aseara

IVA pago em compra na internet e o produto fica retido na alfândega

20 publicações neste tópico

Boa noite. Comprei no site pixmania um tablet. O valor indicado inclui IVA a 23%, no total, com despesas de transporte, paguei 420 euros. Acontece que o fornecedor da pixmania enviou o tablet da China, ficou retido na alfândega e agora para o levantar tenho que pagar IVA novamente, além do resto das despesas aduaneiras. Isto é legal?

Obrigado

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Presumo que o problema aí é que na prática não compraste directamente à Pixmania (que opera em território Europeu), mas sim a um comerciante sediado fora da União Europeia. Assim sendo, para efeitos de IVA trata-se de uma importação, normalmente sujeita a IVA na desalfandegagem.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado pela explicação. Mas se eu na prática comprei a um vendedor fora da UE como é que se explica que tenha pago já o IVA e agora vá pagar novamente na Alfândega?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Normalmente paga o IVA o comprador ou quem faz a desalfandegagem, na alfândega. Em certos casos o vendedor estrangeiro tem um acordo com um transitório que efectua a desalfandegagem, paga o IVA e entrega ao cliente, mas não é uma situação frequente.

Acho que neste caso o melhor a fazer é entrar em contacto com o vendedor e/ou pixmania. Do lado da alfândega não me parece que conseguirá alguma coisa antes de pagar o IVA.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Como foi feito o pagamento?

Cancela-o se ainda conseguires.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado pela ajuda. A DHL é que me enviou mail a dizer que o produto estava na alfândega, que eles iriam lá tratar de tudo desde que eu pague as despesas, IVA, taxas e ainda uns 55 euros pelo trabalho da DHL. Vai ficar-me caro o tablet, muito mais que se tivesse comprado aqui numa loja. O pagamento no site pixmania foi feito por visa, unibanco.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se o IVA já foi pago creio que não será pago outra vez. É preciso enviar o comprovativo de pagamento, onde estará isso discriminado.

Quanto à taxa de desalfandegamento é que acho que não haverá volta a dar.

Dá para seres tu a tratar do desalfandegamento em vez da DHL? Contacta os serviços de fronteiras para ver o que podes fazer pelo teu lado.

De qualquer forma, uma resposta da PixMania a confirmar isso ajudava, certamente eles já passaram pelo mesmo...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia. Como este assunto está a decorrer vou atualizar a situação, talvez venha  aser útil para futuros compradores na internet. Já me informei que o equipamento que comprei no site pixmania foi efetivamente comprado a uma firma Eprokom SA que também pode aparecer com o nome Bluemania. Tem sede na Europa, França ou Suíça, mas também na China. Essa empresa pegou na encomenda e entregou a um transportador DM Logistics, que enviou pada Lisboa de Hong Kong. A DHL foi notificada pela alfândega que tinham lá este equipamento para levantar, sujeito ao pagamento de taxas e de IVA sobre o total. Vejam bem o que acontece: uma pessoa paga IVA no site da Pixmania, no valor de 73 euros e agora se quiser levantar, vou pagar IVA sobre os 420 da compra toda, incluindo o transporte, isto é, cerca de 94 euros; além do trabalho da DHL que é mais 55 euros. Um Ipad que me devia ter ficado por 420 euros vai ficar por cerca de 570 euros. Vou denunciar esta situaç\ao na DECO, defesa do consumidor...mas não tenho esperanças nenhumas. Se desistir sei lá quanado vou reaver os 420 que já paguei.

Obrigado pela ajuda a todos

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

É verdades, estas aquisições fora nem sempre correm bem :/

Boa sorte para os teus esforços e que consigas minimizar o prejuízo.

Já agora, obrigado por teres vindo partilhar a tua história, se houver novidades pf diz-nos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Vejam bem o que acontece: uma pessoa paga IVA no site da Pixmania, no valor de 73 euros e agora se quiser levantar, vou pagar IVA sobre os 420 da compra toda, incluindo o transporte, isto é, cerca de 94 euros; além do trabalho da DHL que é mais 55 euros.
Mas alguém te confirmou já o valor do IVA? Se sim, referiste que já o pagaste?
0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde. Venho contar o que aconteceu hoje com esta encomenda ipad air, adquirida no site Pixmania. Fui à alfândega com os papéis de compra na pixmania, onde estava descriminado o IVA de 77 euros. Aí disseram-me que a PIXMANIA nunca poderia ter cobrado IVA uma vez que sendo um produto vindo de Hong Kong só na desalfandegagem é que se procederia ao pagamento, e que a alfândega não me podia dar a encomenda sem eu pagar 23% de IVA não só sobre o equipamento mas ainda sobre outras despesas previstas na legislação. Como seria de esperar até hoje não tive resposta dos vendedores, nem EPROKOM, nem BLUEMANIA ( são os parceiros da pixmania que efetivamente venderam o produto). Acabei por pagar novamente o IVA, agora no valor de 89 euros, e desalfandeguei o IPAD. Fatura? Recibo? Nada vem na encomenda, só a máquina. Denunciem o site pixmania como um local de perigo para as nossas bolsas

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde. Venho contar o que aconteceu hoje com esta encomenda ipad air, adquirida no site Pixmania. Fui à alfândega com os papéis de compra na pixmania, onde estava descriminado o IVA de 77 euros. Aí disseram-me que a PIXMANIA nunca poderia ter cobrado IVA uma vez que sendo um produto vindo de Hong Kong só na desalfandegagem é que se procederia ao pagamento, e que a alfândega não me podia dar a encomenda sem eu pagar 23% de IVA não só sobre o equipamento mas ainda sobre outras despesas previstas na legislação. Como seria de esperar até hoje não tive resposta dos vendedores, nem EPROKOM, nem BLUEMANIA ( são os parceiros da pixmania que efetivamente venderam o produto). Acabei por pagar novamente o IVA, agora no valor de 89 euros, e desalfandeguei o IPAD. Fatura? Recibo? Nada vem na encomenda, só a máquina. Denunciem o site pixmania como um local de perigo para as nossas bolsas

Reclame: http://www.consumidor.pt/

Satisfeito ou reembolsado A sua compra não lhe dá inteira satisfação? Não hesite em devolvê-la, pois dispõe de um prazo para tal.

O Serviço Pós-Venda Numa seleção de artigos, beneficia de um ano de garantia comercial oferecido pela PIXmania (em complemento da garantia legal), esta informação figura na ficha do produto. Para responder a todas as situações, a PIXmania propõe igualmente extensões de garantia, bem como o Contrato de Compra Tranquila.

Facilitamos a devolução do seu produto vendido pela Pixmania graças a :

- Um formulário de devolução acessível a partir da sua conta PIX&Eu.

- Um serviço gratuito para recuperar o seu produto na morada desejada (em função do motivo da devolução).

- O acompanhamento em tempo real da sua devolução junto do nosso Serviço Pós-Venda.

Reclame também perante a Pixmania: https://www.pixmania.pt/secure/authentication_s.html

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Já reclamei perante a pixmania, que me direcionou para o seu parceiro e nada. O mal está em a pixmania colocar produto à venda onde cobra IVA e depois mandar vir da China sabendo perfeitamente que na alfândega terá de pagar IVA. E foi o que tive de fazer para ter o equipamento. A isto chama-se venda enganosa. Já participei no site da defesa do consumidor.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Venho, passados dois meses atualizar esta situação de venda da Pixmania. Após muita reclamação, mails, telefonemas etc, a pixmania enviou-me um mail com um link para eu preencher a reclamação, pedir o reembolso do IVA, indicando o NIB da conta onde queria receber o dinheiro. Isto foi em início de setembro. Fiz isso, enviei cópia do comprovativo da despesa que tive na alfêndega...até hoje, 24 de outubro, não recebi nada...nem o dinheiro, nem nenhuma mensagem. Já telefonei várais vezes e a senhora que atende, é sempre a mesma, diz sempre que está em estudo. A última vez que falei com ela até me disse que já pensava que teria sido feito o reembolso...claro que nunca foi feito e duvido que alguma vez o façam. Na DG Consinmidor aconselharam-me a colocar a ação nos novos Centros de arbritagem de conflitos...vou aguardar mais uns dias e irei fazer isso.

Obrigado a todos pelas opiniões

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bo dia a todos. Acaabo de receber da EPROKOM/Bluemania o reembolso das despesas de alfândega. Demorou algum tempo, custou muitos mails, telefonemas, etc, mas, apesar de tudo, não correu mal, a Bluemania devolveu-me na íntegra o dinheiro gasto na alfândega, ceerca de 90 euros. Fatura, ou recibo da compra

e que não deram nada até hoje

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Factura pode ser que não vejas nunca, pois há muitos países aonde não é obrigatória, se o estabelecimento que te vendeu é de um deles não verás factura, o print da encomenda nestes casos é o melhor que consegues...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Também comprei recentemente 1 artigo através do site da Pixmania, e ao fazer a encomenda foi-me indicado que a encomenda seria enviada a partir de Espanha.

Achei estranho porque eu pensei que este site era português e que tudo era enviado a partir de Portugal.

Durante o processo de encomenda não foste informado de onde seria enviada a encomenda?

Nessa encomenda também não me enviaram nenhuma fatura.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

No site da pixmania, depois de entrar com os dados de acesso respectivos proceder da seguinte forma:

No topo do lado direito clicar em "A minha conta".

Lado esquerdo clicar em "As minhas encomendas".

Na parte principal do ecrã, aonde está a lista das encomendas, na encomenda pretendida, clicar em "Ver detalhe desta encomenda".

Mais ou menos a meio da página clicar em " "Imprimir a fatura : XXXXXXXXXXXX"

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Também comprei recentemente 1 artigo através do site da Pixmania, e ao fazer a encomenda foi-me indicado que a encomenda seria enviada a partir de Espanha.

Achei estranho porque eu pensei que este site era português e que tudo era enviado a partir de Portugal.

Durante o processo de encomenda não foste informado de onde seria enviada a encomenda?

Nessa encomenda também não me enviaram nenhuma fatura.

Só recentemente, depois de muita insistência, revebi a fatura por e-mail. Nos destalhes da minha encomenda nunca esteve nenhum link ou menção  a imprimir fatura. Provavelmente só as encomendas vendidas pela própria pixmania e não as dos seus parceiros. Quanto à menção sobre a origem sempre foi indicado que o fornecedor era um parceiro da pixmania, no meu caso a Bluemania umas vezes, noutras já era a Eprokom. A origem do produto nunca foi indicado, só soube que era de HK quando recebi a notificação da alfândega, via DHL. Mas no teu caso se vem de Espanha não haverá problema, em princípio, está dentro da CE e do espaço Shenguen, tudo correrá bem

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Só recentemente, depois de muita insistência, revebi a fatura por e-mail. Nos destalhes da minha encomenda nunca esteve nenhum link ou menção  a imprimir fatura. Provavelmente só as encomendas vendidas pela própria pixmania e não as dos seus parceiros. Quanto à menção sobre a origem sempre foi indicado que o fornecedor era um parceiro da pixmania, no meu caso a Bluemania umas vezes, noutras já era a Eprokom. A origem do produto nunca foi indicado, só soube que era de HK quando recebi a notificação da alfândega, via DHL. Mas no teu caso se vem de Espanha não haverá problema, em princípio, está dentro da CE e do espaço Shenguen, tudo correrá bem

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor