalizador caso não efectue esse depósito.

- Gostaria de ter  o mínimo de despesas com essa conta. Anuidades de cartões/imposto de selo, etc…

- Como montante inicial de depósito aí uns 250 Euros.

- Gostaria de, a qualquer altura poder movimentar esse dinheiro, para levantamento ou transferência para outro banco.

- Faço quase tudo pelo NetBanco do Totta, sendo que se existir um produto exclusivo deste "canal", não é  um problema.

Como não sou um entendido na matéria, gostaria que alguém me indicasse por que tipo de conta deverei optar.

Não sei se tem de ser uma conta poupança, já que o objectivo é mesmo esse, embora não esteja interessado propriamente nos juros, mas sim "forçar-me" a colocar algum dinheiro de lado todos os meses, para separar as águas, ou conta depósito a prazo.

Tenho preferência pelo Totta, já que é o meu banco à muito tempo, e pelo simples facto que pretendo gerir todas as minhas contas online num só sitio.

Obrigado desde já

CM

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá CM e bem-vindo.

Em relação à tua questão, fiquei com uma dúvida. Parece-me que ao mesmo tempo queres ser "obrigado" a fazer a poupança e ao mesmo tempo não queres ser "obrigado", não é? Ou será que queres algo que seja automático mas que possas cancelar, sem prejuízo, a qualquer altura?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá.

Sim, eu quero "obrigar-me" a isso, mas tambem quero, em caso de emergencia poder mexer no valor já acumulado nessa tal conta, com prejuízo ou não. Mas, claro, isto em última instancia.

O que pretendo é, retirar, sempre 50€, no minimo,dos meus rendimentos mensais. Para quando chegar aos 50 ou 60 anos investir esse dinheiro.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sem teres mudar de banco tens algumas soluções possivelmente interessantes: http://www.santandertotta.pt/pagina/content/0,1564,701_30421_1_1_675_4_0,00.html , embora não tenha total certeza se o processo de transferência pode ser automático (são produtos que permitem reforços, mas não conseguir perceber se podem ser automáticos).

Espero que ajude. Caso contrário avisa.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

conta isavings do banco best para quem quer ir poupando sem fazer por isso, parece-me uma proposta interessante e inovadora.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá.

Para um leigo como eu, segundo percebo, o que eu quero mesmo é uma conta poupança e não um depósito a prazo certo??

No link que me deste, a conta poupança Super Renda Mensal penso que se adapta a mim. A taxa de juro actual é de ,até 25.000€, de 2,00%. Isto significa, a grosso modo, que se depositar 100 Euros, vou receber 2 Euros de juros por ano?

E a nível de custos de manutanção das contas? Costumam ter custos normais como as contas a ordem?

É que se vou receber 10 Euros de juros e me retiram 20 para manutenção da conta...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A conta isavings, pelo que li agora muito rapidamente, não se adapta:

- Teria que abrir uma nova conta num novo banco!

- Mais 2 cartões para complicar!

- Pago muito pouco com cartão, é quase tudo em numerário.

- Achei um pouco confuso. Quero algo simples.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Para um leigo como eu, segundo percebo, o que eu quero mesmo é uma conta poupança e não um depósito a prazo certo??

Certo, porque tu queres algo continuado.

No link que me deste, a conta poupança Super Renda Mensal penso que se adapta a mim. A taxa de juro actual é de ,até 25.000€, de 2,00%. Isto significa, a grosso modo, que se depositar 100 Euros, vou receber 2 Euros de juros por ano?

Sim, exacto. Diga-se de passagem que não é muito, mas é melhor que 0%.

E a nível de custos de manutanção das contas? Costumam ter custos normais como as contas a ordem?

É que se vou receber 10 Euros de juros e me retiram 20 para manutenção da conta...

Não me parece que haja alguma coisa, mas ainda assim eu dava um toque ao banco para ter a certeza. No preçário < http://www.santandertotta.pt/ficheros/BSP_folha_1.pdf > falam lá de uma "comissão de transferência" de 1% associada a este tipo de produtos, mas não é claro quais as situações em que se aplica.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Exactamente...eu vou passar no banco e explicar o que pretendo, para ver o que eles me aconselham, se existe forma de mensalmente fazer a transferencia de X valor de uma conta ordem para uma poupança. Assim uma pessoa quase se esqueçe e quando for a dar conta tem lá montes de dinheiro :) (Ou não....)

Esse 1% que tem lá no pdf deve ser para o caso de eu querer transferir o dinheiro acumulado para movimentação...digo eu...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Esse 1% que tem lá no pdf deve ser para o caso de eu querer transferir o dinheiro acumulado para movimentação...digo eu...

Ainda assim, é um bocado aborrecido que isso aconteça, quando se está a falar de taxas de 2%, o valor de 1% é equivalente a 6 meses de investimento.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sim, mas tambem isso acaba por ser igual. Se depositar 1200 Euros / Ano, são meros 12 Euros...

Já agora, este tipo de contas tem algum tipo de beneficios fiscais? Como os PPR's ?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead