NinjaTotal

A precisar de conselhos de investimentos

11 publicações neste tópico

Bom dia,

Até muito recentemente tinha feito as minhas poupanças sempre via DP. Ia mantendo contas em 3 bancos e aproveitando as taxas dos vários DP que cada banco oferecia. Infelizmente, como toda a gente tem visto, as taxas dos DP têm baixado muito e comecei a investir em CA e CTPM porque as taxas eram superiores pensando que investir no estado seria tão seguro como um DP. Entretanto já li informações em tópicos que me deixaram preocupado.

Sei que a melhor forma de investir é diversificar os investimentos e gostaria de entender mais sobre fundos, obrigrações, warrants, etc para obter melhores taxas de rendimento. Tenho a vaga noção do que cada uma destes investimentos representam, mas tal como nas acções não faço ideia em que devo investir, pois tudo me parece demasiado volátil e imprevísivel. Já me aventurei 2 vezes com acções do BCP, mas sinto que foi mais sorte que conhecimento ter conseguido obter lucros.

Alguém me pode dar uma dica sobre que informações deveria estar a analisar para aprofundar mais o meu conhecimento e conseguir distinguir no que vale a pena investir?

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu sugiro-te os fundos de investimento.

É bastante grande, mas passa pelo tópico do Top dos fundos aqui no fórum e dá um olhadela.

Dentro dos investimentos "não tradicionais" é capaz de ser o mais simples e seguro, não esquecendo que mesmo assim tem riscos.

O mais complicado é escolher em que fundos investir, mas no tópico dos fundos tens lá várias sugestões.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O que é mesmo volátil e de se manter afastado são os warrants. São produtos alavancados, com um enorme risco, logo um investidor inexperiente deve manter-se a quilómetros de distância.

Fundos e obrigações são as opções por onde se deve começar a focar, mas os primeiros em particular são um mundo.

Aqui tem uns artigos introdutórios:

Obrigações:http://www.pedropais.com/obrigacoes-o-que-sao-e-o-mercado-primario-guest-post-4903.html

Fundos:http://trocospormiudos.blogs.sapo.pt/4755.html

Depois aqui no fórum temos longos tópicos sobre cada um desses temas onde são mencionadas várias sugestões relativamente a fundos e obrigações

http://www.forumfinancas.com/index.php?topic=7549.0

http://www.forumfinancas.com/index.php?topic=5976.0

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Rui, ja agora, alguma recomendação para obrigações actualmente?

No invest eles neste momento não sugerem nenhuma para um perfil conservador/moderado.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado pelos vossos comentários tão rápidos.

Já estive a ler os links enviados pelo ruicarlov, verifiquei também um pouco o tópico 'Top dos Fundos'. Ainda tenho muita leitura para fazer antes de fazer seja o que for.

Entretanto li estas notícias e noutro tópico  mais umas informações que de certa forma me deixam mais sossegado quanto aos CTPM e CA.

...falando da reestruturação da divida, parece-me claro que esse risco, hoje, não é igual ao que se sentia em finais de 2012 e princípios de 2013. Acresce ainda de que, a ocorrer um haircut ou algo semelhante, na minha opinião não ocorrerá nem em 2014, nem em 2015 porque:

- Tribunal constitucional permitiu cortes de salários e pensões até final de 2015 (redução directa e imediata da despesa);

- Entramos num período eleitoral, e tudo será feito para que esse assunto seja controlado e não discutido para não afectar a relação com os mercados (politiquices, portanto);

- Mesmo que os juros da emissão de divida aumentem, existe uma almofada financeira de, salvo erro, 12 mil milhões de euros, exactamente para evitar "ataques" dos ditos mercados financeiros.

Na minha opinião, até final de 2015 esse risco não estará presente, mas estaremos sempre atentos para ver (não vá surgir outro BES).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Rui, ja agora, alguma recomendação para obrigações actualmente?

No invest eles neste momento não sugerem nenhuma para um perfil conservador/moderado.

De momento estou fora desse mercado, já que não vejo nada assim muito interessante. Quando os CTPM pagam mais do que as obrigações do tesouro para o mesmo prazo, é sinal que não é terreno fértil para grandes rentabilidades sem correr grandes riscos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Rui recomendas portanto CTPM ou também achas que não é terreno fértil para grandes rentabilidades sem correr grandes riscos?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

CTPM parecem-me bem melhores que obrigações do tesouro. Mas rentabilidade, menos complicações, menos risco de liquidez.

Desde que não invista exageradamente não me parece má aposta. Para quem gosta de um rendimento conhecido e "garantido" à partida, acho que é das melhores opções que temos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Após conversar com o meu gestor de conta, foi-me recomendado o Fundo Misto Select Defensivo. Segundo consegui apurar o fundo não tem comissão de resgate nem de subscrição e é constituido por:

70% Outros fundos (acho isto confuso, pois não sei em que fundos se está a investir)

20% Acções

10% Mercados Emergentes

Estou a pensar em começar com 5000 que é o mínimo para investir neste fundo. Parece-vos uma boa aposta para um investidor conservador como vos descrevi no inicio deste tópico?

Em anexo partilho o IFI do fundo.

1200_e31b5251890aa082a7974ed0d5a38567fc58e7fc.pdf

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Após conversar com o meu gestor de conta, foi-me recomendado o Fundo Misto Select Defensivo. Segundo consegui apurar o fundo não tem comissão de resgate nem de subscrição e é constituido por:

70% Outros fundos (acho isto confuso, pois não sei em que fundos se está a investir)

20% Acções

10% Mercados Emergentes

Estou a pensar em começar com 5000 que é o mínimo para investir neste fundo. Parece-vos uma boa aposta para um investidor conservador como vos descrevi no inicio deste tópico?

Em anexo partilho o IFI do fundo.

Ainda não há praticamente dados nenhuns sobre esse fundo, é bastante recente, pelo que se torna difícil dar uma opinião concreta.

O facto de investir em "outros fundos" significa que é um fundo de fundos, ou seja, em vez de investir só em acções ou obrigações, investe em unidades de participação de outros fundos. É quase como se fosses tu a fazer uma carteira de fundos, mas neste caso essa carteira é feita pelo profissional gestor desse fundo.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ainda não há praticamente dados nenhuns sobre esse fundo, é bastante recente, pelo que se torna difícil dar uma opinião concreta.

O facto de investir em "outros fundos" significa que é um fundo de fundos, ou seja, em vez de investir só em acções ou obrigações, investe em unidades de participação de outros fundos. É quase como se fosses tu a fazer uma carteira de fundos, mas neste caso essa carteira é feita pelo profissional gestor desse fundo.

E que me dizem a este fundo com prémio Morning Star do BBVA? Será ainda 'muita areia para o meu camião' para me iniciar em investimentos em fundos? Junto anexo o IFI.

De momento com conta no Santandertotta e no BBVA os fundos a que tenho acesso não me parecem ser grande coisa...

1216_32136e6f5c0ebd3e42826464299eb828d7ac8e85.pdf

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor