Nelo30

Calculos taxas não correctos?

3 publicações neste tópico

Boa tarde,

Gostaria que me ajudassem numa questão que deve cada vez mais deve acontecer a muitas pessoas. Contratei um crédito em 21/08/2002 indexado a Euribor 6meses, com spread 0,7%. o banco informou agora que vou ficar a partir de 21/02/2009 com uma taxa efectiva de 6,007%. Achei uma taxa demasiado alta dado estar a Euribor tão baixa em Janeiro, no entanto foi-me explicado que não é a média do ultimo mês mas sim dos 6 meses antes da data de revisão, não conformado foi ver ao contrato e o que esta no mesmo é a m´dia do ultimo mês.

Gostaria que me ajudassem qual a taxa correcta que deveria estar para poder fazer uma reclamação por escrito, o montante em divida é de 87.270,17EUR.

Obrigado.

LR 

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pede ao banco a fundamentação para calcular a taxa dessa forma, já que é diferente do que está estipulado no contrato. Na ausência de justificação, avança para a reclamação.

De acordo com o DL 240/2006:

Artigo 3.o

Taxa de juro

Quando a taxa de juro aplicada aos contratos de crédito abrangidos pelo disposto no presente decreto-lei for indexada a um determinado índice de referência, deve a mesma resultar da média aritmética simples das cotações diárias do mês anterior ao período de contagem de juros.

E ainda por cima o teu contrato diz a mesma coisa...

Quanto a calcular a taxa efectiva segundo este sistema ninguém to vai saber fazer. Essa taxa entra em linha de conta com todos os custos do empréstimo (comissões bancárias, juros, seguros, etc) e não é de cálculo fácil.

Se quiseres calcular a taxa nominal, basta somar à média do mês em causa (Dezembro? Janeiro?) o spread de 0,7%.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sim o melhor é pedires a taxa nominal embora mesmo assim a taxa efectiva está alta só se por algum motivo tens penalização nos seguros(doença).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead