Ramiro Costa

Direitos BCP: exercer ou vender?

19 publicações neste tópico

A gestora de um banco telefonou-me hoje a perguntar se eu ia ao aumento de capital do BCP ou se queria vender os direitos.

Muito sinceramente, estou completamente "por fora" deste assunto. Tenho um pequeno lote de ações (um pouco mais de 7000) adquiridas há muito tempo, que tenho em carteira como num museu.

Os amigos o que acham? Farei bem em exercer os direitos ou acham que faço melhor em os vender?

Embora a minha carteira de ações seja pequena, não quero que perca (ainda mais) valor...

Por outro lado, não sei se ter BCP actualmente é um bom negócio...

Os amigos podem ajudar-me, por favor?

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

E a gestora não explicou ao menos como funciona? nem lhe forneceu por exemplo uma simulação para os dois casos?

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/calculadora_do_aumento_de_capital_do_bcp.html

Fica aí uma calculadora e é só fazer contas como dizia o outro  ;D

Muito obrigado pela indicação.

Não, a gestora só me telefonou "a lembrar" e disse-me que tinha para decidir até ao dia 14.

Eu fiz as contas no portal que indicou. Os resultados Dizem-me que, se subscrever, vou gastar cerca de 800€ e que se não participar no aumento de capital perco (aparece "menos") com a operação -3,75% (aos direitos em bolsa dei o valor de 0,077€).

Isto quer dizer exatamente o quê? Que me compensa efetuar a subscrição, mesmo tendo que gastar + de 800€?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ramiro,

Não sei que percentagem é essa! Fiz a simulação com o seu número de ações e não me aparece qualquer percentagem negativa... Se gastar esses 800€ fica com mais 12.250 ações em carteira (a juntar às suas) e baixa o PM. Nunca mais verá o BCP a valores de outrora, a não ser com um RSS... mas isso não lhe recupera o dinheiro perdido...

Se não quer, venda os direitos já. Ainda pode ganhar 8 cêntimos por cada direito, ou seja, 560€.

Não fazer nada é a pior opção. Ou seja, perder dinheiro!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ramiro,

Não sei que percentagem é essa! O que lhe posso dizer é que se gastar esses 800€ fica com mais 12.250 ações em carteira (a juntar às suas) e baixa o PM. Nunca mais verá o BCP a valores de outrora, a não ser com um RSS... mas isso não lhe recupera o dinheiro perdido...

Se não quer, venda os direitos já. Ainda pode ganhar 8 cêntimos por cada direito, ou seja, 560€.

Nem mais!

Acrescento apenas que o BCP pós AC a 0,14€ equivale ao BCP antes do AC a valores de 0,245€, o que por si só nos mostra a diluição brutal que aconteceu.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ramiro,

Não sei que percentagem é essa! Fiz a simulação com o seu número de ações e não me aparece qualquer percentagem negativa... Se gastar esses 800€ fica com mais 12.250 ações em carteira (a juntar às suas) e baixa o PM. Nunca mais verá o BCP a valores de outrora, a não ser com um RSS... mas isso não lhe recupera o dinheiro perdido...

Eu coloquei o valor das ações que tenho (7405) e carreguei em "calcular". Deu-me em "quanto vai gastar com a operação" 842,32€.

Depois, mais a baixo, em "indique a cotação dos direitos em bolsa" coloquei 0,077€ e carreguei em calcular. Deu o resultado "vai receber" 570,18€ e logo em baixo aparece "ganha/perde com a operação" -3,75%  (como aparece um sinal "menos", deduzo que PERCA 3,75% com a operação).

Ora é isto que, na minha ignorância, não percebo. Perco 3,75% por subscrever o aumento de capital ou perco 3,75% por vender os direitos??

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu coloquei o valor das ações que tenho (7405) e carreguei em "calcular". Deu-me em "quanto vai gastar com a operação" 842,32€.

Depois, mais a baixo, em "indique a cotação dos direitos em bolsa" coloquei 0,077€ e carreguei em calcular. Deu o resultado "vai receber" 570,18€ e logo em baixo aparece "ganha/perde com a operação" -3,75%  (como aparece um sinal "menos", deduzo que PERCA 3,75% com a operação).

Ora é isto que, na minha ignorância, não percebo. Perco 3,75% por subscrever o aumento de capital ou perco 3,75% por vender os direitos??

Se eu percebi correctamente...o valor que os direitos valem (incorporados) é de 592,40€, caso os venda recebe 570,18€, o que resulta então numa perda de 22,22€ (os tais 3,75%).

Não esquecer que a venda dos direitos terá de ser colocada no IRS.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ramiro,

Faça a simulação aqui, por favor:

http://ind.millenniumbcp.pt/pt/Particulares/Investimentos/Pages/SimCapital.aspx

Depois decida se quer exercer ou alienar os direitos. Esqueça esse simulador  ;)

Muito obrigado.

De facto, este simulador é mais claro.

Acho que vou exercer os direitos! Vou gastar cerca de 800€, mas ao menos conservo o valor das ações, em termos de património. Sei que são valores insignificantes, contudo é o espelho da minha realidade: remediado mas honrado!

Obrigado, amigos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde, comprei ações do BCP no aumento de capital do banco:

Nº atual de ações: 5219

Direitos em carteira: 5219

Com estes direitos, quantas ações posso subscrever: 9.133

A pagar pela totalidade do exercício:593.65 €

Quantidade final de ações: 14.352

Pergunto se vender quanto dinheiro vou ganhar ou perder?

Quais os custos desta operação?

Obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde, comprei ações do BCP no aumento de capital do banco:

Nº atual de ações: 5219

Direitos em carteira: 5219

Com estes direitos, quantas ações posso subscrever: 9.133

A pagar pela totalidade do exercício:593.65 €

Quantidade final de ações: 14.352

Pergunto se vender quanto dinheiro vou ganhar ou perder?

Quais os custos desta operação?

Obrigado

O aumento de capital já acabou, pelo que assumo que tem neste momento 14.352 acções.

Se as vender agora, que a cotação está a 0.1161€, recebe pela venda cerca de 1666€.

Acrescem ainda as comissões do seu banco, de valor variável (provavelmente na casa dos 7 - 10€).

Depois terá de pagar ainda IRS sobre as mais-valias (diferença entre o valor pago pelas ações e o valor ganho na venda, se positivo).

Se não chegou a dar a ordem de compra no aumento de capital, lamento informá-lo que perdeu os direitos que foram destacados das suas acções. Tinha 5219 direitos e penso que o valor de destaque dos direitos andou na casa dos 8 cêntimos, corrijam-me se estiver errado.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O aumento de capital já acabou, pelo que assumo que tem neste momento 14.352 acções.

Se as vender agora, que a cotação está a 0.1161€, recebe pela venda cerca de 1666€.

Acrescem ainda as comissões do seu banco, de valor variável (provavelmente na casa dos 7 - 10€).

Depois terá de pagar ainda IRS sobre as mais-valias (diferença entre o valor pago pelas ações e o valor ganho na venda, se positivo).

Se não chegou a dar a ordem de compra no aumento de capital, lamento informá-lo que perdeu os direitos que foram destacados das suas acções. Tinha 5219 direitos e penso que o valor de destaque dos direitos andou na casa dos 8 cêntimos, corrijam-me se estiver errado.

É como dizes Jaymz caso não tenha exercido opção sobre os direitos acabou de mandar dinheiro pela janela fora.

Os direitos oscilaram entre os 0,063-0,09X

Não é possível dizer se vai ganhar ou perder dinheiro porque não sabemos o valor a que entrou inicialmente.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado pela explicação mas acho que perdia dinheiro porque inicialmente comprei cerca de 3.000€ em ações quando estavam salvo erro a 0.69€. Por isso não sei bem o que faça, acham que vão subir mais...ou vão cair a pique... Posso ver na página do banco a que preço comprei as primeiras ações, em que sitio?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mas eu só queria vender as que comprei agora, ou seja 9.133 ações assim como posso calcular o que vou ganhar?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mas eu só queria vender as que comprei agora, ou seja 9.133 ações assim como posso calcular o que vou ganhar?

Ora as 9133 acções custaram-lhe 593.65€

Neste preciso momento a cotação está a 0.1138€.

Se vender neste preciso momento recebe 1039.34€.

Faz uma mais-valia de 445.69€.

Terá de pagar 28% dessa mais valia no IRS a apresentar no ano que vem, logo 124.79€.

O seu "lucro" será de 320.9€.

Três notas:

- Não está refletida acima a comissão de compra e de venda das acções cobrada pelo banco;

- Não sei se as novas ações já estão a ser transacionadas em bolsa. Se ainda não estiverem é provável que o preço da cotação baixe significativamente quando estiverem!

- Não tenho a certeza que o cálculo das mais-valias esteja a 100% por causa da questão dos direitos... ???

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mas atenção a outra coisa: comprar as ações do aumento de capital a 0.065€ e vendê-las a 0.11€ não é assim tão bom negócio quanto parece, porque temos de ver que gastou direitos para as adquirir.

Os direitos foram destacados a 0.0801€, o que significa que cada acção das novas na verdade lhe "custou" 0.065 + 0.0801€ = 0.1451€.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ok vou pensar então no que vou fazer, muito obrigado!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Cuidado não pode fazer aquilo que diz na frase acima.

A venda de acções funciona com o critério FIFO, portanto, ou vende tudo ou então está a vender as mais velhas primeiro (5219) e depois as novas.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado pela explicação mas acho que perdia dinheiro porque inicialmente comprei cerca de 3.000€ em ações quando estavam salvo erro a 0.69€. Por isso não sei bem o que faça, acham que vão subir mais...ou vão cair a pique... Posso ver na página do banco a que preço comprei as primeiras ações, em que sitio?

Vais perder dinheiro porque tens um preço de entrada elevado face aos valores actuais. Mas se compraste a 0,69€ quer dizer que foste ao anterior AC?! Se foste tiveste direito a acções a 0,04€ e isso deve-te ter baixado significativamente o teu preço médio.

Não tenho BCP mas podes ver onde compraste, algures "movimentos de operações".

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead