ruimneiva

Transferir carteira de titulos (Obrigações e Acções)

15 publicações neste tópico

Olá,

Tenho uma carteira de títulos no Novo Banco e gostaria de a transferir para outro banco.

Alguém sabe se é possível? Caso seja, quais os custos?

Obrigado

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá,

Tenho uma carteira de títulos no Novo Banco e gostaria de a transferir para outro banco.

Alguém sabe se é possível? Caso seja, quais os custos?

Obrigado

Normalmente não compensa, mas nada como veres o preçário ou perguntares ao teu gestor de conta.

Porque razão é que queres transferir a carteira do Novo Banco? Se este banco não for viável não perdes as tuas acções.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Titulos ( desde que não sejam do próprio banco ) são sgregados dos mesmos, não fazem parte do balanço dos bancos nem entram na massa falida caso ocorra algum problema no banco, no entanto, se for mesmo um desejo de transferir titulos, terá de ver no preçário do banco, que é o mesmo do BES.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu tenho duas carteiras de títulos, uma no Novo Banco e outra noutro Banco. Pago duas comissões de gestão da carteira de título.

Já há algum tempo que estou a pensar em ficar apenas com uma carteira. Entre ficar com a do Novo Banco e a do outro prefiro ficar com a do outro.

Vou ver o preçario do BEs e vou ver também o link do @jorge96

Obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu tenho duas carteiras de títulos, uma no Novo Banco e outra noutro Banco. Pago duas comissões de gestão da carteira de título.

Já há algum tempo que estou a pensar em ficar apenas com uma carteira. Entre ficar com a do Novo Banco e a do outro prefiro ficar com a do outro.

Obrigado

Agora fiquei confuso...

A carteira de títulos é tua ou tens alguém a geri-la? Se for um serviço de gestão de carteiras, o que tens de fazer é resgatar esse montante, porque não podes transferir algo que não é teu.

Se a carteira for tua, então basta veres o preçário.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Agora fiquei confuso...

A carteira de títulos é tua ou tens alguém a geri-la? Se for um serviço de gestão de carteiras, o que tens de fazer é resgatar esse montante, porque não podes transferir algo que não é teu.

Se a carteira for tua, então basta veres o preçário.

É minha.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pelo que entendi pagas a comissão de custódia em dois bancos diferentes porque tens titulos em ambos...pois mais vale teres tudo no mesmo, voltando a dizer, que os titulos não fazem parte do balanço do banco, o banco apenas te guarda os titulos, por isso cobrar por esse serviço, mas eles são sempre teus, seja no Novo Banco seja num banco da China  ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Vou contar a minha experiência...

Tinha uma carteira de fundos todos ESAF no BES e queria transferi-los para o Best (para evitar custos da conta no BES, pois iria deixar de receber o ordenado no mesmo). Pensei que uma vez que BES e Best estavam de alguma forma ligados que fosse um processo simples.

Enganei-me redondamente, fui a vários balcões do BES (incluindo a sede na Av. da Liberdade) e a cada um que ia a resposta era diferente. Acabei por não perceber se teria custos ou não (mas fiquei mais inclinado para a ideia de que sim). Uma vez que a carteira tinha cerca de 1 mês e as mais valias era uns 20 ou 30 € optei por resgatar tudo e subescrever novamente no Best (criando uma carteira completamente diferente e mais diversificada, devido à maior oferta do Best). Apenas o PPR que tinha foi transferido (por motivos obvios, não perder antiguidade, benificios fiscais etc) e posso-te dizer que demorou cerca de 2 meses até ficar concluido (penso que 95% do tempo se deveu a incompetência, mas o facto é que foi assim). Já agora aquando da transferência foi-me garantido que por ser fundo ESAF não teria custos, mas ouvi tantas versões que trasnferi sem certezas, mas no final não me foi cobrado nada, este foi um ponto positivo porque normalmente transferências de PPR's tem custo de 0,5%.

Não sei se com titulos de obrigações e acções será idêntico...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Vou contar a minha experiência...

Tinha uma carteira de fundos todos ESAF no BES e queria transferi-los para o Best (para evitar custos da conta no BES, pois iria deixar de receber o ordenado no mesmo). Pensei que uma vez que BES e Best estavam de alguma forma ligados que fosse um processo simples.

Enganei-me redondamente, fui a vários balcões do BES (incluindo a sede na Av. da Liberdade) e a cada um que ia a resposta era diferente. Acabei por não perceber se teria custos ou não (mas fiquei mais inclinado para a ideia de que sim). Uma vez que a carteira tinha cerca de 1 mês e as mais valias era uns 20 ou 30 € optei por resgatar tudo e subescrever novamente no Best (criando uma carteira completamente diferente e mais diversificada, devido à maior oferta do Best). Apenas o PPR que tinha foi transferido (por motivos obvios, não perder antiguidade, benificios fiscais etc) e posso-te dizer que demorou cerca de 2 meses até ficar concluido (penso que 95% do tempo se deveu a incompetência, mas o facto é que foi assim). Já agora aquando da transferência foi-me garantido que por ser fundo ESAF não teria custos, mas ouvi tantas versões que trasnferi sem certezas, mas no final não me foi cobrado nada, este foi um ponto positivo porque normalmente transferências de PPR's tem custo de 0,5%.

Não sei se com titulos de obrigações e acções será idêntico...

Eu fiz o caminho oposto, transferi um PPR do BPI para o Bes (ESAF) e demorou cerca de 2 semanas e uns dias.

A comissão de transferência de 0,5% é apenas para PPRs com capital garantido. Possivelmente o teu não seria e por isso é que não pagaste a comissão.

Eu tive que pagar porque o que tinha no BPI era capital garantido.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Por acaso não sabia desse detalhe, pensei que fossem todos os PPR. Penso que tenha visto essa comissão na ficha do meu PPR, dai ter dito que por ter ficado na mesma gestora, pois no ex-Bes e Best, ambos utilizam a ESAF. E o sim, o meu PPR é de capital garantido (pelo menos para 2013 e 2014), é o ES Multireforma Capital Garantido.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ponto por ponto:

Esse PPR não é um PPR, é um FPR, Fundo de Poupança Reforma, tem nome de Capital Garantido mas já vimos que só o é  pela gestora comprar as UPs necessária para que tal aconteca, mas na sua génese é um fundo logo não é um PPR puro de capital garantido, PPR de capital garantido só existe em seguradoras, tudo o que seja fora disso, como o exemplo da ESAF, é um fundo.

Portanto por se tratar de um fundo não tem lugar a pagamento de comissão.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ponto por ponto:

Esse PPR não é um PPR, é um FPR, Fundo de Poupança Reforma, tem nome de Capital Garantido mas já vimos que só o é  pela gestora comprar as UPs necessária para que tal aconteca, mas na sua génese é um fundo logo não é um PPR puro de capital garantido, PPR de capital garantido só existe em seguradoras, tudo o que seja fora disso, como o exemplo da ESAF, é um fundo.

Portanto por se tratar de um fundo não tem lugar a pagamento de comissão.

Não é isso que está na ficha do fundo na ESAF. Lá menciona uma comissão de transferencia de 1,50% mas pelo que me informei aquando da transferência do meu PPR o máximo que podem cobrar são os 0,5%.

Os investidores que estejam descontentes com o desempenho de seu PPR podem pedir a transferência para outro PPR de natureza idêntica ou diferente (fundos ou seguros). A comissão de transferência é, no máximo, de 0,5% e apenas nos PPR com garantia de capital (os fundos PPR sem garantia de capital nem sequer podem aplicar comissão de transferência).

https://www.deco.proteste.pt/investe/planos-poupanca-reforma-s33330.htm

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ao pedromiguelpinto cobraram alguma coisa?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Vou mandar um email à minha gestora de conta e depois partilho a resposta.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor