investidoramador

Como funcionam os Certificados de afforo na prática?

97 publicações neste tópico

Tenho uma aplicação a vencer esta semana de X0 K que queria  colocar em certificados de aforro  mas tenho algumas dúvidas.

Gostava de saber se tenho de depositar o dinheiro nos CTT em cheque ou se pode ser por tranferência? Ou seja  como funciona, na prática o processo de subscrição?

O site do affornet dá para fazer reforços ou tenho de deslocar-me sempre aos CTT?

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Só a primeira subscrição precisa de ser nos correios. Depois disso é possível criar uma conta no AforroNet e a partir daí podem ser subscritos diretamente por esse site.

Creio que o pagamento pode ser por transferência. Pelo menos eu não tenho ideia de alguma vez ter passado um cheque para esse efeito.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O pagamento inicial, nos CTT, é feito por transferência bancária.

Subscrições subsequentes são feitas pagamento de serviços / compras no Multibanco ou Hombanking.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Subscrições subsequentes são feitas pagamento de serviços / compras no Multibanco ou Hombanking.

Outra questão, há lugar a emissão de título impresso/carimbado (como era antigamente)? Eles enviam alguma coisa por correio?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Outra questão, há lugar a emissão de título impresso/carimbado (como era antigamente)? Eles enviam alguma coisa por correio?

No caso dos certificados de aforro eles enviam um certificado todo bonito pelo correio 3 - 4 dias depois da confirmação do pagamento.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

No caso dos certificados de aforro eles enviam um certificado todo bonito pelo correio 3 - 4 dias depois da confirmação do pagamento.

Estranho... Subscrevi recentemente CA e CTPM e não recebi nada pelo correio. Apenas enviaram por email um comprovativo.

Será que devo denunciar esse facto à entidade emitente?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Estranho... Subscrevi recentemente CA e CTPM e não recebi nada pelo correio. Apenas enviaram por email um comprovativo.

Será que devo denunciar esse facto à entidade emitente?

CTPM também só recebi o comprovativo.

Já CAs fiz duas subscrições no mês passado e em ambos os casos recebi em casa os ditos certificados 3 ou 4 dias depois. É uma folha toda gira com um brasão e a assinatura da nossa Exma. Ministra.

Tipo isto, mas com uma outra parte a dizer os valores:

http://2.bp.blogspot.com/-0bf2DKjOpxE/UI24Yq50QzI/AAAAAAAACRU/EI-E1HJrH3w/s1600/Certificado+de+aforro.jpg

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O pagamento é mesmo feito na hora ou pode abrir-se a "conta" e tem-se X dias para efectuar essa transferência?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O pagamento é mesmo feito na hora ou pode abrir-se a "conta" e tem-se X dias para efectuar essa transferência?

É na hora, tanto que (pelo menos no meu caso) o comprovativo da transferência foi necessário para concluir o processo de abertura da conta.

No meu caso foi assim:

- Cheguei aos correios e pedi para abrir conta;

- Foi-me dado um NIB e a indicação para transferir o dinheiro que eu quisesse (como era CTPM tinha de ser pelo menos 1000€) dai a mais ou menos 1h30m e depois voltar lá com o comprovativo;

- Esperei, fiz a transferência de apenas uma parte do que queria porque o multibanco não deixava transferir mais e já passava das 15h, logo o banco já estava fechado;

- Voltei aos correios, entreguei o comprovativo da transferência e recebi o comprovativo da abertura de conta;

- Cheguei a casa fiz o registo no AforroNet e pedi a password;

- Recebi a password passados 2 dias e no site fiz o pedido de subscrição do restante montante que queria aplicar;

- No momento paguei no homebanking via pagamento de serviços;

- Já depois disso repeti os pedidos de subscrição online mas para Certificados de Aforro, que também paguei por homebanking no pagamento de serviços;

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado, Jaymz, pela explicação detalhada!

Nesse caso, acabaste por ficar com duas subscrições separadas, correcto?

Uma primeira com 1000 euros e outra com o restante valor que vai vencer com alguns (poucos) dias de diferença em relação à primeira, correcto?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado, Jaymz, pela explicação detalhada!

Nesse caso, acabaste por ficar com duas subscrições separadas, correcto?

Uma primeira com 1000 euros e outra com o restante valor que vai vencer com alguns (poucos) dias de diferença em relação à primeira, correcto?

Exactamente, têm 4 dias de diferença, acho eu.

É uma questão que podia ser facilmente ultrapassada fazendo a transferência no balcão do banco, mas como já passava das 15h e não queria deixar para outro dia porque não ia ter disponibilidade, preferi assim. E também evitei o pagamento da comissão pela transferência ao balcão  ;D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se necessitar de resgatar é necessário ir levantar aos CTT ou fazem transferência para a nossa conta?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Agradeço ao Jaymz

Sei bem que é um processo simples mas os trâmites todos não estão no site..

Se necessitar de resgatar é necessário ir levantar aos CTT ou fazem transferência para a nossa conta?

Deve ser automático para a conta que recebe juros via Aforonet. Mas aguardo tb que alguém confirme.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Agradeço ao Jaymz

Sei bem que é um processo simples mas os trâmites todos não estão no site..

Deve ser automático para a conta que recebe juros via Aforonet. Mas aguardo tb que alguém confirme.

Também não sei, ainda não precisei de resgatar.

E por acaso também tenho a dúvida: nos CAs que subscrevi recebi em casa os ditos certificados. Será que depois para os resgatar tenho de os entregar?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Será que depois para os resgatar tenho de os entregar?

Há 8 anos resgatei CA antigos sem títulos. O sistema está informatizado há muitos anos. Penso que o título é só um mariquisse mais para dar segurança a pessoas de mais idade que confiam muito nos documentos em papel.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Há 8 anos resgatei CA antigos sem títulos. O sistema está informatizado há muitos anos. Penso que o título é só um mariquisse mais para dar segurança a pessoas de mais idade que confiam muito nos documentos em papel.

Não sei se será bem assim:

Quando e de que modo posso resgatar os Certificados de Aforro?

Os CA são reembolsáveis um trimestre após a data da sua subscrição. Decorridos os primeiros três meses, os certificados poderão ser amortizados em qualquer altura. Contudo, deverá considerar-se o facto de existir capitalização trimestral, não sendo pagos juros decorridos entre a data da última capitalização e a data do resgate.

Para resgatar CA, o Titular, Procurador do Titular com poderes para o ato, Representante legal de menor, ou o movimentador que estiver registado na subscrição, devem dirigir-se pessoalmente junto de uma Estação dos Correios, fazendo-se acompanhar dos certificados a amortizar, do seu documento de Identificação e de procuração válida (no caso de Procurador).

Esta operação permite a amortização total ou parcial de uma subscrição de Certificados de Aforro, o resgate parcial implicará a emissão de um certificado remanescente.

Nos resgates parciais  o número de unidades remanescentes não poderá ser  inferior ao número mínimo de subscrição.

O resgate só pode ser efetuado por maiores de 18 anos para as Séries A e C e 15 anos para a Série B.

http://www.igcp.pt/faq/#92

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom diaTenho a maior parte do meu capital investido em Certificados do Tesouro,  e,  não era minha intenção colocar os ovos todos no mesmo cesto, mas as taxas estão tentadoras em relação ao resto da oferta.Como tenho um deposito a vencer por estes dias no Investe, as minhas dúvidas são as seguintes:Tenho dois filhos  ainda  a estudar. imaginando  que mais contas, menores montantes, poderá ser sinónimo de mais garantia, se eu abrir uma conta aforro em nome de cada um acham que dessa forma estou a  diversificar? É legal colocar dinheiro em nome de um filho? Ou poderá ser considerado uma doação e..problemas?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se for de filhos não há problema. Mas não está a dividir os ovos por cestos diferentes, pois o tipo de produto é o mesmo.

A única vantagem de dividir dinheiro em contas com montantes mais pequenos é se estivermos a falar de depósitos a prazo de mais de 100.000€

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Alguém sabe qt tempo demora a chegar a password do affornet?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Alguém sabe qt tempo demora a chegar a password do affornet?

Se bem me lembro a minha demorou 2 dias úteis.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Continuamos sem saber como se processa o resgate. Terá que se apresentar o documento nos CTT e só assim nos devolvem o dinheiro?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Continuamos sem saber como se processa o resgate. Terá que se apresentar o documento nos CTT e só assim nos devolvem o dinheiro?

Se tens conta Aforronet o resgate é para  tua bancária ( automático) não precisas de nenhum documento em papel.

Se queres levantar ao balcão dos CTT e  perdeste os títulos podes levantar na mesma. Eles emitem novo títulos na hora e dão-te os títulos ou o dinheiro.

Não há qualquer problema em perder os títulos em papel( a não ser que exista  um colapso do sistema informático)

Portanto convém guardá-los. Bem como os extractos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se tens conta Aforronet o resgate é para  tua bancária ( automático) não precisas de nenhum documento em papel.

Tem a certeza?

No Aforro.net aparece a opção para efectuar o resgate de CT e CTPM. Através do Aforro.net só existe a opção para efectuar subscrição de CA.

A opção de resgate de CA através do Aforro.net, com depósito directo na conta bancária, não está disponível.

Só existe o depósito automático na conta à ordem do montantte aplicado em CA no final do período da aplicação (10 anos).

Para efectuar o resgate de CA, terá de se deslocar aos CTT.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Para efectuar o resgate de CA, terá de se deslocar aos CTT.

Como não tenho da ainda resgatável, não me aparece nenhuma opção de resgate tb. Penssei que fosse surgir depois e devo ter confundido com os CTPM. ( ao fim de ler tantods regulamento a cabeça falha :P )

Mas a minha resposta esta direcionada para a questão do  título em mão. De acordo com o regulamento, não precisas de ter o título. Podes pedir 2ª via.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

CTPM também só recebi o comprovativo.

Já CAs fiz duas subscrições no mês passado e em ambos os casos recebi em casa os ditos certificados 3 ou 4 dias depois. É uma folha toda gira com um brasão e a assinatura da nossa Exma. Ministra.

Tipo isto, mas com uma outra parte a dizer os valores:

http://2.bp.blogspot.com/-0bf2DKjOpxE/UI24Yq50QzI/AAAAAAAACRU/EI-E1HJrH3w/s1600/Certificado+de+aforro.jpg

Epá mas que lindo... quase dá vontade de subscrever um só para ter esse documento todo pipi  ;D ;D ;D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor