Brans

Escolha de fundos

44 publicações neste tópico

Boa noite a todos

Comecei há algum tempo a seguir os tópicos aqui do fórum para aprender umas coisitas e quero agora investir dinheiro que tenho parado.

O meu objectivo ao comprar fundos é conseguir um retorno maior do que os tradicionais depósitos a prazo, tesouraria, etc. Mas tambem não quero correr muito risco.

Após pesquisar fundos e compará-los, cheguei a uma carteira composta maioritariamente por obrigações mas também por acções e liquidez. Pretendo resgatar os fundos dentro de cerca de um ano.

Gostaria que me dessem opiniões sobre o nível de risco e eventual retorno desta carteira, assim como sugestões de fundos para acrescentar ou substituir. Deixo alguns dados sobre a carteira:

post-20715-14412396712092_thumb.png

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se é só para um ano aconselho fundos de tesouraria ou então aplicações de capital e taxa garantida como depósitos ou seguros de capitalização.

1 ano para uma carteira de fundos ( Obrigações /Acções ) é na minha prespectiva muito pouco, arrisca-se a chegar ao fim com menos capital do que tinha, para mais se entrar em pânico sempre que os fundos cairem.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Para um ano o risco aumenta significativamente mesmo por só estares a subscrever a um ano.

De qualquer das formas tens uma carteira algo repetida e para um ano pode-te correr muito bem ou muito mal, tu é que decides se queres aceitar esse risco. Se aceitares o risco eu sugeria-te algo mais deste género:

Obrigações Europa - ES Obrigações Europa (30%)

Obrigações Globais - Axa wf glbl HY bonds hedged (30%)

Ações Europa - Allianz Europe Equity Growth CT (15%)

Ações USA - Pioneer US fundamental growth C  (15%)

Setoriais - Eurizon Pharma \ ING healthcare X (10%)

Podes reduzir o risco com um BIC tesouraria, ES Tesouraria ativa ou ES Liquidez. Naturalmente que os ganhos potenciais também serão menores, mas para um ano não se pode ser muito ganancioso.

Ter em atenção ás percentagens e ajustar conforme o risco que se queira assumir.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Agradeço a ajuda. Era mesmo o que precisava. Entretanto, já refiz a carteira. Ficou assim:

Obrigações Europa

Invesco European Bond E (LU0115144304) - 20%

Obrigações Globais

Jupiter JGF Dynamic Bd L EUR Acc (LU0853555380) - 40%

Acções Europa

Invesco Pan Eurp Structured Eq E (LU0119753308) - 6.67%

MFS® Meridian Fds Eur V A1 EUR Acc (LU0125951151) - 13.33%

Acções Globais

Jupiter JGF Global Equities L EUR (LU0425094264) - 13.33%             

Sectorial

ING (L) Invest Health Care X Acc EUR (LU0341736642) - 6.67% 

Acho que ficou equilibrado entre acções e obrigações, ainda com um pouco de liquidez, um rácio de sharpe acima de 2, DP cerca de 5,5, Rend. Médio cerca de 12.

O que acham?

Posto isto surgiu-me uma pequena dúvida: eu posso resgatar os fundos individualmente, quando quiser, certo? Imaginemos que resgato uns daqui a 1 ano mas quero deixar outros a 3 ou 5 anos, é possivel, não é?

Outra questão: o que é que aconselham para ir metendo o excedente do orçamento mensal? Sei que no Invest existe uma coisa chamada moneybox que dá juros e pode-se movimentar como uma conta à ordem, mas no BEST onde vou comprar os fundos não existe nada disso.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A carteira parece-me equilibrada mas continua a ser uma carteira com algum risco para o prazo curto de 1 ano. O rendimento médio de 12% é apenas histórico, não significa que o consigas obter daqui por um ano.

Os fundos podem ser resgatados quando quiseres, apenas tens que observar os dias que este processo demora. Consegues achar isso nas condições. Imagina que queres resgatar o MFS® Meridian Fds Eur V A1 EUR Acc, a data-valor do resgate é de 3 dias, então sabes que não demorará menos de 3 dias e a cotação que vale será a que estiver após os 3 dias.

Em alternativa à Invest money box, que depois te obriga a pagar uma transferência, podes subscrever um fundo de liquidez e fazer reforços mensais, no caso do ES Liquidez tens que abrir com 500€ e podes ir reforçando com no mínimo 25€ por entrega.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigadíssimo pela ajuda prestada. 5 estrelas.

Para abrir conta, desloquei-me aos CTT para autenticar a documentação necessária. 22,40€ por cada documento. Dei meia volta.

Se me deslocar ao centro de investimento do BEST, posso abrir conta lá, levando apenas a minha documentação e não tenho nada a pagar. Estou certo?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Para abrir conta, desloquei-me aos CTT para autenticar a documentação necessária. 22,40€ por cada documento. Dei meia volta.

Se me deslocar ao centro de investimento do BEST, posso abrir conta lá, levando apenas a minha documentação e não tenho nada a pagar. Estou certo?

Nos CTT disseste que era para abrir conta no BEST? Tenho ideia que eles têm um protocolo com os CTT em que não cobram nada pela autenticação se for para esse fim: https://www.bancobest.pt/ptg/bestsite/best_docs/como_autenticar_copias_documentos.html
0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Nos CTT disseste que era para abrir conta no BEST? Tenho ideia que eles têm um protocolo com os CTT em que não cobram nada pela autenticação se for para esse fim: https://www.bancobest.pt/ptg/bestsite/best_docs/como_autenticar_copias_documentos.html

Eu quando abri conta no BEST à sensivelmente 2 anos, autentiquei lá todos os documentos e não me cobraram nada.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Exactamente, não se paga nada. Eu não paguei.

Brans, quanto à tua carteira porque é que não incluíste fundos de acções americanas?

Também acho um exagero os 40% no Jupiter. Apenas dois fundos de obrigações parece-me pouco.

Nos fundos de acções Europa, tens 2 fundos da mesma categoria : Cap. Grande Misto. Eu escolheria apenas um desses 2 e incluiria outro de Cap. Média/Pequena. Por exemplo, o MFS Meridian Europ Sm Cos A1 EUR - LU0125951151.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Agradeço imenso as sugestões.

Eu anteriormente tinha escolhido o Pioneer Fds US Fundamental Gr C EUR ND mas deixei-o cair em detrimento dos outros. Agora voltei a analisar a carteira e repesquei-o, tendo desistido do Invesco Global Structured Eq E. Também desisti do Invesco Pan Eurp Structured Eq E por troca com a tua sugestão (MFS Meridian Europ Sm Cos A1 EUR), que me parece ficar melhor na carteira.

Nas obrigações Europa, juntei outro de que tinha desistido anteriormente, o ES Obrigações Europa Euro FIAO TF. Considerei também o ES Rendimento Plus FEIA mas tem uma subscrição mínima muito alta. Resumindo, a carteira agora está assim:

Obrigações Europa

Invesco European Bond E LU0115144304 - 13.33%

ES Obrigações Europa Euro FIAO TF PTYESRLM0008 - 6.67

Obrigações Global

Jupiter JGF Dynamic Bd L EUR Acc LU0853555380 - 33.33%

Acções Europa

MFS® Meridian Europ Value A1 EUR LU0125951151 - 13.33%

MFS® Meridian Europ Sm Cos A1 EUR LU0125944966 - 6.67%

Acções Global

Jupiter JGF Global Equities L EUR LU0425094264 - 13.33%

Pioneer Fds US Fundamental Gr C EUR ND LU0347184318 - 6.67%

Sectorial

ING (L) Invest Health Care X Acc EUR LU0341736642 - 6.67%

Eu não quero ter muitos fundos para que seja mais fácil de gerir, para além de que quantos mais fundos, mais sobreposições de activos e mais taxas a pagar.

Tenho também uma alocação superior naquelas obrigações globais pois têm um DP muito baixo e um rendimento médio alto, etc, ou seja, parece-me um fundo que traz mais segurança à minha carteira relativamente aos outros.

Mais alguma sugestão?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Agora a questão da conta:

Eu preenchi o formulário online de abertura de conta e pelo que me explicaram no chat do banco, vou receber o cartão com os dados de login, e só depois ficarei a saber o n.º de conta, NIB, etc para poder preencher os documentos que tenho de entregar, pedir isenção na autenticação nos CTT e efectuar a transferência para activar a conta. É assim o processo?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Agora a questão da conta:

Eu preenchi o formulário online de abertura de conta e pelo que me explicaram no chat do banco, vou receber o cartão com os dados de login, e só depois ficarei a saber o n.º de conta, NIB, etc para poder preencher os documentos que tenho de entregar, pedir isenção na autenticação nos CTT e efectuar a transferência para activar a conta. É assim o processo?

Costuma ser, não sei é se agora as coisas com o novo site estarão melhor, porque antigamente as aberturas de conta via online funcionavam muito mal, pelo menos foi o que a maior prte do pessoal falava.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Agradeço imenso as sugestões.

Eu anteriormente tinha escolhido o Pioneer Fds US Fundamental Gr C EUR ND mas deixei-o cair em detrimento dos outros. Agora voltei a analisar a carteira e repesquei-o, tendo desistido do Invesco Global Structured Eq E. Também desisti do Invesco Pan Eurp Structured Eq E por troca com a tua sugestão (MFS Meridian Europ Sm Cos A1 EUR), que me parece ficar melhor na carteira.

Nas obrigações Europa, juntei outro de que tinha desistido anteriormente, o ES Obrigações Europa Euro FIAO TF. Considerei também o ES Rendimento Plus FEIA mas tem uma subscrição mínima muito alta. Resumindo, a carteira agora está assim:

Obrigações Europa

Invesco European Bond E LU0115144304 - 13.33%

ES Obrigações Europa Euro FIAO TF PTYESRLM0008 - 6.67

Obrigações Global

Jupiter JGF Dynamic Bd L EUR Acc LU0853555380 - 33.33%

Acções Europa

MFS® Meridian Europ Value A1 EUR LU0125951151 - 13.33%

MFS® Meridian Europ Sm Cos A1 EUR LU0125944966 - 6.67%

Acções Global

Jupiter JGF Global Equities L EUR LU0425094264 - 13.33%

Pioneer Fds US Fundamental Gr C EUR ND LU0347184318 - 6.67%

Sectorial

ING (L) Invest Health Care X Acc EUR LU0341736642 - 6.67%

Eu não quero ter muitos fundos para que seja mais fácil de gerir, para além de que quantos mais fundos, mais sobreposições de activos e mais taxas a pagar.

Tenho também uma alocação superior naquelas obrigações globais pois têm um DP muito baixo e um rendimento médio alto, etc, ou seja, parece-me um fundo que traz mais segurança à minha carteira relativamente aos outros.

Mais alguma sugestão?

Atenção que o Pioneer não um fundo de acções Global, é um fundo de acções EUA.

Não percebi as taxas de que falas. Não pagas taxas nenhumas, ou melhor as que pagas já estão descontadas no valor da UP. E não é por ter mais fundos que vais pagar mais taxas.

Quanto à sobreposição de activos é perfeitamente possível ter uma carteira com 15/20 fundos sem ter grande sobreposição de activos.

Prefiro carteiras maiores e mais diversificadas mas se sentes bem com a tua... força. ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não percebi as taxas de que falas. Não pagas taxas nenhumas, ou melhor as que pagas já estão descontadas no valor da UP. E não é por ter mais fundos que vais pagar mais taxas.

Quanto à sobreposição de activos é perfeitamente possível ter uma carteira com 15/20 fundos sem ter grande sobreposição de activos.

Prefiro carteiras maiores e mais diversificadas mas se sentes bem com a tua... força. ;)

Quando dizes carteiras maiores referes-te a que quantidade mais especificamente?

Também estou com esse dilema  ;D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Quando dizes carteiras maiores referes-te a que quantidade mais especificamente?

Também estou com esse dilema  ;D

Antes de mais depende da perspectiva de cada pessoa. Na minha opinião com 10/12 fundos já consegues ter uma carteira bem diversificada mas depende também do valor a investir (devido aos minimos de alguns fundos).

Também depende da escolha dos fundos. Há fundos mais especificos e outros mais flexiveis, um fundo pode substituir 2.

Por exemplo, fundos de acções europa podes ter apenas este:

Franklin European Growth N Acc € - LU0122612764 (Cap. Flexivel)

ou ter estes 2:

Invesco Pan Eurp Structured Eq E - LU0119753308 (Cap. Grande Misto)

F&C Portfolios European SmCp A - LU0207432559 (Cap. Pequena)

Se quiseres colocar aqui a tua carteira posso dar a minha humilde opinião. ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sim, o Pioneer não é global, mas como é 100% EUA, e os outros que tenho são europeus, joga como global aqui.  ;D 

Pensei em fazer europeus, americanos e asiáticos em separado em vez de globais mas não encontrei nenhum asiático que me convencesse.

Ok, pensei que ainda fosse descontar as taxas mas subsiste outro problema que é falado mais adiante: o meu investimento não é nenhuma exorbitância, pelo que fico um pouco limitado devido aos mínimos de subscrição dos fundos.

Mas já agora, a carteira tal como está, quais achas que são os pontos fortes e fracos?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Antes de mais depende da perspectiva de cada pessoa. Na minha opinião com 10/12 fundos já consegues ter uma carteira bem diversificada mas depende também do valor a investir (devido aos minimos de alguns fundos).

Também depende da escolha dos fundos. Há fundos mais especificos e outros mais flexiveis, um fundo pode substituir 2.

Por exemplo, fundos de acções europa podes ter apenas este:

Franklin European Growth N Acc € - LU0122612764 (Cap. Flexivel)

ou ter estes 2:

Invesco Pan Eurp Structured Eq E - LU0119753308 (Cap. Grande Misto)

F&C Portfolios European SmCp A - LU0207432559 (Cap. Pequena)

Se quiseres colocar aqui a tua carteira posso dar a minha humilde opinião. ;)

Percebo a tua ideia. De qualquer forma acho que acima de 15 fundos já começa a ser exagerado, mas também depende dos objectivos de cada pessoa.

Ainda estou a tentar ultimar a minha carteira, sendo que neste momento ainda não está ao meu gosto, assim que tiver concluída passarei por aqui, obrigado :)

Concordo com a ideia dos fundos de acções europa.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sim, o Pioneer não é global, mas como é 100% EUA, e os outros que tenho são europeus, joga como global aqui.  ;D 

Pensei em fazer europeus, americanos e asiáticos em separado em vez de globais mas não encontrei nenhum asiático que me convencesse.

Ok, pensei que ainda fosse descontar as taxas mas subsiste outro problema que é falado mais adiante: o meu investimento não é nenhuma exorbitância, pelo que fico um pouco limitado devido aos mínimos de subscrição dos fundos.

Mas já agora, a carteira tal como está, quais achas que são os pontos fortes e fracos?

Gosto dos fundos que escolheste, esse seria o ponto forte.

O ponto fraco acho que é a distribuição. O Jupiter é um bom fundo mas ter 1/3 da carteira num só fundo continuo a achar exagerado.

Depois tens 20% em fundos acções europa e apenas 6,67% em fundos acções EUA.

Percebo a tua ideia. De qualquer forma acho que acima de 15 fundos já começa a ser exagerado, mas também depende dos objectivos de cada pessoa.

Ainda estou a tentar ultimar a minha carteira, sendo que neste momento ainda não está ao meu gosto, assim que tiver concluída passarei por aqui, obrigado :)

Concordo com a ideia dos fundos de acções europa.

Eu tenho 23 fundos na carteira e depois tenho mais 6 numa carteira estrategica (a curto prazo). Admito que poderia abdicar de 5 ou 6 mas assim está ao meu gosto.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu tenho 23 fundos na carteira e depois tenho mais 6 numa carteira estrategica (a curto prazo). Admito que poderia abdicar de 5 ou 6 mas assim está ao meu gosto.

Gosto desta ideia e também tenho alguns fundos para aproveitar certas tendências de mercado. Vou ver se encontro um fundo interessante para o médio oriente.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Gosto desta ideia e também tenho alguns fundos para aproveitar certas tendências de mercado. Vou ver se encontro um fundo interessante para o médio oriente.

Para o medio oriente tenho este:

LU0358406055 - Franklin MENA Fund N Acc €-H1

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Gosto dos fundos que escolheste, esse seria o ponto forte.

O ponto fraco acho que é a distribuição. O Jupiter é um bom fundo mas ter 1/3 da carteira num só fundo continuo a achar exagerado.

Depois tens 20% em fundos acções europa e apenas 6,67% em fundos acções EUA.

Atribuí um peso maior a esse fundo porque quero apostar mais em obrigações que em acções. Mesmo assim, está cerca de 50/50, segundo o X-ray.

Depois a distribuição geográfica das acções não está tão desequilibrada. Para além desse fundo 100% EUA, o global e o sectorial têm cerca de 50% de acções EUA cada um.

Tenho andado à procura de um fundo virado para a tecnologia EUA/Ásia mas os que tenho visto não são muito atractivos. Será boa aposta?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tambem tenho esse. Naquela altura mais critica dos conflitos no Iraque este fundo caiu um bocado e houve quem resgatasse. Também me senti tentado a resgatar mas não o fiz e ainda bem porque no ultimo mês recuperou dessas quedas.

Atribuí um peso maior a esse fundo porque quero apostar mais em obrigações que em acções. Mesmo assim, está cerca de 50/50, segundo o X-ray.

Depois a distribuição geográfica das acções não está tão desequilibrada. Para além desse fundo 100% EUA, o global e o sectorial têm cerca de 50% de acções EUA cada um.

Tenho andado à procura de um fundo virado para a tecnologia EUA/Ásia mas os que tenho visto não são muito atractivos. Será boa aposta?

Acho que fazes bem em apostar mais em obrigações... o risco é menor. Existem outros fundos de obrigações onde poderias diversificar. Mas como não queres mais fundos o Jupiter parece-me uma boa aposta.

Pelo que vi no x-ray a tua carteira de fundos de acções deve ficar assim distribuido:

Europa - 57,7%

EUA - 35,3%

Ásia - 3%

Não classificado - 4%

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tens razão, devo ter inserido alguma coisa a mais para me dar os meus valores. Eu queria era tirar um pouco da Europa e meter na Ásia. Como disse atrás, até estava a pensar no sector tecnológico. Será melhor isso ou um não sectorial? Alguma recomendação?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado pela sugestão ;) Pretendia algo apenas para o Médio Oriente mas não existe, nem para a Malásia que só existe um fundo e em USD.

Esse fundo parece-me bem, vou comparar :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tens razão, devo ter inserido alguma coisa a mais para me dar os meus valores. Eu queria era tirar um pouco da Europa e meter na Ásia. Como disse atrás, até estava a pensar no sector tecnológico. Será melhor isso ou um não sectorial? Alguma recomendação?

Este está desde o inicio do ano em recuperação:

LU0441853263 - JPM Asean Equity D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor