nautilus

Psicologia do Investimento

13 publicações neste tópico

Gostava de saber a vossa opinião, o que vos passa pela cabeça ao lidarem com a volatilidade.

Estabelecem um stop do género, não aceito estar a perder mais do que x% e se a situação aí chegar saltam fora?

Pensam que têm sempre razão, e por crença/teimosia, estabelecem a priori que só saem com lucro?

Estabelecem um horizonte temporal e não interessa o que acontece pelo meio, só a situação final?

Quando estão a ter lucro, dão-se por satisfeitos aos x% e realizam essas mais-valias?

Há imensas formas de ver as coisas.

Naturalmente, a questão não se aplica (corrijam-me se estiver errado) a quem investe unicamente em DP ou produtos do estado (embora reconheça que alguém possa passar um mau bocado questionando-se se o estado cumprirá as suas obrigações).

Não encontrei no fórum nenhum tópico sobre este assunto que julgo importantíssimo.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Isso depende muito do tipo de investimento que estamos a falar.

Volatilidade numa única ação é uma coisa. Volatilidade num fundo é outra. E volatilidade num fundo integrado num portfolio bem diversificado por várias classes de activos para o longo prazo é outra coisa ainda.

Como a minha estratégia de investimento cai mais na 3ª hipótese, a meu ver nunca salto fora. Se há uma grande queda de um activo e a sua percentagem no meu portfolio diminui, rebalanceio e reforço o fundo perdedor, resgatando de um ganhador. Se um fundo sobre demasiado, faço o inverso. O importante para mim é manter a alocação pré-definida a cada classe de activo.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se há uma grande queda de um activo e a sua percentagem no meu portfolio diminui, rebalanceio e reforço o fundo perdedor, resgatando de um ganhador. Se um fundo sobre demasiado, faço o inverso. O importante para mim é manter a alocação pré-definida a cada classe de activo.

Mas assim não estás a mascarar as perdas? Retirar dinheiro de onde está a render mais para tapar o buraco de onde está a render menos só para manter a alocação é preferível a mudar a alocação?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mas assim não estás a mascarar as perdas? Retirar dinheiro de onde está a render mais para tapar o buraco de onde está a render menos só para manter a alocação é preferível a mudar a alocação?

Numa perspectiva de longo prazo penso que é bem melhor. Se ficamos com uma carteira muito desequilibrada, quando os ativos entram na outra fase do ciclo estamos menos preparados para aproveitar a recuperação. Vejamos por exemplo 2008. Super queda nas ações de subida na treasuries americanas. Quem rebalanceou a carteira conseguiu aproveitar muito melhor a recuperação que se sucedeu do que quem ficou com na mesma, sobrexposto a obrigações e subexposto a ações.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Numa perspectiva de longo prazo penso que é bem melhor. Se ficamos com uma carteira muito desequilibrada, quando os ativos entram na outra fase do ciclo estamos menos preparados para aproveitar a recuperação. Vejamos por exemplo 2008. Super queda nas ações de subida na treasuries americanas. Quem rebalanceou a carteira conseguiu aproveitar muito melhor a recuperação que se sucedeu do que quem ficou com na mesma, sobrexposto a obrigações e subexposto a ações.

OK, eu estava a ver a questão como se fossem duas empresas só pela perspectiva do lucro. Se a A está a dar lucro e a B prejuízo, para quê estar a enterrar dinheiro do lucro da A na que dá prejuízo em vez de a fechar de vez? Mas lá está, se a ideia é esperar que venha uma altura em que o produto da empresa B seja mais requisitado pelo mercado, mais vale tê-la já em funcionamento e conseguir responder ao mercado em vez de ter de montar toda uma nova empresa B de raíz.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O meu balanceamento é simplesmente aumentar a exposição quando um título cai, mas por injecção de capital e não por rebalanceamento do portfolio.

Só tenho acções, e não estou nada diversificado. Antes de comprar faço uma análise o mais profunda que sei (balanços, demonstrações de resultados, performance histórica,...). Não faço short selling nem análise técnica (não tenho tempo, estou a trabalhar :P).

Suponhamos que desta minha análise resultam duas companhias em que penso valer a pena investir à cotação actual.

Se tenho posição longa e vejo que de repente alguma começa a descer, não me preocupo muito, tento não ficar afectado pela volatilidade diária (que é imensa...) e vejo mais como uma oportunidade de comprar mais.

Se acreditas que algo é bom e está a cotar a X, se desce 10% das duas uma: ou desconfias da tua análise e sais com perda, ou se a tua análise estiver correta representa uma grande oportunidade para aumentar a exposição à acção.

Estabeleço antes de entrar um price-target para a acção e só vendo chegando lá ou se houver alguma mudança significativa nas condições de análise. Tento não ficar à mercê da especulação. Se um dia um fundo de investimento der uma ordem de venda de €100M e o preço cair imenso, não faz qualquer sentido assumir uma perda por isso. Há sempre gente que se acobarda e vende nos dias seguinte podendo haver um agravamento da queda, mas na minha opinião se a queda, não resultar de alterações nos fundamentos da companhia, mas sim de pura especulação, só pode representar uma oportunidade.

Bons investimentos

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O meu balanceamento é simplesmente aumentar a exposição quando um título cai, mas por injecção de capital e não por rebalanceamento do portfolio.

Só tenho acções, e não estou nada diversificado. Antes de comprar faço uma análise o mais profunda que sei (balanços, demonstrações de resultados, performance histórica,...). Não faço short selling nem análise técnica (não tenho tempo, estou a trabalhar :P).

Suponhamos que desta minha análise resultam duas companhias em que penso valer a pena investir à cotação actual.

Se tenho posição longa e vejo que de repente alguma começa a descer, não me preocupo muito, tento não ficar afectado pela volatilidade diária (que é imensa...) e vejo mais como uma oportunidade de comprar mais.

Se acreditas que algo é bom e está a cotar a X, se desce 10% das duas uma: ou desconfias da tua análise e sais com perda, ou se a tua análise estiver correta representa uma grande oportunidade para aumentar a exposição à acção.

Estabeleço antes de entrar um price-target para a acção e só vendo chegando lá ou se houver alguma mudança significativa nas condições de análise. Tento não ficar à mercê da especulação. Se um dia um fundo de investimento der uma ordem de venda de €100M e o preço cair imenso, não faz qualquer sentido assumir uma perda por isso. Há sempre gente que se acobarda e vende nos dias seguinte podendo haver um agravamento da queda, mas na minha opinião se a queda, não resultar de alterações nos fundamentos da companhia, mas sim de pura especulação, só pode representar uma oportunidade.

Bons investimentos

Isto é que é ter nervos de aço...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu lido muito mal com a volatilidade.

Eu ponho la o dinheiro e tento não olhar :-), porque a tendência normalmente é sair da montanha russa quando ela esta em andamento. E eu ja tenho uns valentes arranhões.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ter um PLANO é o mais importante  para qualquer tipo de investimento, que  preveja todos cenários possiveis (onde investir/o que ganho /o que perco) e reagir perante os acontecimentos.

Para poder reagir perante a suposta "volatilidade" é preciso experiência, kilometros percorridos, sem isso nada feito.

Psico-gestão do risco+experiência=proveitos no longo prazo.

Bons investimentos a todos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

PMI!!!! o que é isso??

Os PMIs foram desenvolvidos para fornecer aos usuários dados precisos e em tempo hábil, ajudando-os a compreender melhor as condições económicas. Os PMIs baseiam-se em pesquisas mensais de empresas cuidadosamente selecionadas.

As pesquisas PMI baseiam-se em factos e não em opiniões, e estão entre os primeiros indicadores das condições económicas publicados mensalmente. Uma metodologia consistente permite comparações internacionais.

As pesquisas alcançam uma cobertura notável por parte da imprensa, e são amplamente utilizadas por profissionais de compras, pela alta gerência no setor empresarial, e por analistas económicos de instituições financeiras e de bancos centrais.

Características chave dos dados do PMI:

• fornece indicadores confiáveis baseados em factos, ao invés de opiniões ou indicadores baseados em convicção.
  • são produzidos rapidamente, e muito mais rápidos do que séries de dados oficiais semelhantes.
  • são divulgados mensalmente.
  • cobrem quase todas as atividades económicas do setor privado em vários países (incluindo os indispensáveis setores de serviços).
  • não são revisados após a publicação.
  • são produzidos usando metodologia consistente em todos os países.

As vantagens oferecidas pelos dados do PMI refletem as deficiências nas estatísticas económicas oficiais:

1. Publicação pouco frequente.

2. Atrasos na publicação.

3. Revisões após a primeira publicação.

4. Falta de comparabilidade internacional.

Os problemas acima levam os profissionais de compra e os analistas económicos a tentar monitorar as condições industriais atuais usando dados oficiais que estão desatualizados, que são sujeitos a revisão e que não podem ser comparados com os dados de outros países.

As pesquisas PMI foram criadas para fornecer aos planejadores de negócios dados atualizados, precisos e confiáveis e que possam ser usados para comparar desempenhos e para estabelecer estratégias de negócios.

Muitos pips verdes a todos os leitores.

pips%2Bverdes.jpg

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead