Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
martabentes

IRS - casal solteiros um filho

14 publicações neste tópico

Boa noite,

Vivo há mais de 2 anos com o meu companheiro, somos solteiros e temos um filho de um ano. Sempre realizámos o IRS individualmente, no entanto, agora como temos um filho estamos na dúvida se é possível continuar a fazer o IRS individualmente declarando ambos metade das despesas do nosso filho.

Marta

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se têm a mesma morada fiscal podem fazer conjuntamente a declaração e declarar um dependente assim como as despesas, se querem continuar a fazer em separado então aí só um de voçês é que poderá declarar na totalidade as despesas do filho assim como declarar como dependente.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas

Exactamente como o D@vid disse: podem enviar a declaração de IRS em conjunto, vistoq ue têm morada fiscal conjunta há dois anos - tempo mínimo para se considerar união de facto.

Se enviarem em separado, só um de vocês poderá utilizar as despesas do filho, visto que um filho não pode ser dependente de dois agregados familiares ao mesmo tempo. 

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Antes de tudo, façam simulações para as várias situações possíveis, para verem o que é mais vantajoso, não se esqueçam que o abono de família é influenciado pelos rendimentos declarados.

Atenção a um pormenor: caso optem por entregar o Irs individualmente, o dependente só pode constar no irs do pai ou da mãe, que recebe o abono de família.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado a todos pelo esclarecimento.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde,

Legalmente um casal que viva em União de facto ( como é o caso da Martabentes) pode escolher por declarar sozinha ou em conjunto com o namorado?!

Pois eu encontro-me num situação idêntica, se podermos optar será sempre melhor ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Legalmente um casal que viva em União de facto ( como é o caso da Martabentes) pode escolher por declarar sozinha ou em conjunto com o namorado?!

Sim. Mais do que isso, tem essa opção todos os anos - num ano podem meter a declaração em conjunto e no seguinte em separado novamente, por exemplo.

É a grande discriminação contra o casamento :P

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Depois da resposta anterior surgiu-me uma dúvida - havendo um filho do casal, e sendo a entrega em separado, as suas despesas só podem constar numa das declarações, isso eu sei. Mas de uns anos para os outros pode mudar para a declaração do outro progenitor? Ou, fica sempre dependente do mesmo?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Paulo

Mas de uns anos para os outros pode mudar para a declaração do outro progenitor? Ou, fica sempre dependente do mesmo?

Fica sempre dependente do mesmo progenitor, e só pode constar no Irs do pai/mãe que recebe o abono de família. Actualmente, para determinação do escalão do abono de família, que é feito anualmente, é o fisco e a segurança social que fazem o cruzamento de informações quanto aos rendimentos e composição do agregado familiar.

Girassol

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Fica sempre dependente do mesmo progenitor, e só pode constar no Irs do pai/mãe que recebe o abono de família.

E como é que isso se determina? São os pais que decidem qual deles vai receber o abono de família? E, portanto, têm que tomar essa decisão logo quando a criança nasce, certo?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

pauloaguia

E como é que isso se determina? São os pais que decidem qual deles vai receber o abono de família? E, portanto, têm que tomar essa decisão logo quando a criança nasce, certo?

Certo. O requerimento é entregue na segurança social, logo que a criança nasce. O requerimento deve ser entregue pelo pai/mãe que tem rendimentos menores, de forma a receber o mais possível de abono de família. O montante do abono de família varia de acordo com a idade da criança e o nível de rendimentos de referência do agregado familiar.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

nessa siteuaçao axo muito injusto o meu filho esta comigo mas a maior parte das despesas da educaçao do meu filho o pai responsabilizou-se de pagar e por estar cmg nem isso tem o direito de declarar no irs. é so um a parte k axo injusto se é filho dos dois ambos separados deviam declarar as despesas do proprio filho...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

nessa siteuaçao axo muito injusto o meu filho esta comigo mas a maior parte das despesas da educaçao do meu filho o pai responsabilizou-se de pagar e por estar cmg nem isso tem o direito de declarar no irs. é so um a parte k axo injusto se é filho dos dois ambos separados deviam declarar as despesas do proprio filho...

Dizes que o pai se responsabilizou a pagar as despesas de educação do filho, mas efectivamente paga?

Se sim, não achas que é justo declarar ele essas despesas? Injusto seria tu pagares as despesas de educação e o pai declarar no IRS como sendo ele, não achas?

Se calhar não entendi bem  ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Dizes que o pai se responsabilizou a pagar as despesas de educação do filho, mas efectivamente paga?

Se sim, não achas que é justo declarar ele essas despesas? Injusto seria tu pagares as despesas de educação e o pai declarar no IRS como sendo ele, não achas?

Se calhar não entendi bem  ;)

sim como tu dizes era bastante injusto...

no meu caso sim, o pai responsabilizou-se de pagar tudo e paga por isso essas despesas todas entram no irs dele, pois n axaria justo o contrario. por a caso as finanças ainda nada disse., mas obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0