Pipocas

EDP5D - alguém já aderiu?

34 publicações neste tópico

Para a casa nova Contratei a Luz com a EDP5D, mas não sei se fiz uma boa escolha. :-\

Vejam os dados do meu contrato:

-potência contratada: 6.90KVA

-Discriminação horária: simples

-Tarifário:edp5D

-Mensalidade: 10,09eur >:(

-Energia:0,1180/kWh :-[

Que me têm a dizer sobre isto?

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O que te tenho a dizer é que muito provavelmente não precisas de 6,90Kwa, tenho uma moradia onde tenho máquina de lavar louça, roupa, forno eléctrico, plca de indução, arca horizontal, frigorifico, placa de indução, aspiração central, aquecimento central, PC, sistema de rega, etc... e a minha potência contratada é a 5,75Kwa e até à data não senti necessidade de mais.

Uma sugestão passa para EDP normal com a tarifa bi-horária, com a potência contratada igual à minha e vais ver como só tens a ganhar.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Confesso que não sou muito apologista da tarifa bi-horária.

Gosto de lavar a roupa, passar a ferro, etc às horas que me dão mais jeito e não ficar "presa" aos horários da EDP, que não são nada famosos...

Agora percebo porque é oiço a máquina da vizinha a lavar e as cordas da roupa a "guinchar" a altas horas da noite... :D

Quanto à potência contratada, tens razão, esta é capaz de ser excessiva...

Vou pensar o que vou fazer ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Para a casa nova Contratei a Luz com a EDP5D, mas não sei se fiz uma boa escolha. :-\

Vejam os dados do meu contrato:

-Tarifário:edp5D

-Mensalidade: 10,09eur >:(

-Energia:0,1180/kWh :-[

Que me têm a dizer sobre isto?

Pipocas, já viste <a href="http://www.pedropais.com/2008/01/30/electricidade-optar-por-tarifa-simples-ou-por-tarifa-bi-horaria/">este artigo</a> que escrevi e o <a href="http://www.pedropais.com/simulador-de-tarifas-de-electricidade/">simulador que o acompanha</a>? Ainda que não seja sobre o mercado liberalizado, é um bom indicador para o teu problema.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado Pedro. ;)

Estive a ver quantos KWh gasto por mês em média: 154 KWh.

Quanto aos hábitos de consumo, como estou em casa o dia todo, vou utilizando os electrodomésticos a toda a hora. Ao Sábado e Domingo (dias que mais compensa ter a tarifa bi-horária, gosto é de descansar e passear ;D.

A ideia do temporizador é interessante, mas para uma pessoa como eu que tenho "sono de passarinho" não ía dar bom resultado.

Para além disso tenho o hábito de, quando acabo de fazer a máquina de roupa, gosto logo de a ir estender, senão fica mais amarrotada, quando acabo de fazer a máquina de loiça, gosto de abri-la para fazer sair todo o vapor.

Como já referi, costumo ouvir as máquinas de lavar e as cordas dos estendais de vários vizinhos durante as horas proibidas do ruído. "Não faças aos outros o que não gostarias que te fizessem a ti"...

A potência que contratei é que é excessiva, mas não podia ser inferior, na EDP5D, não têm outra menor. :(

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu aderi mas estou arrependido, a diferença acho maior e por isso é que pagamos mais é porque tem associado um seguro.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Vantagens  ???

--Tem um seguro associado - Seguro Assistência EDP5D

Âmbito da cobertura- A seguradora garante às pessoas seguras serviços de assistência técnica ao lar/pequenos negócios, disponibilizando informação ou envio de técnicos, para serviços de reparação, contenção de avarias e manutenção, referentes ao serviço de electricidade, de electrodomésticos (linhas brancas e castanhas), de ar condicionado e de gás.

A pessoa segura tem de pagar uma franquia caso utilize o seguro.

Atenção que este seguro só é gratuito durante o 1º ano.

--Facultam-nos um "Guia de sensações". Um livrinho cheio de experiências, que não passa de Publicidade à empresa "A vida é bela". Nesse guia são-nos oferecidos alguns descontos. Poucos e muito pobres.

:P

Este contrato tem ainda a particularidade de ter uma duração minima de 12 meses, quem quiser desistir tem de enviar uma carta registada com aviso de recepção com a antecedência minima de 60 dias relativamente à data do termo ou renovação. Caso, a denúncia produza efeitos antes de decorridos 12 meses sobre a data de entrada em vigor do contrato, a parte que proceder à denúncia obriga-se a pagar à outra parte uma compensação equivalente ao custo da potência contratada que seria devida até ao termo daqueles 12 meses.

Já não há nada a fazer...já tenho a luz a funcionar :(

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pois, parece que sim, é de evitar. Vejamos.

O mesmo contrato na EDP(Mercado Regulado):

-Tarifário:edp "normal"

-Mensalidade: 10,85eur

-Energia:0,1143/kWh

Comparando, a EDP(Mercado Regulado) admite potências contratadas inferiores a 6.9KVA, a EDP5D não.

A Mensalidade da EDP5D é mais barata em  0,76euros mas o que se gasta por kWh é um pouco mais.

Tendo em conta que eu não vou necessitar de certeza desta potência que contratei,o Mercado Regulado seria o mais adequado ao meu perfil de consumidor.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Acho que sim! Boa escolha Pipocas.

Tinha andado a ler os post anteriores e não vejo vantagem quer no Bi-Horário, quer da EDP5D.

Reduzimos a potência contratada, que também estava em 6.9KVA, para 4.6KVA. Temos "conta certa" e isso implicou uma redução imediata de cerca de 28€ para 25€/mês.

Cumprimentos

Patrícia_H

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Claro que a tarifa bi-horária só interessa a quem se "discipline" de forma a utilizar o maior tempo possivel no horário de vazio.

O ano passado fiz as contas e poupei € 52,00.

Claro que mediante esta poupança vai haver quem diga que não vale a pena fazer "sacrificios" porque é muito pouco por mês.

Por cá, vou continuar.  ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Claro que mediante esta poupança vai haver quem diga que não vale a pena fazer "sacrificios" porque é muito pouco por mês.

Há também um outro factor - o ambiental. O exemplo vai ser exagerado, mas penso que dará para perceber melhor:

Imaginemos que um troço da rede alimenta indústrias e habitações. Se a indústria precisa de 1GW para laborar e, ao mesmo tempo, todas as casas tiverem a máquina da roupa a trabalhar (imagine-se que tudo somado era outro GW) a empresa distribuidora precisa de assegurar 2GW para aquele troço de rede. E pior, quando chegarem as horas mortas, vai ter uma variação de energia muito grande, o que também não é bom para eles (mas desta parte eu já não percebo). Se as máquinas da roupa só trabalharem depois das fábricas fecharem, a empresa distribuidora só precisa de garantir 1GW a todo o tempo. E é preciso não esquecer que parte da energia vem de fontes menos amigas do ambiente...

Claro que da mesma maneira que há muita gente que não faz o sacrifício por 52€ por ano, também há muita gente que pensa que não por ligar ou desligar a luz da sala que vai fazer grande diferença... Mas uma lâmpada, a multiplicar por 1 milhão de lares, dá muita energia...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu aderi à tarifa bi-horária há 2 anos, sou muito disciplinada, e até agora tenho-me dado bem.

Substituí todas as lâmpadas que pude por lâmpadas economizadoras, mas o meu maior problema é que a minha casa tem daquelas lâmpadas de halogéneo já embutidas e aqui não posso fazer nada e ainda por cima são caríssimas!!  >:( >:(

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu aderi à tarifa bi-horária há 2 anos, sou muito disciplinada, e até agora tenho-me dado bem.

Substituí todas as lâmpadas que pude por lâmpadas economizadoras, mas o meu maior problema é que a minha casa tem daquelas lâmpadas de halogéneo já embutidas e aqui não posso fazer nada e ainda por cima são caríssimas!!  >:( >:(

Qual o tipo de lâmpada? Actualmente já há umas soluções económicas, à base de leds. O preço é maior, mas o consumo é bastante menor, tal como acontece na comparação entre as incandescentes e as economizadoras, diga-se de passagem (cada lâmpada de LEDs gasta menos de meia dúzia de watts). Nos hipermercados já começam a aparecer soluções destas também, mas nas casas de materiais de construção ou nas casas da especialidade não deve ter problema em encontrá-las, seguramente...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

E já há lâmpadas compactas em forma de foco também (embora um pouco mais compridas)... é uma questão de fazer umas experiências...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tb tenho lâmpadas economizadoras por toda a casa.

Passo sempre a ferro e aspiro durante o dia, desta forma penso que poupo por não precisar de ter as luzes ligadas.

Apago sempre os aparelhos nos botões e não nos comandos.

Utilizo a máquina de lavar, sempre que possível, nos programas de temperatura baixa, mas nem sempre tenho a carga completa, tenho de melhorar este aspecto. :-[

hsfarao, uma poupança de 52euros, é dinheiro, dois meses de luz no meu caso! ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Consegui isso com a rega da relva, máquinas de lavar louça e roupa, secar roupa e termoaculador a funcionar o máximo de tempo possivel em horário vazio.

Para o termoacumulador tenho um progamador, que liga das 07h00 às 08h00 para tomar banho e das 20h00 às 21h00 (este horário não é no periodo de vazio), se por acaso tenho que tomar banho de tarde ou o ligo ou se me esquecer paciência... tomo banho em água fria. Há quem lhe chame "pancada" eu chamo-lhe disciplina.  ;D

Falta-me acrescentar que tenho lâmpadas economizadoras em toda casa e que só mantenho ligada a lâmpada da divisão onde estou.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Qual o tipo de lâmpada? Actualmente já há umas soluções económicas, à base de leds. O preço é maior, mas o consumo é bastante menor, tal como acontece na comparação entre as incandescentes e as economizadoras, diga-se de passagem (cada lâmpada de LEDs gasta menos de meia dúzia de watts). Nos hipermercados já começam a aparecer soluções destas também, mas nas casas de materiais de construção ou nas casas da especialidade não deve ter problema em encontrá-las, seguramente...

Não sei bem qual o tipo de lâmpada; vou ter que levar uma e perguntar numa loja da especialidade.

Obrigada pela dica

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Acho que existe um adaptador para isso, pelo menos disseram-me a minha casa no corredor tem lampadas dessas vou tentar descobrir.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Já agora um esclarecimento pois já liguei para a EDP e não me sabem responder  ???

Na tarifa bi-horária, os feriados nacionais contam como domingos?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Já agora um esclarecimento pois já liguei para a EDP e não me sabem responder  ???

Na tarifa bi-horária, os feriados nacionais contam como domingos?

Não. Mas para confirmar basta ir ver o contador - ele indica em que ciclo está.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não. Mas para confirmar basta ir ver o contador - ele indica em que ciclo está.

Obrigada. Vou ver já no dia 22 Maio.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não, os feriados contam como dia normal....  :(

Também tive essa dúvida em 2006 qdo mudei para o bi-horário. Mandei um mail à EDP a perguntar... Ligaram-me a explicar que os feriados NÂO são considerados domingo.

Nós já estamos à 2 anos com o bi-horário semanal. Tenho andado a pensar se não será melhor passar para o ciclo diário...

Mas acredito mesmo que se poupe alguns € com o bi-horario.... desde que a pessoa esteja atenta ás horas

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead