atlas

Participação de visitantes

16 publicações neste tópico

Já que a Administração do Fórum não coloca qualquer entrave, nós deveriamos estabelecer entre nós um pacto de não responder a visitantes e somente a quem estivesse registado.

Pela minha parte, a partir de hoje é o que irei fazer.

Boa tarde David,

Tenho a seguinte carteira que à tempos  deixei aqui:

[table] [tr] [td]                   ES Acç Europ

[/td] [td]

15% [/td] [td]

[/td] [/tr] [tr] [td]

[/td][td][table][tr][td]ES Liquidez[/td][td]2%[/td][/tr][tr][td][/td][td]ES Obrig Europ[/td][td]19%[/td][/tr][tr][td][/td][td]ES Pl Crescim[/td][td]2%[/td][/tr][/table][/td][/tr][tr][td][/td] [td] ES Portugal Acç

[/td] [td] 30%

[/td] [/tr] [tr] [td][/td] [td] ES Renda Mensal

[/td] [td] 4%

[/td] [/tr] [tr] [td][/td] [td] ES Rend Plus

[/td] [td] 20%

[/td] [/tr] [tr] [td][/td] [td] Sant Acções Portug

[/td] [td] 4%

[/td] [/tr] [tr] [td][/td] [td] PI US Fund Grw

[/td] [td] 4%

[/td] [/tr] [/table]Na tua opinião achas que dada a situação devo mexer em algum deles? O rendimento plus está em risco com esta situação ?!! PAreceu-me ouvir na tv que sim...

Obrigado se os outros amigos quiserem dar opinião também agradeço.

Um abraço a todos.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Já que a Administração do Fórum não coloca qualquer entrave, nós deveriamos estabelecer entre nós um pacto de não responder a visitantes e somente a quem estivesse registado.

Pela minha parte, a partir de hoje é o que irei fazer.

x2

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sei que por vezes a participação de alguns visitantes não é a mais construtiva (o que também acontece com alguns poucos membros), mas qual é o grande prejuízo que vês na possibilidade dos visitantes poderem colocar mensagens?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Vejo um senão que já tinha falado nisso, claro que um participante registado também o pode fazer mas teria de registar vários mails, que é um participante entrar as vezes que quiser com vários nomes, eu até desconfio que existe por aqui muitos que falam sozinhos uns com os outros  ::)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sei que por vezes a participação de alguns visitantes não é a mais construtiva (o que também acontece com alguns poucos membros), mas qual é o grande prejuízo que vês na possibilidade dos visitantes poderem colocar mensagens?

São três os motivos, a saber:

- perigo de usurpação de identidade,

- desconhecimento do histórico, e

- uso do caráter de visitante com fins censuráveis.

Começando pela identidade, se alguém aqui vier sempre com a mesma identidade, porque está registada, conseguiremos estabelecer uma cronologia das intervenções, salvaguardando melhor os interesses dos outros membros.

Eu dou um exemplo prático: o caso do "salvador". O tópico dele sobre ETF's serviu, no mínimo, ao que parece, de inspiração para muita gente aqui investir. E fizeram-no porque, lendo sucessivamente os vários post's, aquelas mensagens, todas em conjunto, fizeram sentido.

Imagina agora que eu aparecia aqui e, numa atitude destrutiva, fazia-me passar pelo "salvador". E ali começava a dissertar barbaridades (ou pior, dissertar indicando elementos errados, propositadamente, com a intenção de prejudicar, indiscriminadamente, o maior número possível de pessoas que pudessem acreditar em mim).

Face ao registo anterior do salvador, acredito que alguém se poderia sentir fortemente impelido a mudar a sua estratégia. Não é só o que escrevemos aqui num post. Vamo-nos conhecendo aqui pelo nosso registo histórico. E o salvador tem a credibilidade do que aqui já escreveu.

Se alguém aqui lhe usurpar a identidade e se fizer passar por ele, creio que será prejudicial.

Segundo motivo: o histórico.

Com todo o respeito pelos demais, mas é completamente diferente um post sobre fundos de investimento do David, do que outros membros. É completamente diferente um post sobre investimento em ações do cardoso ou do katolo, do que outros membros. É completamente diferente um post de etf do mouro ou do ruicarlov do que outros membros. Não é que os demais não mereçam todo o respeito. Mas há aqui quem releve ter um pouco mais de conhecimento do que outros.

Ora, e aqui ligado com o que referi um pouco atrás, como é que me podem garantir que o visitante é sempre a mesma pessoa?

Terceiro motivo: o uso da capa de visitante para fins não aconselháveis.

Este motivo é o mais fácil de compreender. Basta ler o tópico em que um visitante aqui veio afirmar que tinha feito queixas aos reguladores das pessoas que aqui escrevem, para se entender a que me refiro. Não é que o registo não permita as mesmas condutas. Mas só o trabalho de ter de proceder ao registo espera-se que as desmotive.

Cumprimentos,

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Vejo um senão que já tinha falado nisso, claro que um participante registado também o pode fazer mas teria de registar vários mails, que é um participante entrar as vezes que quiser com vários nomes, eu até desconfio que existe por aqui muitos que falam sozinhos uns com os outros  ::)

ahah

Isso está mesmo à vista...um participante registar-se com vários nomes para vir aqui repetir as mesmas perguntas.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

x2

;)

O pior é repetirem sucessivamente as mesmas perguntas -.- eu também não queria ter trabalho de procurar o pouco que sei mas se não o fizer...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

São três os motivos, a saber:

- perigo de usurpação de identidade,

- desconhecimento do histórico, e

- uso do caráter de visitante com fins censuráveis. 

Relativamente aos dois primeiros, o facto do fórum ser público ajuda a minimizar a probabilidade - os outros membros depressa começam a estranhar se um utilizador alterar o seu comportamento e provavelmente comentam isso no fórum.

Lembro-me há uns anos de isso ter acontecido num outro fórum onde participava em que alguém tirou partido da má escolha da fonte usada no site e durante algum tempo se começou a fazer passar por outros utilizadores através da confusão entre o 'i' maiúsculo e o 'L' minúsculo, por exemplo. Ao fim de poucas mensagens totalmente contraditórias com o que era habitual foi apanhado e as contas foram canceladas (e a fonte revista :P).

Também há o reverso da medalha - volta e meia recebo mensagens privadas aqui no fórum apenas porque já cá deixei muitas mensagens. Para algumas pessoas, o facto de olharem ali para o lado esquerdo e verem que já escrevi uns milhares de mensagens fá-los, de alguma forma, sentirem mais confiança para me mandarem uma mensagem privada. Ora, se é verdade que já deixei muitas mensagens sobre heranças ou impostos, por exemplo, raramente me apanham a escrever nos tópicos sobre fundos, CLNs e outros produtos afins. Mas nem por isso deixo de receber mensagens privadas sobre esses temas "porque vi que escreve muito neste fórum" :P

Ou nem por isso quer dizer que as pessoas devam confiar mais em mim se eu disser alguma bacorada num dos tópicos em que não estou tão à vontade... ou mesmo num dos tópicos em que estou mais à vontade - não seria a primeira nem a décima vez que alguém me corrige, e é isso que eu acho que é a mais valia num fórum.

Quanto aos fins censuráveis, é como dizes, mesmo autenticados podem fazê-lo. O facto dos visitantes terem que passar pela aprovação dos moderadores limita, a meu ver, os casos mais flagrantes (como publicidade descarada, por exemplo, ou agressões verbais a outros utilizadores). O caso concreto que referiste teve como consequência aparecerem algumas pessoas a chamar a atenção para o facto de que não se deve avançar nos investimentos sem se perceber o que se está a fazer e nunca apenas porque alguém num fórum disse que sim - é bom relembrar essas coisas de vez em quando.

Na minha opinião, o principal problema com os visitantes é o facto de não haver feedback. Como não se registaram nunca serão notificados das respostas às suas questões - que muitas vezes até ficam meio perdidas à espera de mais informação que alguém pede ao tentar ajudar (mas pronto, pode sempre ser que mesmo assim sirvam de guia a alguém com problemas idênticos). Ou não é possível, uns meses mais tarde, aparecer alguém e perguntar ao visitante como é que ele acabou por resolver determinado problema.

Foi por isso que, há uns meses atrás, sugeri ao Pedro que acrescentasse um alerta quando se deixa uma mensagem como visitante - e acho que há mais pessoas que acabam por se inscrever em consequência disso.

Tirando esta questão - que raramente alguém refere quando se fala desta questão dos visitantes - não vejo que o facto de os visitantes poderem ou não participar traga grande diferença à forma como o fórum tem funcionado (excepto pelo facto de os moderadores terem o trabalho de as aprovar - mas, curiosamente, não costumam ser os moderadores a queixar-se).

Mas, voltando ao tópico, cada um é livre de responder às mensagens que quiser e de não responder às outras - não precisa de haver um pacto para isso porque também ninguém é obrigado a responder ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Caro Pauloaguia,

Não concordo. Mas tenho de aceitar, porque os senhores é que administram isto. Mas pela minha parte, para os visitantes, fechei a loja.

Cumprimentos,

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Caro Pauloaguia,

Não concordo. Mas tenho de aceitar, porque os senhores é que administram isto.

Neste assunto só dou a minha opinião, não sou eu que decido.
0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Vamos lá ver por partes:

1 - perigo de usurpação de identidade

Quando é que isso acontece? Se 2 visitantes usarem o mesmo nick?

2 - desconhecimento do histórico

Ok, mas isso é mais um problema de quem publica, não de quem lê. Se eu vir um post de um visitante serei mais céptico do que um de utilizador já registado e com histórico de mensagens. Ou não?

3 - uso do caráter de visitante com fins censuráveis.

Bom, na realidade os posts de visitantes têm de ser aprovados pelos moderadores antes de serem publicados. Podemos ter falhado num caso ou noutro, mas o princípio é esse. Aliás, mesmo utilizadores registados com poucas mensagens vêem os seus posts moderados antes da publicação.

Isto de aceitar posts de visitantes não é uma teima. Simplesmente não gostaríamos de tornar o fórum demasiado centrado em si mesmo e permitir que alguma facilidade as pessoas pudessem contribuir, até porque um dos grandes objectivos do fórum é permitir que cada vez mais pessoas entendam um bocadinho mais de finanças pessoais. Como o Paulo já disse, muitas vezes os visitantes contribuem com perguntas e respostas interessantes, não será "injusto" penalizar todos os benfeitores por meia-dúzia de indivíduos menos correctos?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A meu ver o unico problema que existe é o de usar e deitar fora.

A maior parte dos visitantes so vem aqui fazer um uso do tipo 'consultório'.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A meu ver o unico problema que existe é o de usar e deitar fora.

A maior parte dos visitantes so vem aqui fazer um uso do tipo 'consultório'.

Mas vem daí algum mal? Eu penso nas temáticas de finanças pessoais diariamente, mas há pessoas que não ligam muito ao tema excepto quando têm problemas. Talvez não estejam a agir da melhor forma, mas parece-me razoável que queiram esclarecer as suas dúvidas.

Talvez parte da solução seja fazer com que a moderação segregue mais esse tipo de posts em novos tópicos, para não fazer confusão com os tópicos que já decorrem e onde as perguntas talvez não se enquadrem muito directamente. Ajudava?

Parece-me que também há um outro motivo para criticarem os visitantes: que fazem perguntas que já foram respondidas N vezes. Esse problema é real, contudo o grande problema é que não é fácil a quem não acompanhe periodicamente os tópicos saber o que já foi respondido. Por exemplo no tópico do BES, que teve largas dezenas de posts em poucos dias, não é fácil andar para trás à procura das coisas, eu próprio tenho esse problema. Alguma sugestão?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Para mim é assunto encerrado  ;D , o Pedro ( e acho bem que ele é que é o Dono Disto Tudo salvo seja ahah ) não vai alterar o funcionamento do forum.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Para mim é assunto encerrado  ;D , o Pedro ( e acho bem que ele é que é o Dono Disto Tudo salvo seja ahah ) não vai alterar o funcionamento do forum.

Epá, o meu objectivo é que as coisas façam sentido. Não é possível agradar a todos, mesmo quando parte deles contribui tanto e tão positivamente para o fórum, mas o que tento fazer é arranjar um compromisso entre termos cada vez mais qualidade mas também não afastar os menos sabedores dos temas.

Resumindo, eu e (presumo) os restantes moderadores estamos abertos a sugestões, mesmo que impliquem alterações de funcionamento do fórum, desde que haja algum consenso e se consiga ver os benefícios claros das medidas.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Na minha opinião, que vale o que vale, a partir do momento em que os posts de visitantes são sujeitos a moderação antes de serem publicados, o problema está mitigado.

Agora o que podem fazer é ignorá-los. Será que há um plug-in para o fórum que faça isso?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead