TiagoF

Ajuda excel

11 publicações neste tópico

Bom dia,

Estou a fazer uma ficha para controlar inventário e precisava de ajuda com uma formula, pretendia que na coluna "L" fosse automáticamente escrito "Recontar" ou "OK", tendo em conta os desvios admissíveis que constam na tabela que está em "P:Q".

https://www.dropbox.com/s/0qqm6umfqoviwdc/Inventario.xlsx

Obrigado desde já.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Talvez possa ajudar, mas podes explicar qual é a condição que define o estado "OK" ou "recontar" ? Não estou a perceber muito bem...

Pelo que percebi, quando K é 0% fica em branco, quando está entre 2.5% e 7.5% é OK para valores superiores a 7.5 ou inferiores a 2.5 é "Recontar", é isto?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pelo que dá a entender, é para seguir a tabela que está à direita com os desvios admissíveis.

Assim, podes utilizar a seguinte expressão para a linha 11 e arrastar para as restantes para copiar.

=SE(K11="0";"";SE(ABS(K11)*100<SE(H11>400000;$Q$10;SE(H11>=100000;$Q$11;$Q$12));"OK";"Recontar"))

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se tiver dentro dos desvios admissíveis levaria o "OK", se estivesse fora levaria o "Recontar". Por exemplo, se um determinado produto tiver mais de 400ton(na coluna "I"), o desvio admissível entre "H" e "I", traduzido em percentagem na coluna "K", é de 2,5%, para cima ou para baixo, de 100-400ton o desvio admissível é de 5% e menos de 100ton o desvio admissível é de 7,5%.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

=IF((K10*100)=0; ""; IF(AND((K10*100)>$Q$10; (K10*100)<$Q$12);"ok";"recontar"))

Na primeira condição para verificar se a percentagem é 0, eu sei que parece parvo ter que multipicar por 100, mas de outra forma não funciona...

Essa fórmula testei no teu ficheiro e funciona para todas as condições, que lá tens...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Essa formula funciona na perfeição! Um grande obrigado a ambos. :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Como a comparação da quantidade de papel é feita com a coluna I, tens de alterar na formula que disse da coluna H para a I ficando:

=SE(K11="0";"";SE(ABS(K11)*100<SE(I11>400000;$Q$10;SE(I11>=100000;$Q$11;$Q$12));"OK";"Recontar"))

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sempre às ordens  :)

Já agora se tiveres alguma duvida em algo na fórmula, terei todo o gosto em esclarecer, porque tão importante como obter uma solução é compreende-la  ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

=IF((K10*100)=0; ""; IF(AND((K10*100)>$Q$10; (K10*100)<$Q$12);"ok";"recontar"))

Na primeira condição para verificar se a percentagem é 0, eu sei que parece parvo ter que multipicar por 100, mas de outra forma não funciona...

Essa fórmula testei no teu ficheiro e funciona para todas as condições, que lá tens...

Precisas de multiplicar porque o zero está como texto. Alternativamente compara-se com "0" (com aspas).  ;)

O ideal até penso ser colocar na formula da coluna K: =SE.ERRO(+J10/I10;"")

Assim a celula ficaria em branco e na formula da coluna L comparava-se =SE(K10="";"";....

Acho que a folha ficava ligeiramente mais limpa....  ;D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Por acaso reparei nesse pormenor, foi só alterar a coluna, tudo certíssimo, a minha dificuldade estava mesmo em chegar à formula final pois não me estava a entender com tantos "IF".

Pedro, depois de ver as fórmulas consigo percebe-las, o problema é mesmo saber por onde começar, falta a prática.

Tenho que melhorar os meus conhecimentos em Excel, é uma ferramenta extraordinária. :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tens muito bons cursos online...

https://www.udemy.com/fast-track-to-microsoft-excel-beginner-advanced-training/

Este por exemplo é bastante interessante, não complica muito, mas aborda todos os pontos essencias para te tornares um utilizador proeficiente. O orador é também muito bom (se bem que em certos exemplos eu encontrava melhores ou mais simples soluções que ele, mas isto sou eu que sou um bocado fixado na simplicidade e eficiência).

No teu caso penso que o curso beginner será um bocado "chato", mas por vezes aparece um ou outro truque que pode sempre ser útil, mas o advanced é muito interessante!

E claro, com um bocado de pesquisa consegues encontrar estes cursos mais "baratos" (if you know what I mean)  8)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor