pusched

IRS Casa Alugada

3 publicações neste tópico

Ola,

Antes de mais peco desculpa se o meu portuguese nao e muito bom. Ja nao moro em Portugal a muitos anos e o meu computador nao tem as letras todas que e preciso.

Eu tenho uma casa alugada em Portugal e tinha a Remax a tratar das coisas todas mas nao correu certo e agora estou eu a tomar conta e como sai de Portugal quando ainda era jovem, nunca tive informacao sobre IRS e coisas similares e acho dificil ler os documentos formais sobre isto.

A Remax fez o ultimo IRS mas ainda nao recebi a conta para pagar - alguem sabe quando elas vao comecar a ser enviadas e data de pagamento?

E verdade que nao posso descontar o condomino dos rendimentos? Sei que posso descontar o IMI, nao e?

Qual e a taxa que tenho que pagar na renda da casa?

A casa esta alugada com contracto e 3 copias foram feitas e uma entrega nas financas e selo de imposto pago.

Obrigada em avanco.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
A Remax fez o ultimo IRS mas ainda nao recebi a conta para pagar - alguem sabe quando elas vao comecar a ser enviadas e data de pagamento?
Porventura tens ViaCTT? Vê se não mandaram a notificação para lá.

De qualquer forma podes consultar a tua situação através do portal das finanças, saber quanto tens a pagar. Em princípio a data de pagamento deve ser até ao fim deste mês (embora no meu caso concreto apareça a primeira semana de Setembro, não sei porquê). Deve também de te aparecer o número do documento da nota de cobrança (vai aos Movimentos Financeiros -> IRS de 2013 -> vê o detalhe da nota de cobrança) para poderes pagar através do homebanking.

Se tiveres de pagar e não tiveres indicação de como efetuar o pagamento entra em contacto através do e-balcão para tentar perceber porque não recebeste ainda a demonstração de liquidação e/ou saber como podes pagar o imposto.

E verdade que nao posso descontar o condomino dos rendimentos? Sei que posso descontar o IMI, nao e?
Podes descontar o condomínio, sim. Diz o Código do IRS (que não é assim tão intragável como possas pensar):
Artigo 41.º

Deduções

1 - Aos rendimentos brutos referidos no artigo 8.º deduzem-se as despesas de manutenção e de conservação que incumbam ao sujeito passivo, por ele sejam suportadas e se encontrem documentalmente provadas, bem como o imposto municipal sobre imóveis e o imposto do selo que incide sobre o valor dos prédios ou parte de prédios cujo rendimento seja objeto de tributação no ano fiscal.

2 - No caso de fracção autónoma de prédio em regime de propriedade horizontal, deduzem-se também os encargos de conservação, fruição e outros que, nos termos da lei civil, o condómino deva obrigatoriamente suportar, por ele sejam suportados, e se encontrem documentalmente provados.

3 - Na sublocação, a diferença entre a renda recebida pelo sublocador e a renda paga por este não beneficia de qualquer dedução.

Qual e a taxa que tenho que pagar na renda da casa?

Desde o ano passado que os rendimentos prediais pagam 28% de imposto (esta taxa é aplicada sobre a diferença entre o que recebes de renda e as despesas prediais que deduzires).
0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigada pela resposta.

Remax disse que nao se podia por o condominio como despesa, mas prontos ja sei para o ano que vem.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor