Katolo

Dívida ESFG

95 publicações neste tópico

Boa tarde,

Peço a compreensão da administração do fórum para o assunto.

Estou a reunir um grupo de credores da ESFG que se sintam lesados para avançar com um eventual processo em tribunal. Já entrei em contacto com uma prestigiada sociedade de advogados.

Quem se sentir lesado e estiver interessado, por favor, entre em contacto comigo por mensagem privada, deixe-me o nome e e-mail pessoal.

Cumprimentos,

CL

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A partir de hoje, dia em que foi aceite no Luxemburgo o pedido de gestão controlada da ESFG, "todas as ações judiciais interpostas pelos credores ficaram suspensas." 

http://www.dinheirovivo.pt/Mercados/Banca/interior.aspx?content_id=4052303

O advogado é que sabe! Agora ficar de braços cruzados à espera do resultado é um erro! Já há grupos de credores a entrarem com processos! Achas bem que a administração da ESFG não seja processada por gestão danosa? Até que ponto eles não terão de assumir pessoalmente responsabilidades face a credores?

Eu até estou mais ou menos tranquilo. Ao fim ao cabo é dívida senior e será prioritária face à subordinada. Tu estás em risco de perder tudo. Aceitas isso?

Não te preocupes com honorários para o advogado porque a ideia será uma percentagem sobre as compensações. Tens o meu contacto. Se quiseres, podes me contactar.

Agora ficares a ver o teu investimento a afundar-se sem reagires não me parece a melhor estratégia...

Abraço

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O advogado é que sabe! Agora ficar de braços cruzados à espera do resultado é um erro! Já há grupos de credores a entrarem com processos! Achas bem que a administração da ESFG não seja processada por gestão danosa? Até que ponto eles não terão de assumir pessoalmente responsabilidades face a credores?

Eu até estou mais ou menos tranquilo. Ao fim ao cabo é dívida senior e será prioritária face à subordinada. Tu estás em risco de perder tudo. Aceitas isso?

Não te preocupes com honorários para o advogado porque a ideia será uma percentagem sobre as compensações. Tens o meu contacto. Se quiseres, podes me contactar.

Agora ficares a ver o teu investimento a afundar-se sem reagires não me parece a melhor estratégia...

Abraço

Nisto tenho de concordar contigo Katolo, ficar de braços cruzados não é de todo a melhor estratégia. Imagino aqueles que compraram ESFG 2019 de 100.000€  :-\

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pelo menos que se active o SII dos 25 000€.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pelo menos que se active o SII dos 25 000€.

O SII não serve para esses casos. O SII serve para garantir que os teus activos (que estejam no âmbito do SII) não se "perdem", por fraude ou outro motivo, mas não protege de eventos de crédito ou de desvalorização.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O SII não serve para esses casos. O SII serve para garantir que os teus activos (que estejam no âmbito do SII) não se "perdem", por fraude ou outro motivo, mas não protege de eventos de crédito ou de desvalorização.

Sei disso, eu já estava é um pouco mais á frente na questão, ser mesmo caso de fraude na ESFG...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Deviam processar por gestao danosas esses senhores todos e segurem o rasto do capital até aos ditos paraísos ..... Porque já dizia lavoisier .. Nada s perde tudo se transforma, e muito dos vossos prejuízos se transformam em milhões nos offshore dos santinhos

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Abraço

A minha dívida também é senior (é igual à tua). No banco, sugeriram que, para já aguardasse pelos desenvolvimentos dos próximos dias.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

é melhor esqueçer e aceitar a coisa e se amanha vier qualquer coisa façam a festa, mas não contém com o ovo no .. da galinha. Mas tambem quando a coisa começou a desçer porque não venderam, noticias não faltaram a mostrar o que se estava a formar

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

é melhor esqueçer e aceitar a coisa e se amanha vier qualquer coisa façam a festa, mas não contém com o ovo no .. da galinha. Mas tambem quando a coisa começou a desçer porque não venderam, noticias não faltaram a mostrar o que se estava a formar

Bushy nem quero discutir obrigações contigo porque és dos melhores nisso, verdade seja dita ;)

Mas toda esta situação podia ter sido uma autêntica especulação não fosse o caso de ser verdadeira e completamente vergonhosa. (A cada dia descobre-se algo ainda pior...)

O problema é que em alguns casos algumas destas obrigações tombaram logo mais de 20-30% e alguém com montantes elevados que pretenda levar obrigações até à maturidade não se preocupa com estas desvalorizações, o problema é que depois foram aos 50% e nunca mais pararam...seria complicado dizer a alguém que subscreve obrigações numa óptica de LP que resgate com uma perda considerável devido a toda esta situação que nem sei bem caracterizá-la, não achas?

Quantos casos em que existem notícias terríveis e que depois a situação inverte? Salvo erro de uns russos em que chegaste a ter obrigações (não me lembro o nome).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Revelo desde já que desconhecia esta informação relativamente aos SII. Então no caso de falências o que é que acontece? Que tipos de eventos de crédito são considerados? É que para mim uma empresa que peça protecção contra credores está a dizer que não tem dinheiro para pagar, logo está falida, não se trata de desvalorização, trata-se de uma falência "controlada".

Se não é considerado um evento de crédito esta situação do grupo GES então este mecanismo (SII) é uma autêntica fraude.

Eu percebo o que queres dizer mas não acho é que faça sentido. Protege os activos ok então se os activos desvalorizaram e não vão ser levados até à maturidade devido à situação financeira do emitente isto não está abrangido?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Algumas coisas a ter em atenção sobre o SII que já tinha colocado em tempos:

Qual a proteção dada pelo SII aos investidores? 

O SII garante a cobertura dos montantes devidos aos investidores, por um intermediário financeiro (banco, sociedade corretora ou financeira de corretagem, sociedade gestora de patrimónios, sociedades gestoras de fundos de investimento mobiliários) que seja participante no SII e que não tenha capacidade financeira para restituir ou reembolsar:

• Os instrumentos financeiros (ações, obrigações, unidades de participação em fundos de investimento) depositados pelos clientes ou geridos por conta destes;
    • O dinheiro depositado, pelos clientes, junto do intermediário financeiro e destinado expressamente a ser investido em instrumentos financeiros (incluindo os créditos decorrentes de operações de investimento cujas condições contratuais estabeleçam uma garantia de reembolso).

Quais são os instrumentos financeiros garantidos pelo SII? 

O SII garante os instrumentos financeiros elencados na secção C do anexo I à Diretiva 2004/39/CE de 21 de abril, relativa aos mercados de instrumentos financeiros (v.g. ações, obrigações, títulos de participação, unidades de participação em fundos de investimento, papel comercial, bilhetes do tesouro, CFD, futuros e opções sobre instrumentos financeiros, contratos a prazo de taxa juro e swaps).

No caso de falência de um banco os produtos financeiros complexos estão cobertos pelo SII? 

As situações têm que ser analisadas casuisticamente. O SII não cobre eventos de crédito relacionados com entidades emitentes de produtos financeiros complexos ou dos demais instrumentos financeiros.

Acho que este último poderá ter algumas interpretações diferentes...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Relativamente ao SII, há aqui uma grande confusão. O SII não serve para proteger de fraude ao nível do instrumento financeiro, mas sim para proteger de fraude ao nível do intermediário.

Exemplificando:

Se por acaso a ESFG tivesse cometido fraude, fosse que por motivo fosse (e não faço ideia se houve ou não), o SII não garantiria nada aos investidores.

Por outro lado, imaginem que tinham obrigações sobre o ESFG guardadas no BES e, por algum motivo, não tinham acesso às mesmas (alguém as tinha "perdido", fraude, erro informático, falha de registo, etc…), neste caso o SII entrava em acção e dava-vos as obrigações à data do evento ou valor equivalente.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Os russo eram a CEDC foi o exemplo perfeito, entrei acompanhei tudo ao promenor e sai no tempo certo, tudo dito aqui para todos, agora se alguem tem a ganancia apurada depois sofre, esse é sempre o problema de todos a ganancia. Mas claro desejo a melhor sorte a todos que tem  ESFG.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Os russo eram a CEDC foi o exemplo perfeito, entrei acompanhei tudo ao promenor e sai no tempo certo, tudo dito aqui para todos, agora se alguem tem a ganancia apurada depois sofre, esse é sempre o problema de todos a ganancia. Mas claro desejo a melhor sorte a todos que tem  ESFG.

Isso é mesmo cruel. Eu não tenho, nem nunca tive, obrigações ESFG. Mas também acho censurável vir aqui apontar o dedo aos desgraçados que as têm. Já não basta a infelicidade de estarem na iminência de perderem tanto dinheiro, como agora têm de aturar quem nada de útil tem para lhes dizer, a não ser acusá-los.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O que chamas de censuravél, eu chamo de ganancia, eu já tive na mesma situação e aceitei as perdas, caso Paulo Portas, agora para quem tem ESFG é o que disse, não esperem nada de ninguem porque eles ou o governo não está preocupado com ninguém, se vier alguma prenda é porque o Pai Natal existe mesmo. E como disse espero que ele exista para todos os que se encontram no barco da ESFG, mas que aprendam tambem com toda esta lição e não digam que nunca mais investem e nunca mais se metem em produtos financeiros, os stop loss são uma realidade e não pode haver sentimentos e eu sei o que doi porque o dia que vendi as minhas ob. a perder 39k somente porque um FD... veio dizer que se demitia e depois era tanga só me apeteceu era espetar-lhe uma carga de porrada.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O que chamas de censuravél, eu chamo de ganancia, eu já tive na mesma situação e aceitei as perdas, caso Paulo Portas, agora para quem tem ESFG é o que disse, não esperem nada de ninguem porque eles ou o governo não está preocupado com ninguém, se vier alguma prenda é porque o Pai Natal existe mesmo. E como disse espero que ele exista para todos os que se encontram no barco da ESFG, mas que aprendam tambem com toda esta lição e não digam que nunca mais investem e nunca mais se metem em produtos financeiros, os stop loss são uma realidade e não pode haver sentimentos e eu sei o que doi porque o dia que vendi as minhas ob. a perder 39k somente porque um FD... veio dizer que se demitia e depois era tanga só me apeteceu era espetar-lhe uma carga de porrada.

Em parte o teu ponto de vista é válido mas estás a esquecer-te que nem toda a gente quer andar a fazer trades com as obrigações!!

Imagina até pessoas que não vêem regularmente os mercados financeiros? É o suficiente para não terem visto esta desvalorização e manterem as obrigações (não digo que seja correto).

Não vale a pena agora estar a dizer que se fazia A ou B porque como disseram aqui toda esta situação já é suficientemente terrível para quem se encontra nela.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Claro que todas as observações são válidas agora, resumindo desejo tudo de bom para quem as tenha

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

já me fizeste rir um bocado ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pois eu acho de muito mau gosto a tua afirmação, além de denotares total desconhecimento do assunto. Caso não saibas, estamos a falar de uma obrigação com liquidez 0 (zero). Após o primeiríssimo rumor não havia um único comprador no mercado. Vendias a quem? Ao Pai Natal? Eu bem que tentei vender...

E agora, valerá a pena vender a 23 ou 24%, mesmo que surja comprador? Não é preferível aguardar para ver em que resultará a reestruturação? Tu não te arrependeste de ter vendido a perder uma fortuna somente porque entraste em pânico?

O GES cometeu um erro grave! Financiava-se principalmente com dívida de curto-prazo, quando todas as empresas querem pagar os empréstimos daqui por 100 anos. Tiveram a oportunidade de irem desalavancando nos últimos anos, mas endividaram-se ainda mais. Quando o BdP proibiu o financiamento através de papel comercial no retalho e fundo liquidez, viraram-se para os institucionais e clientes do retalho internacional.

Claro que depois da auditoria às contas da ESI e a situação de falência técnica, jamais iria conseguir refinanciar a dívida, que se vencia num prazo curtíssimo. Por isso era inevitável a proteção de credores.

Agora a pergunta é, são as sociedades insolventes? Para mim, só a ESI (que nem sei o que é)! A Rio Forte dá lucros (ES Saúde, ES Viagens, Hotéis Tivoli, etc) e a própria ESFG poderia vir a dar lucros quando a situação do BES estabilizasse (já a Tranquilidade é bastante lucrativa). O problema é a reputação dos bancos internacionais, como ES Privée, ES Panamá e ES Dubai...

Cometeram um erro enorme de gestão! Não desalavancaram quando tiveram oportunidade para isso! Além do mais há dezenas ou centenas de milhões de euros que ninguém sabe onde andam nem para o que serviram. Foram para pagar luvas? Favores? Onde anda esse dinheiro?

Para mim, a solução não é fechar portas, mas reestruturar a dívida. Negociar com os credores, principalmente institucionais o prolongamento das maturidades da dívida ou conversão de parte da dívida em capital da Rio Forte e expulsar a família ES do comando das operações. Demorará anos, senão décadas, mas a solução existe.

Fechar as portas e dividir a massa falida pelos credores resultará em perdas para toda a gente, sendo que eu estou confiante (tendo em conta o valor dos ativos da ESFG e a dívida da ESI a esta) que as minhas perdas serão residuais, até porque tenho prioridade sobre a dívida subordinada.

E por isso digo. Não há comprador, mas se houvesse valeria a pena vender a 24% (valor atual)?

Além do mais, ainda há uma batalha jurídica pela frente, caso ocorra em perdas... O BES não pode assumir as dívidas da ESFG dos seus clientes e quem comprou noutros bancos ficar a ver navios. E, obviamente, processos de gestão danosa contra administradores da ESFG. Como é possível duplicarem a exposição à dívida da ESI sabendo que esta estava falida?

E mais não digo que o texto já vai longo...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mas havia liquidez qd andava nos 80,70,60,50. Se eu tivesse uma ob comprada a 100 e perdesse 20% eu vendia, porque não brinco com a ganancia, porque perdemos sempre. Mas quem a tenha que corra tudo 5 estrelas e que aprendam com tudo.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mas havia liquidez qd andava nos 80,70,60,50. Se eu tivesse uma ob comprada a 100 e perdesse 20% eu vendia, porque não brinco com a ganancia, porque perdemos sempre. Mas quem a tenha que corra tudo 5 estrelas e que aprendam com tudo.

Eu ligava todos os dias para o gestor de compra para me arranjar comprador e sempre disse que não havia. Uma coisa e certa, ouve uma altura em que quis vender bem acima dos 100% (ainda não tinha rebentando a bomba) e o meu gestor de conta aconselhou-me a não vender porque era divida sénior bla bla bla... Sim, aprendi uma grande lição, confiar mais em mim e menos nos gestores de conta que só la estão para ganhar as suas comissões. Erro do gestor, há medida que forem vencendo obrigações e outros investimentos o dinheiro vai começar a sair do banco. Definitivamente, vou voltar aos produtos totalmente conservadores. Desisti dos mercados!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead