Investidor_casual

Seguros de capitalização

12 publicações neste tópico

Alguém tem este produto??

Vantagens e desvantagens face aos depósitos bancarios?

Qual a melhor companhia??

É efectivamente seguro??

Estão estes produtos associados a algum fundo de garantia de depósitos???

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Estes seguros são normalmente feitos para 8 anos, no entanto a maioria pode ser resgatada anates com algumas penalizações, pode ser uma desvantagem em relação aos depósitos, tem a vantagem fiscal, no resgate a partir de 5 anos a taxa de IRS diminui, ao contrário de um depósito que é sempre igual.

Melhor companhia não sei  ;D  melhor em que sentido??

São seguros, até mais que os depósitos, as seguradoras são obrigadas a replicar o dinheiro investido pelo cliente num fundo autónomo, a taxa de solvabilidade das companhias de seguros situava-se em 220% ( dados do ISP saidos há dias ), isto garante qualquer € em caso de falência de uma companhia.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Alguém tem este produto??

Eu tenho

Vantagens e desvantagens face aos depósitos bancários?

Vantagens: Como o David já disse, sendo uma aplicação tendencialmente de longo prazo, a tributação sobre os juros diminui. Por exemplo, num depósito a prazo que pague juros anualmente, a tributação sobre os juros é de 28%. Num Seg. capitalização, como não há pagamentos anuais (só no final do contrato), se aguardasses 8 anos e 1 dia pagarias 11,2% de imposto.

Desvantagens: para quem precise de movimentar dinheiro em menos de 5 anos, o seguro de capitalização não é a aplicação apropriada. Nos primeiros anos, normalmente, o resgate paga comissões elevadas e até se pode perder algum capital por causa destas comissões. O seguro de cap. pode ser constituído com uma única entrega, mas funciona também muito bem como um mealheiro a longo prazo: entrar com uma porção de dinheiro (p. Ex. 2 ou 3 mil euros); e depois organizar entregas programadas mensais (P. Ex: 100 ou 200 euros mensais), por débito direto na nossa conta bancária (entregas mensais de um valor que não nos faça falta).

Já se sabe: é uma aplicação que pode ser resgatada antes, mas que deve ser pensada para 8 anos e 1 dia. 

Qual a melhor companhia??

Eu subscrevi, nos CTT, no passado, o postal valor crescente da Fidelidade. Mas era uma entrega única, sem possibilidade de reforços. Entretanto subscrevi um do Bes (seguradora Bes vida). Depois encontrei um Seguro Capitalização que me pareceu melhor e resolvi parar as entregas no Bes. Subscrevi um da Eurovida - Eurovida poupança seguro.

Há imensos seguros de capitalização. Quase todas as seguradoras têm um. Eu acho que, atualmente, a Eurovida tem as melhores soluções (maior oferta e com melhores resultados). Mas existem tantos no mercado... Não os vi a todos. 

É efectivamente seguro??

Eu tenho essa convicção. Mas por exemplo, a Deco desaconselha os seguros de capitalização e aconselha Certificados do Tesouro Poupança Mais em alternativa. Eu também tenho CTPM, mas considero os Seg. Capitalização uma ótima solução para aforrar. E também não sei o que é mais seguro, se um Estado que deve biliões, ou uma seguradora que movimenta biliões e que até hoje sempre teve resultados positivos.

Estão estes produtos associados a algum fundo de garantia de depósitos???

Não, não têm. Nem acho que exista essa necessidade pelas razões que o David já explicou. Para mais, eu, desde 2008, já vi Estados a incumprirem (Argentina); já vi clubes de futebol a entrarem em insolvência (Glasgow Rangers); já vi bancos a falirem.

Mas nunca vi uma seguradora a falir. Nem uma. Mesmo seguradoras associadas a bancos que estiveram metidos em trapalhadas (Bes Vida, grupo Bes; Ocidental, do BCP; Real seguros, do BPN), mesmo essas, nada. Nem uma única insolvência. Nem sequer necessidade do Estado injetar dinheiro.

Mas cada um sabe de si.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ok! Muito obrigado pela explicação, especialmente pela objectividade com que o atlas respondeu as minhas questões.

Na verdade, procuro prazos mais ou menos alargados. Isto porque pretendo fazer um pé de meia para o meu filho que tem 4 anos!

Como nos bancos não encontro soluções para contas de crianças que sejam minimamente aceitáveis, ocorreu-me os seguros de capitalização e os CTPM.

Quando me referia a uma boa companhia de seguros, referia-me principalmente a solidez e facilidade de negociação e a informação disponível no respectivo portal!

Se alguém souber de soluções de poupança dirigidas a crianças, agradeço que partilhem!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ok! Muito obrigado pela explicação, especialmente pela objectividade com que o atlas respondeu as minhas questões.

Na verdade, procuro prazos mais ou menos alargados. Isto porque pretendo fazer um pé de meia para o meu filho que tem 4 anos!

Como nos bancos não encontro soluções para contas de crianças que sejam minimamente aceitáveis, ocorreu-me os seguros de capitalização e os CTPM.

Quando me referia a uma boa companhia de seguros, referia-me principalmente a solidez e facilidade de negociação e a informação disponível no respectivo portal!

Se alguém souber de soluções de poupança dirigidas a crianças, agradeço que partilhem!

Caro investidor,

Nisso das poupanças para crianças (especificamente pensado para as crianças), vê este produto e vê se te interessa:

http://www.bes.pt/sitebes/cms.aspx?plg=34b64e5e-bd3e-4024-9039-9c0cc027a819

http://www.bes.pt/sitebes/images/xselling/particulares/seguros_capitalizacao/FCBESCAPITALIZACAOJUNIOR.pdf

É especificamente para crianças. O Millennium tem um produto semelhante, mas as condições não são tão boas. Não sei se a Eurovida tem seguros de capitalização pensados especificamente para jovens.

Desses seguros de capitalização, dirigidos especificamente para o aforro dos mais jovens, eu já não sei tão bem qual o melhor.

Vê lá o que achas melhor.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A sensação que tenho, já de há vários anos, é que esses produtos para crianças, regra geral, não valem grande coisa. Pelo menos quando comparados com outros produtos sem esse rótulo (mas também com rentabilidade garantida e outras características idênticas a estes das crianças).

Mas a verdade é que nunca fiz uma análise muito detalhada.

Há alguma vantagem que distinga estes produtos especificamente para crianças dos produtos "normais"?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Há alguma vantagem que distinga estes produtos especificamente para crianças dos produtos "normais"?

Não faço ideia.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Experimenta pesquisar por seguros dotais, para alêm de poupança garantem o capital caso exista a morte do pai, tendo os filhos direito ao capital contratado na data que o pai anteriormente definiu, uma vez que são seguros de vida mistos.

Senão o melhor será mesmo aplicações sem essa conotação de produtos para crianças, como fundos de investimento.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

o que acham do seg. capitalização da CCAM - CA Poupança Activa da comp. seguros CA Vida, ando à procura dum SC que seja razoável.

entre cap. seguro, comissões de subscrição e de resgate e taxa, este não me parece mal.

o que acham deste e alternativas boas?

tb existe o Capital tx garantida BES Vida...mas está ligado a empresa do BES e estou farto de canalha...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

o que acham do seg. capitalização da CCAM - CA Poupança Activa da comp. seguros CA Vida, ando à procura dum SC que seja razoável.

entre cap. seguro, comissões de subscrição e de resgate e taxa, este não me parece mal.

o que acham deste e alternativas boas?

tb existe o Capital tx garantida BES Vida...mas está ligado a empresa do BES e estou farto de canalha...

Uma vez que a taxa é fixada anualmente, como é que têm evoluído as taxas ao longo do tempo?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Uma vez que a taxa é fixada anualmente, como é que têm evoluído as taxas ao longo do tempo?

2011 - 2,5

2012 - 2,5

2013 - 2,1

2014 - 2,6

mas tem com. subsc. mt alta - 1,5

para 10 K, perde-se logo 150,00

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde,

Sou titular de um seguro de capitalização da Eurovida (Financial planning savings ppr) com o objetivo de criação de uma componente de investimento/poupança. Neste momento já investi aprox. 6K, com entregas mensais de 200€-400€. Nesta fase pretendo expor-me a um maior risco pois a constituição do seguro não traz rentabilidades superiores à inflação.

Em primeiro lugar gostaria de saber se há alguma maneira de proceder de forma a saber:

- quais as UP's e preços iniciais por fundo?

- qual o investimento em UP's e valor por cada fundo?

A alocação atual é de 76% / 4% / 20%. Esta alocação é gerida pelo gestor da Eurovida ou será sempre fixa até ao final dos 8 anos?

Consigo saber exatamente o meu nº de UP's iniciais (distribuido por cada fundo) e o nº de UP's que tem sido subscrito em cada entrega mensal?

Consideram o montante atual um valor considerável para fundo maneio? Para investir em ETF's acham que será melhor aguardar pelo final dos 8 anos ou autonomamente poderei resgatar e ir consituindo uma carteira de ETF's? Alguém dá preferencia a uma estratégia de investir num fundo com mais risco e manter as entregas períodicas no seguro de capitalização?

Obrigado pela ajuda

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead