Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
Visitante Alexandre Rodrigues

ACTO ISOLADO/RETENÇAO NA FONTE

11 publicações neste tópico

Boa tarde.Desde á varios meses trabalho e recebo todos os meses 1100 euros..agora, e como ja estava acordado,vou passar o recibo verde final destes 12 meses que trabalhei...

Recebi 13200 euros...

Tenho de me coletar e passar esse recibo!!

COMO É MELHOR?

Fazer acto isolado?..o Iva recebo da dita empresa mas a retenção não posso suportar

13200 X 23% DO IVA..SÃO 3036€ QUE A EMPRESA ME DA PARA EU LIQUIDAR ,eles deduzem depois

E a retenção?

Pode ser sem retenção?..Existe alguma categoria que me permita inscrever sem tar com retenção mas estando com IVA?

Se não fizer o acto isolado e passar 2 3 recibosver des faseando os valores,pode ser com IVA ,mas sem retençao?

O que faço?

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Por exemplo se acordar com eles numa 1º fase declarar 9500 euros em acto isolado,

passo o acto islodado por 9500 + iva  23%..recebo 2185 de iva a mais e devolvo ao estado na altura logo ou qd devolvo?por exemplo se passar o Acto isolado  em Julho 2014..

depois o restante para o ano ou de outra forma qualquer...

Posso fazer esse acto isolado sem retençao sendo apenas de 9500 euros?

obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Como são mais de 10.000€ não pode ser sem retenção na fonte. Aliás, provavelmente o melhor é que faças a retenção - o imposto vais ter sempre que o pagar, se não for agora será no próximo ano depois de meteres a declaração de IRS...

(eventualmente o imposto apurado pode ser inferior ao que é agora retido na fonte. Mas a ser o caso tens o reembolso no próximo ano, após meter a declaração de IRS).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Por exemplo se acordar com eles numa 1º fase declarar 9500 euros em acto isolado,

passo o acto islodado por 9500 + iva  23%..recebo 2185 de iva a mais e devolvo ao estado na altura logo ou qd devolvo?por exemplo se passar o Acto isolado  em Julho 2014..

depois o restante para o ano ou de outra forma qualquer...

Posso fazer esse acto isolado sem retençao sendo apenas de 9500 euros?

E achas que a empresa aceita que passes um recibo só por parte do valor? Aliás, têm-te andado a pagar vários meses sem nunca teres passado um recibo?

Se é uma atividade tão prolongada, mais vale coletares-te e assim vais passando recibos todos os meses. Mais cedo ou mais tarde podes é ter de começar a descontar para a SS (se nunca estiveste coletado tens um ano de isenção).

O IVA de um ato isolado deve ser entregue nas Finanças até ao fim do mês seguinte ao do recibo...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sr paulo,obrigado pela sua ajuda..A empresa é de um familiar e dai estar nesta situação a receber sem problema,..mas chegou a altura de passar o recibo

Pode se ruq eseja possivel passar apenas 9500 para já neste ano de 2014.

Sou empregado por conta de outrem dai a SS nao hv problema, caso opte por me inscrever em actividade liberal..

mas caso não opte por essa via,posso pelo site das finaças,minha pagina,passar esse acto isolado de 9500 + IVA 23% mas  sem retenção?..apesar de em 2015  ir pagar esse imposto sobre o rendimento claro,.

Pode ser?

A actividade é prestação de serviços, angriação de clientes..tipo uma comissão

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Então nem pensava duas vezes - se vais ter isenção da SS, coleta-te logo e fica o problema resolvido. Até porque, se é uma prática reiterada, andar a passar recibos de ato isolado não faz sentido nenhum...

E o teu familiar escusa de te andar a pagar o IVA, pode entregá-lo diretamente ao estado (certo que do ponto de vista contabilistico não lhe faz grande diferença).

Ainda não percebi é essa aversão à retenção na fonte. Estás consciente que vais ter que pagar o imposto mais cedo ou mais tarde?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A questão é que em principio ,após o verão,já não vou trabalhar mais para essa empresa...A uma redução de clientela e não se justifica a minha "avença" nesta fase..

Dai ser permaturo talvez increver-me cm independente, embora a SS não seja felizmente problema.

Para terminar este tópico e mais uma vez o meu obrigado pela sua ajuda,pode esclarecer

1º - se posso passar 9500 euros sem retençao + Iva?

2º - E não preciso de ir as finanças nem para passar o acto isolado nem para pagar o IVA em Agosto?

Agradeço só mais estas 2 respostas!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

1º - se posso passar 9500 euros sem retençao + Iva?

À partida sim. Não te esqueças que não pagando agora o imposto terá de ser pago no próximo ano...
2º - E não preciso de ir as finanças nem para passar o acto isolado nem para pagar o IVA em Agosto?
Podes passar o recibo no portal das finanças. Quanto ao pagamento efetivo do IVA não sei, nunca passei nenhum... suponho que depois de passar o recibo surja alguma indicação relativamente aos métodos de pagamento...
0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde, eu estou desempregada (sem subsídio de desemprego) e brevemente vou iniciar uma actividade na área comercial. Acordei com a empresa para a qual vou trabalhar, passar um recibo único (acto isolado) no final do ano com o valor total das comissões que irei receber. Informaram-me que actividade comissionista não está isenta de pagar o IVA, mesmo que o valor anual recebido seja inferior a 10000€. Caso esta informação esteja correcta, e uma vez que o valor não excederá os 10000€, qual é a actividade em que me posso inscrever para ficar isenta de pagar o IVA?

Relativamente à retenção na fonte, o valor aplicado é 20%, correcto? Este valor é reembolsado na totalidade depois da entrega do IRS?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Até 10 mil euros por ano não tem de pagar IVA nem fazer retenção na fonte.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Informaram-me que actividade comissionista não está isenta de pagar o IVA, mesmo que o valor anual recebido seja inferior a 10000€. Caso esta informação esteja correcta, e uma vez que o valor não excederá os 10000€, qual é a actividade em que me posso inscrever para ficar isenta de pagar o IVA?
Mesmo que a informação esteja correta (o que convém sempre confirmar nas Finanças), não há grande razão para preocupação. O IVA é pago pelo cliente - tu recebes e depois entregas ao Estado. Se o serviço custa 100 e não cobras IVA recebes 100; se cobras IVA, recebes 123 e depois entregas 23 ao fisco - continuas a receber 100 em qualquer caso).
Relativamente à retenção na fonte, o valor aplicado é 20%, correcto? Este valor é reembolsado na totalidade depois da entrega do IRS?
Já foi... hoje em dia são 25%.

Quanto ao reembolso, depende do resto dos teus rendimentos e do imposto apurado quando meteres a declaração. A única forma de o receberes de volta na totalidade é teres rendimentos tão baixos que não dá qualquer imposto a pagar.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0