Visitante PedroA

Crédito Habitação Taxa Fixa a 30 Anos

7 publicações neste tópico

Bom dia,

Eu fiz um crédito habitação no Barclays, à taxa fixa a 30 anos.

Os dados são os seguintes:

Data de contratação: 14-12-2010

Data de finalização: 14-12-2010

O crédito foi de 200.000,00€, estou a "dever" neste momento 195.000,00€.

A Taxa Anual é de 4.594%, com um spread de 1,15%

A Prestação é de 919,74€

O que eu queria saber é se eu fiz um bom negócio ou um péssimo negócio? Posso pedir revisão da Taxa Anual sem mexer na Taxa Fixa? Eu sei que estou a pagar muito, mas tenho a consciência que sendo fixa, não preciso de me preocupar com as subidas da Euribor, neste momento estou a perder dinheiro, mas se optasse pela Taxa Variável provavelmente, e quando essas subissem, não vou ter a capacidade de pagar a casa...

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia,

Eu fiz um crédito habitação no Barclays, à taxa fixa a 30 anos.

Os dados são os seguintes:

Data de contratação: 14-12-2010

Data de finalização: 14-12-2010

O crédito foi de 200.000,00€, estou a "dever" neste momento 195.000,00€.

A Taxa Anual é de 4.594%, com um spread de 1,15%

A Prestação é de 919,74€

1. O que eu queria saber é se eu fiz um bom negócio ou um péssimo negócio?

2. Posso pedir revisão da Taxa Anual sem mexer na Taxa Fixa? Eu sei que estou a pagar muito, mas tenho a consciência que sendo fixa, não preciso de me preocupar com as subidas da Euribor, neste momento estou a perder dinheiro, mas se optasse pela Taxa Variável provavelmente, e quando essas subissem, não vou ter a capacidade de pagar a casa...

O crédito também é para 30 anos?

Pode aumentar o prazo?

1. Essa questão faz-se antes!...

Agora, seguramente já pagou muitos juros ao banco e ainda há-de pagar mais!...

2. Essa questão leva a supor que está a "ver" que afinal poderá não ter feito um bom negócio...

Contratou o crédito habitação baseando-se em duas premissas:

- não precisar de se preocupar com a "subida" da euribor (e a descida?);

- numa realidade futura que não é conhecida.

Poderei fazer umas contas, estimadas, da verba que entregou a mais... mas não sei se é isso que pretende efetivamente!...

A solução será o recurso a amortizações antecipadas... tendo em atenção que a comissão cobrada pelo banco será de 2% sobre o valor da amortização!...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O crédito é de 30 anos à taxa fixa e mais 10 anos à taxa variável a três meses.

Sim, também tinha a noção, que neste momento foi um mau negócio, muito mau mesmo, porque realmente só me quis precaver de uma potencial subida das taxas euribor...e não vi a "Big Picture"...

Obrigado pela solução, vou começar a fazer isso aos poucos...se conseguir  :D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

claro que a euribor esta historicamente baixa como não pode descer muito mais tudo indica que no futuro ela venha a subir.

no entanto o banco central europeu nunca irá subir a euribor enquanto a economia da zona euro estiver anémica como está. tudo indica que vamos ter mais algum tempo de taxas baixas.

Aqui à uns tempos ouvi o José Gomes Ferreira a aconselhar as pessoas a nunca fazerem créditos a taxas fixas, porque o banco calcula a taxa fazendo o pior cenário possivel e depois sobre esse cenário ainda aplica uma margem de segurança, pelo que os juros a pagar num crédito a taxa fixa são sempre superiores a um de taxa variável.

Depois ainda existem a história das amortizações que levam um agravamento de 2% num crédito a taxa fixa e de apenas 0,5% a taxa variável.

Para abater 100 euros a taxa fixa custa 20 euros vs 5 euros a taxa variável. Ainda é uma diferença a ter em conta.

Com isto tudo. Sim vez um mau negócio.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

claro que a euribor esta historicamente baixa como não pode descer muito mais tudo indica que no futuro ela venha a subir.

no entanto o banco central europeu nunca irá subir a euribor enquanto a economia da zona euro estiver anémica como está. tudo indica que vamos ter mais algum tempo de taxas baixas.

Aqui à uns tempos ouvi o José Gomes Ferreira a aconselhar as pessoas a nunca fazerem créditos a taxas fixas, porque o banco calcula a taxa fazendo o pior cenário possivel e depois sobre esse cenário ainda aplica uma margem de segurança, pelo que os juros a pagar num crédito a taxa fixa são sempre superiores a um de taxa variável.

Depois ainda existem a história das amortizações que levam um agravamento de 2% num crédito a taxa fixa e de apenas 0,5% a taxa variável.

Para abater 100 euros a taxa fixa custa 20 euros vs 5 euros a taxa variável. Ainda é uma diferença a ter em conta.

Com isto tudo. Sim vez um mau negócio.

2% de 100 não são 20 euros . São 2 euros. E 0,5% de 100 não são 5 euros. São 50 cêntimos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

2% de 100 não são 20 euros . São 2 euros. E 0,5% de 100 não são 5 euros. São 50 cêntimos.

tens razão, eu estava a fazer as contas para 10.000€, mas depois refiz para 1000 euros, só que apaguei um 0 a mais ;-)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O crédito é de 30 anos à taxa fixa e mais 10 anos à taxa variável a três meses.

Sim, também tinha a noção, que neste momento foi um mau negócio, muito mau mesmo, porque realmente só me quis precaver de uma potencial subida das taxas euribor...e não vi a "Big Picture"...

Obrigado pela solução, vou começar a fazer isso aos poucos...se conseguir  :D

Caso tivesse optado pela taxa variável e mesmo que considera-se a euribor a 6 meses, a prestação na altura seria de 648,68€ (400,17€ relativo a juros + 248,51€ relativo a amortização de capital). A este valor deve acrescer comissão de processamento e seguros.

Em termos de juros globais, teria a pagar ao banco 111336,87€.

Como optou pela taxa fixa, a prestação foi de 911,25€ (765,67€ relativo a juros +145,58€ relativo a amortização de capital). Como diz que paga 919,74€, poderá dever-se a comissões e seguros fraccionados!...

Em termos de juros globais, terá a pagar ao banco cerca de 237398,09€.

Mas do mal o menos. Os últimos 10 anos, a prestação indexa a euribor a 3 meses e as amortizações "extras" a partir desse data sofrem uma penalização de 0,5% (caso a legislação se mantenha)!...

No presente, terá de efetuar amortizações suplementares (tente arranjar um valor elevado, acima dos 1000€), por forma a reduzir a prestação mensal!...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead