Visitante lorenco

Trinutação Rendimento em espécie

3 publicações neste tópico

Boa tarde a todos

Tenho uma dúvida: de acordo com a nova tributação autónoma de viaturas, passo a tributar como rendimento em espécie a utilização a titulo pessoal da viatura.

O código de IRS estabelece que o valor tributável corresponde a 0.75% do custo de aquisição da viatura multiplicado por 12 meses.

Exemplo: custo da viatura 25.000 € x 0.75% = 187,50 € x 12 meses = 2.250 € a serem tributados como rendimento em espécie.

Esta tributação não é sujeita a retenção na fonte, ou seja, o respectivo acerto pelas finanças é feito na declaração de rendimentos do ano seguinte. De referir também que este valor, no meu caso, não está sujeito a tributação de Segurança Social.

A minha dúvida prende-se com a declaração de IRS do próximo ano. Existe algum campo na declaração onde este valor é colocado de forma separada ou é englobado no valor total de rendimento bruto. Caso seja englobado, como é que as finanças sabem que existe um valor que diz respeito a rendimento em espécie e não vai também acertar valores relativos à segurança social?

Obrigado pela ajuda. - See more at: http://forum.autohoje.com/off-topic/26020-topico-do-irs-309.html#sthash.VlJzllpK.dpuf

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas,

Acho que só saberemos isso quando a AT disponibilizar os impressos lá para Janeiro/Fevereiro de 2015...

M

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Na declaração entregue este ano, referente aos rendimentos 2013, existe algum campo em que esses valores sejam declarados à parte?

A tributação de rendimentos em espécie (como é o caso desse tipo de rendimento) já era obrigatória em 2013... 2012 ... 2011 .........

A reforma do IRC é que, ao aumentar a tributação autónoma sobre os veículos de passageiros, veio dar um empurrão para que as empresas façam os tais acordos de utilização, originando tributação na esfera pessoal do funcionário e ficando (as empresas) assim isentas dessa taxa autónoma.

Quando à segurança social, porque não está sujeito?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor