irmao

Taxa Fixa??Taxa Swap??

5 publicações neste tópico

Boa tarde a todos.

Estou para passar o meu credito hab. para taxa fixa dado que nao e suportavel a prestacao actual.

Pedi uma simulacao ao banco e tudo fine.

No entanto, dado  que sera uma taxa fixa a 5anos, retomando novamente a variavel depois deste prazo, nao consigo encontrar nenhuma tabela da taxa Swap a 5anos em lado nenhum.

Tambem sei que e um pouco lotaria a taxa final, dado que a mesma so vai ser fixada no dia da escritura, neste caso da alteracao do contrato com o banco. A Taxa SWAP REPORTA qo dia util anterior'

A minha pergunta e se alguem me pode dizer onde encontrar historicos desta taxa swap a 5 anos. Ja li que era no site da reuters ISDA Fixa mas nao encontro nada. Alguem  me pode ajudar.

Cumprimentos a todos

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas.

A minha taxa actual e de 5.720% (euribor 6M), e foi revista em novembro, reflectindo-se em dezembro.Pedi uma simulacao ao banco  e a taxa swap a 5anos fica-me , no dia que pedi a simulacao, a 3,560%, o que baixa a prestacao em cerca de 200 euros. O problema e a incerteza da taxa swap no dia em que for assinar os papeis... pode estar completamente diferente.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O teu spread é um pouco alto...mas mesmo assim penso ser uma má escolha mudares para taxa fixa a 5 anos, atendendo ao mercado actual as taxas euribor nos próximos 2 anos,pelo menos, não subirão acima dos 3%. 

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O teu problema, portanto, e´ o facto de que a taxa so vai ser novamente actualizada em Junho e estas a ver que nao consegues aguentar essa prestaçao ate la´.

Ok, e se perguntasses ao banco da viabilidade de mudar o indexante para a Euribor a 3 meses? Assim que a alteraçao fosse feita vias logo o impacto na prestaçao. Tem a desvantagem de a prestaçao ser mais inconstante (varia de 3 em 3 meses - pode começar a subir mais depressa do que subiria com 6 meses mas começa a descer mais depressa tambem).

Pessoalmente vejo ainda outra vantagem - historicamente a taxa a 3 meses tem sido, em media, mais baixa que a de 6 meses. Mesmo nas alturas em que foi mais alta, a diferença foi bem menor que quando esta´ mais para baixo.

Outra hipotese era tentar negociar com o banco uns meses de carencia, em que pagues apenas juros. Quando chegar o mes de Junho e a prestaçao descer novamente voltas a pagar tudo direito.

De qualquer forma, o futuro a 5 anos ninguem o sabe (nem neste ano, quanto mais daqui a 5), pelo que ninguem te pode dizer com certeza qual a melhor opçao. Mesmo que chegues `a conclusao que acabou por ficar mais cara, a opçao pela taxa fixa tem uma vantagem que ninguem te pode tirar - a paz de espirito de saber exactamente quanto vais pagar durante 5 anos, sem sustos nem surpresas :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead