paulomartins

IRS 1 ou 2 titulares

15 publicações neste tópico

eu e a minha esposa somos professores. Casámo-nos este ano. Ela é portadora de deficiência 65%. Quando nos apresentámos nas nossas escolas, a funcionária da secretaria perguntou se queríamos "casado 1 titular" ou "casado 2 titulares"? Os nossos ordenados são similares. Qual a diferença?

Obrigado

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Dado que ambos estão a descontar, ponham casado 2 titulares.

Na opção de casada 1 titular, as percentagens de retenção na fonte são menores, uma vez que o rendimento será dividido por dois (e o imposto total apurado será menor). Só que se descontarem por essa tabela, ao fazer o acerto de contas quando entregarem a declaração no próximo ano, como foram pagando menos imposto ao longo do ano vão ter muito mais a pagar, e tudo de uma só vez.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Muito obrigado pelo esclarecimento.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia. Eu sou professora e tenho uma incapacidade de 68% e até aqui como o meu marido estava desempregado, a tabela de retenção na fonte que se aplicava ao meu caso era - casado, um titular, deficiente. A partir de agora, como o meu marido começou a trabalhar, tenho que dar essa indicação na escola? E no caso do meu marido em qual tabela é que eu vejo a retenção dele?

Agradecia imenso um esclarecimento.

Obrigada

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
A partir de agora, como o meu marido começou a trabalhar, tenho que dar essa indicação na escola? E no caso do meu marido em qual tabela é que eu vejo a retenção dele?
Sim, deves informar a escola, para passar a aplicar as taxas de retenção das tabelas de 2 titulares.

Se ele não tem deficiência, a retenção dele deverá aparecer na tabela "Casado - 2 titulares" (sem deficiência). Mas isso é algo para o patrão dele se preocupar...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

muito obrigada pela informação. E relativamente `entrega da declaração de Irs, tenho que entregar junto com a do meu marido ou pode ser em separadao? É que até agora recebia sempre Irs, mas como agora a situação mudou, provavelmente serão feitas alterações. Mais uma vez obrigada

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se estão casados têm de entregar declaração conjunta.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Amigos muito obrigada pela excelente ajuda com o simulador IRS 2014 mas tenho as seguintes duvidas:

Não se pode indicar Casado 1 Titular (quando só um titular tem rendimento de reforma)?

Será possivel que em 2013 tenha recebido 681,60€ e no simulador com os dados exactamente iguais tenha a pagar 476,00€?

A taxa de IRS é de 28,5% quando em 2013 foi de 21,5% ?

Onde se indica a Sobretaxa Extraordinária que foi de  676,11% (1,8%)?

Onde se indica a CES que foi de 2.726,90€ (7,4%)?

Os meus agradecimentos pelos vossos esclarecimentos

Vitor Parada

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Amigos muito obrigada pela excelente ajuda com o simulador IRS 2014 mas tenho as seguintes duvidas:

Não se pode indicar Casado 1 Titular (quando só um titular tem rendimento de reforma)?

Os casados fazem declaração conjunta (a menos que estejam separados de facto). A expressão "casado 1 titular" tem a ver com a retenção na fonte e não com o preenchimento da declaração de IRS.
Será possivel que em 2013 tenha recebido 681,60€ e no simulador com os dados exactamente iguais tenha a pagar 476,00€?
Se calhar os dados não estão exatamente iguais ;)

Aliás, a pergunta abaixo sobre não saber onde pôr a sobretaxa indicia isso mesmo...

Pela observação da demonstração de apuramento de imposto dá pelo menos para perceber em que zona está a diferença?

A taxa de IRS é de 28,5% quando em 2013 foi de 21,5% ?

Desde pelo menos 2011 que nunca houve um escalão de 21,5%. Não estará a haver aí uma confusão entre escalões de IRS e taxa de retenção na fonte?

Onde se indica a Sobretaxa Extraordinária que foi de  676,11% (1,8%)?

Não faço ideia do simulador que está a usar mas no do Pedro Pais creio que havia uma zona para a sobretaxa no fundo do formulário, mesmo antes da demonstração da simulação.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O meu marido está desempregado à 1 ano. Não avisei na minha empresa. Haverá acerto quando entregarmos a declaração de IRS? Ou é melhor informar a minha empresa?

Obrigada!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O meu marido está desempregado à 1 ano. Não avisei na minha empresa. Haverá acerto quando entregarmos a declaração de IRS? Ou é melhor informar a minha empresa?

As duas coisas - vai haver acerto de contas ao entregar a declaração de IRS mas era melhor avisar a empresa na mesma para evitar acertos demasiado grandes nas declarações dos anos seguintes...
0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde

Gostava de saber o que devo colocar na declaração de IRS casado 1 titular ou casado 2 titulares!!!

Tenho vantagens ou inconvenientes em qualquer dos casos?

Eu estou na reserva do Exercito ou seja pré reforma e a minha esposa não trabalha!!!

Obrigado pela atenção prestada

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Gostava de saber o que devo colocar na declaração de IRS casado 1 titular ou casado 2 titulares!!!

Tenho vantagens ou inconvenientes em qualquer dos casos?

Eu estou na reserva do Exercito ou seja pré reforma e a minha esposa não trabalha!!!

Na declaração de IRS apenas se diz o estado civil (casado) e depois indicam-se os titulares do agregado familiar. Os contribuintes casados são obrigados a meter a declaração em conjunto (salvo se estiverem separados de facto). A partir do próximo ano (declaração a meter em 2016) podem optar entre meter junto ou separado, mas no vosso caso provavelmente continuará a compensar meter uma declaração conjunta.

Já para efeitos de retenção na fonte, podes indicar casado 1 titular (pois a tua esposa não faz descontos). Isso vai fazer com que as retenções na fonte se aproximem mais do imposto a pagar (algo que, de qualquer forma, só vai ser definitivamente calculado quando meterem a declaração de IRS).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde, relativamente à questão de 1 ou 2 titulares para as tabelas de retenção de irs gostaria de fazer uma pergunta: o meu marido vai ficar desempregado a partir de janeiro de 2015. Até agora fiz retenção como casada dois titulares e sei que a partir de Janeiro seremos apenas um titular.

A minha questão prende-se com o facto de eu não querer dar a conhecer a minha situação actual à entidade empregadora dado que já tenho exemplos de colegas em que se verifica um aproveitar desta fragilidade económica para fazer pressão ao nivel laboral. Como temo que se venha a verificar o mesmo comigo preferia não informar, mas a minha questão é se haverá outra forma de ajustar aquilo que é descontado, já que seria favorecida nos descontos de irs como tendo o único vencimento do agregado familiar.

Muito obrigada pela atenção dispensada, agradecendo desde já a resposta.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bem teria vantagem em participar porque passava logo a descontar menos mensalmente mas se não quer participar á entidade patronal nada perde porque no final de cada ano o fisco acerta a média ou  as contas e devolve-lhe a diferença e assim acaba de fazer uma poupança forçada mas também útil..............

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead