Swimmer

Investimento - Deposito a prazo?

27 publicações neste tópico

Olá a todos,

Bem haja pela existência deste forum de modo a tirar dúvidas financeiras a muita gente.

Não percebo nada de contas poupança, investimento, acções, nada...

Utilizo o sistema bancário apenas com contas á ordem.

Têm-me dito que deveria colocar algum do meu dinheiro numa conta poupança mas tenho medo/receios.

Para além de não perceber nada sobre o assunto, tenho receio de precisar do dinheiro e não o poder movimentar em caso de aflição e por isso tenho continuado apenas com contas à ordem.

Depois olho para os valores que "dão" os juros e são tudo coisas praticamente insignificantes.

Gostaria de conselhos, pontos de vista, para melhor perceber o funcionamento de contas poupança / investimento.

Estou a pensar "arriscar" 5000 euros numa situação dessas

Qual o vosso conselho?

Conseguem ajudar-me a fazer uma projecção do "investimento" de 5000 euros e qual o retorno final liquido?

Obrigado

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá a todos,

Bem haja pela existência deste forum de modo a tirar dúvidas financeiras a muita gente.

Não percebo nada de contas poupança, investimento, acções, nada...

Utilizo o sistema bancário apenas com contas á ordem.

Têm-me dito que deveria colocar algum do meu dinheiro numa conta poupança mas tenho medo/receios.

Para além de não perceber nada sobre o assunto, tenho receio de precisar do dinheiro e não o poder movimentar em caso de aflição e por isso tenho continuado apenas com contas à ordem.

Depois olho para os valores que "dão" os juros e são tudo coisas praticamente insignificantes.

Gostaria de conselhos, pontos de vista, para melhor perceber o funcionamento de contas poupança / investimento.

Estou a pensar "arriscar" 5000 euros numa situação dessas

Qual o vosso conselho?

Conseguem ajudar-me a fazer uma projecção do "investimento" de 5000 euros e qual o retorno final liquido?

Obrigado

Qual o horizonte temporal?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não tenho nenhum tempo definido mas nem que seja para perceber melhor o funcionamento da coisa, gostaria de ir até a um máximo de 1 ano

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não tenho nenhum tempo definido mas nem que seja para perceber melhor o funcionamento da coisa, gostaria de ir até a um máximo de 1 ano

Se fosse m/l prazo sugeria para passar pelo tópico dos fundos de investimento...

Não sendo o melhor é ficar pelos dp e aproveitar as taxas promocionais....

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Visto que me parece não teres conhecimentos nenhuns vou-te falar dos mais básicos e que por agora deve ser o que procuras, penso eu.

Os depósitos a prazo (DP) tipicamente consistem num investimento que fazes durante algum tempo e no fim desse tempo recebes de volta o dinheiro que investiste mais os juros contratados. Normalmente é apresentada a Taxa Anual Nominal Bruta TANB, mas o que te dá o valor dos juros que vais receber é a Taxa Anual Nominal Liquida TANL, que basicamente é tirares 28% a TANB.

Há vários depósitos a prazo, alguns permitem-te a meio do prazo tirares o teu dinheiro sendo que não recebes juros e outros não podes movimentar o dinheiro. "Diz-se" que os DP são seguros e estão cobertos pelo Fundo de Garantia de Depósitos. Eu quero acreditar nisto e não penso muito no assunto.

No teu caso também penso que poderias dar uma olhadela ao certificados de aforro ou certificados do tesouro CTPM, comercializados nos CTT, que podes interpretar como se fosse um DP em que recebes juros, mas na realidade o que estás a fazer é a emprestar dinheiro ao estado sendo que ele se compromete a reembolsar-te.

Também tens as contas poupança que não sei bem como funcionam, mas acho que não passam de DP com regras diferentes, mas principio idêntico, mas isto não sei bem.

Depois existem os fundos de investimento, mas acho que para já não é para ti, visto que se estás com medo de perder algum dinheiro.

Alguma dúvida diz ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tenta encontrar um depósito a prazo que te dê uma Taxa líquida pelo menos igual à inflação.

Senão, e especialmente nos depósitos à ordem estás na prática a perder dinheiro, já que os teus 5000€ ao final de um ano já não têm o mesmo poder de compra que tinham no início.

Qualquer coisa como 1.5% seria o mínimo.

Como tens 5000€ sugiro que abras conta no banco Invest.

Tens um depósito a prazo promocional com vários prazos que te rende 3.25% brutos ao ano.

Podes movimentar o dinheiro quando quiseres e a partir de dada altura só perdes metade dos juros.

Tens também acesso ao MoneyBox que é quase como uma conta à ordem mas que te paga 2% brutos / ano, sempre disponível. Tem umas regras de movimentação um pouco confusas de início, mas percebendo a ideia fica simples.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Por exemplo no Invest aproveitando a taxa promocional os 5000€ rendem qualquer coisa como 116€ num ano.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tiaguh24, muito obrigado pela introdução... É por aí que terei de ir...

Jaymz, obrigado pela sugestão.

Questão: No Banco Invest, os 116€ é "lucro" ao final de um ano ou é 116€ - 28% (do quê? dos 116€)?

Como funciona depois esta questão dos depósitos a prazo na altura do IRS? Há algum cuidado que devo ter?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Existe algum ficheiro de excel ou assim que facilite na simulação de depositos a prazo?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tiaguh24, muito obrigado pela introdução... É por aí que terei de ir...

Jaymz, obrigado pela sugestão.

Questão: No Banco Invest, os 116€ é "lucro" ao final de um ano ou é 116€ - 28% (do quê? dos 116€)?

Como funciona depois esta questão dos depósitos a prazo na altura do IRS? Há algum cuidado que devo ter?

Basicamente o juro que recebes de 5000€ será 5000*0.0325*(1-0.28)=117€. Estes 117 já consideram o que tiveste de pagar ao estado, ou seja, são limpos.

Na altura do IRS não tens de te preocupar com isto, penso eu.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se investires 5000€ a uma taxa bruta de 3,25% dá 162,50€ de juro. O banco retém 28% para efeitos de IRS, ou seja, ficas com 117€

À partida não tens de te preocupar porque como os juros sofrem retenção na fonte à taxa liberatória, não precisas de declarar mais nada.

No entanto, se o teu escalão de IRS tiver uma taxa inferior a 28%, aí pode valer a pena englobar esses rendimentos na declaração para serem tributados juntamente com o resto à mesma taxa (e o estado devolve a diferença do que cobrou a mais ou abate ao imposto que eventualmente ainda tenhas a pagar).

Para optares pelo englobamento, em Janeiro tens de pedir uma declaração do banco para esse efeito. E tens também de englobar todos os rendimentos sobre os quais possas optar pelo englobamento (rendimentos prediais, outros juros recebidos, dividendos, etc).

Admitindo que não estás num dos escalões mais baixos, a opção pelo englobamento não será interessante e, como disse ao início, não tens de te preocupar com mais nada.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Existe algum ficheiro de excel ou assim que facilite na simulação de depositos a prazo?

Faz uma pesquisa por simulador de depósitos a prazo e encontras muitos online.
0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

pauloaguia, obrigado.

Uma questão que me deparei.

Pensando num depósito a 90 dias (pe) dizem que a taxa é 2%, estes 2% são anuais ou são nos 90 dias?

O caso mais concreto é este: Depósito a prazo através da aplicação Mobile do Totta.

[table][tr][td]TANB [/td] [td] 1,25% [/td] [/tr] [tr] [td] Prazo [/td] [td] 92 dias [/td] [/tr] [tr] [td] Montante Mínimo [/td] [td] 250€ [/td] [/tr] [tr] [td] Montante Máximo [/td] [td] 5.000€[/td][/tr][/table]

É algo que faz sentido?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

pauloaguia, obrigado

O Tiaguh24 foi mais rápido ;)

Pensando num depósito a 90 dias (pe) dizem que a taxa é 2%, estes 2% são anuais ou são nos 90 dias?

TANB - Taxa ANUAL Nominal Bruta, ou seja, com base de referência a um ano.

Se o dinheiro só está investido 90 dias (1/4 de um ano), então só vai valorizar 0,5% (1/4 de 2%)

É obrigatória a indicação da TANB pois é a melhor forma de comparar a rentabilidade de depósitos com prazos diferentes.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado. Suspeitei disso e agora faz mais sentido.

Algum de vocês funciona com o Banco Invest? Se sim, como procederam à abertura da conta?

Como se processam no caso de assinaturas por exemplo?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado. Suspeitei disso e agora faz mais sentido.

Algum de vocês funciona com o Banco Invest? Se sim, como procederam à abertura da conta?

Como se processam no caso de assinaturas por exemplo?

Eu iniciei o processo de abertura de conta online no site do banco.

Recebi os documentos em casa, assinei e fui aos correios. Eles têm um protocolo com os ctt e autenticam lá os documentos e enviam para o banco sem custos.

E foi só. Assim que recebi o NIB transferi os 5000€ (na verdade foram duas transferências, o que interessa é o total e ficou concluída a abertura.

Mas se tiveres um centro de investimento perto de casa é mais fácil e rápido, vê no site os que existem.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Estive a ler umas coisas e apercebi-me disto (se tiver enganado digam)

1 - O banco best pertence ao universo do BES e parece-me que neste momento é de manter uma distância considerável.

2 - O privatbank é um banco da Letónia e o fundo de garantia é gerido nesse país, não me parece muito seguro, parece oferecer boas taxas mas muito poucas agências (balcões) em Portugal.

Disseram-me também que há muita gente a fugir dos depósitos a prazo e a subscrever certificados de aforro.

Sou leigo, conseguem explicar-me o que são certificados de aforro, quais as vantagens e desvantagens e se será uma boa aposta?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

1 - O banco best pertence ao universo do BES e parece-me que neste momento é de manter uma distância considerável.

2 - O privatbank é um banco da Letónia e o fundo de garantia é gerido nesse país, não me parece muito seguro, parece oferecer boas taxas mas muito poucas agências (balcões) em Portugal.

Disseram-me também que há muita gente a fugir dos depósitos a prazo e a subscrever certificados de aforro.

Sou leigo, conseguem explicar-me o que são certificados de aforro, quais as vantagens e desvantagens e se será uma boa aposta?

Por vezes temos ideias erradas das coisas e temos de investigar :)

No teu ponto 1, atenção que o Best faz parte sim do universo do Novo Banco, e não BES, :) e quanto ao manter uma distancia consideravel, remeto-te um link de um estudo de há uns meses da Deco:

http://www.ionline.pt/artigos/dinheiro-financas-pessoais/conheca-os-bancos-onde-os-seus-depositos-estao-protegidos

Como chegaram eles a esta conclusão? simples, pelos seus rácios de solvalibilidade, isto para dizer que sim senhor o Best faz parte de todo aquele universo mas tem uma administração autónoma e com rácios bem acima do resto da banca Portuguesa, para não falar que tem subido o seu lucro 20% ao ano, assim como o BiG que também apresenta bons rácios.

O teu ponto 2, é quase igual ao ponto 1, confesso que também tive algum receio desse banco mas na verdade também nunca me dei ao trabalho de ver as suas contas e rácios, e portanto não se pode logo á partida se dizer que é um mau banco só por ser da Letónia :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Isto de não perceber nada do assunto e ter muito respeito ao dinheirinho que me custou poupar, é mesmo assim...

Sou cliente do ActivoBank e tenho estado a pensar se não será melhor começar por aí...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ora nem mais, o € custa a ganhar  ;)

então se tens conta no Activo comeca por ai claro, não só tens depósitos como outras aplicações, mas repara como são as coisas e o que fazem as noticias, mas isto não é critica, é mesmo para deixar a pensar, fazer o paralelo entre Activo e Best.

Activo dá prejuizos salvo erro há 5/6 anos seguidos, o Best dá lucros de 20% ao ano, sai um estudo na Deco onde diz que o Best e o biG são os mais seguros, o Activo está cá bem abaixo, no entanto devido a toda esta questão GES o pessoal sente-se mais seguro por exemplo no Activo..

É como aquela noticia de € a entrar na CGD, há uns tempos era um banco a evitar porque era do Estado e o Estado estava á beira da falência, agora passou a ser refugio  ;D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Uma informação, o Best está ligado ao BES de alguma forma :)?...quer dizer o BES é accionista do Best?...porque as agencias do Best parece me estar no mesmo local das do BES!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Uma informação, o Best está ligado ao BES de alguma forma :) ?...quer dizer o BES é accionista do Best?...porque as agencias do Best parece me estar no mesmo local das do BES!

Só arranjam complicações...o BEST pertence ao "novo banco" (até lhe chamarem outra coisa ;D ). O facto das agências estarem próximas não significa nada.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Uma informação, o Best está ligado ao BES de alguma forma :) ?...quer dizer o BES é accionista do Best?...porque as agencias do Best parece me estar no mesmo local das do BES!

O Best era detido em 75% pelo BES e 25% pelo Saxo Bank ( banco Dinamarquês ), agora é detido em 75% pelo Novo Banco e continua a ser detido em 25% pelo Saxo Bank.

O que é de salientar é quem me parece que entre Best e BES a única coisa que os ligava era o Best utilizar os balcões do BES para envio de papeis de clientes ou para fazer depósitos, porque de resto o Best é autónomo, com gestão própria, nem vejo nenhum Espirito Santo na Administração se forem ao site :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O exemplo que dei do Invest foi apenas e só por ser dos que tem as melhores taxas para depósitos a prazo.

O Best também é uma boa alternativa, eu pessoalmente também tenho conta lá e não tenho razões de queixa. Também têm um depósito promocional com uma boa taxa (3.75% brutos, acho) mas é só a 90 dias.

Os certificados de aforro são uma forma de emprestar dinheiro ao estado. Abre-se conta nos CTT e faz-se o depósito a partir de 100€, se não estou em erro. Durante os primeiros 3 meses não se pode movimentar o dinheiro. As taxas de juro são boas, cerca de 3.1 brutos.

Também tens os CTPM, que são certificados do tesouro. São a 5 anos e durante o primeiro ano não se pode mexer no dinheiro. As taxas são cresçentes e começam salvo erro nos 2.5% e acabam nos 5%. Assumindo que se deixa lá o dinheiro os 5 anos a média anda pelos 3 ponto qualquer coisa. O mínimo são 1000€ para subscrever.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O exemplo que dei do Invest foi apenas e só por ser dos que tem as melhores taxas para depósitos a prazo.

O Best também é uma boa alternativa, eu pessoalmente também tenho conta lá e não tenho razões de queixa. Também têm um depósito promocional com uma boa taxa (3.75% brutos, acho) mas é só a 90 dias.

Os certificados de aforro são uma forma de emprestar dinheiro ao estado. Abre-se conta nos CTT e faz-se o depósito a partir de 100€, se não estou em erro. Durante os primeiros 3 meses não se pode movimentar o dinheiro. As taxas de juro são boas, cerca de 3.1 brutos.

Também tens os CTPM, que são certificados do tesouro. São a 5 anos e durante o primeiro ano não se pode mexer no dinheiro. As taxas são cresçentes e começam salvo erro nos 2.5% e acabam nos 5%. Assumindo que se deixa lá o dinheiro os 5 anos a média anda pelos 3 ponto qualquer coisa. O mínimo são 1000€ para subscrever.

São os CTPM, que são capital garantido, ou cobertos por um fundo?...

Era uma hipótese para investir nos CTPM.

Para subescrever é só nos CTT?...já ouvi dizer que depois pode aderir através do IGCP (online), já alguém aderiu?...é fácil? ;)

Obrigado.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead